Gestão de Pessoas

6 motivos para oferecer benefícios aos funcionários

benefícios
Escrito por Eusebio Garcia

Em um ambiente de mudanças velozes e evolução constante, os desafios da área de RH têm se tornado cada vez maiores. A busca por resultados sólidos e a crescente participação nas estratégias da empresa são dois exemplos de como uma atuação assertiva da área é essencial para o sucesso de qualquer atividade. Oferecer uma cesta de benefícios aos funcionários atrativa é um dos principais desafios da área de RH.

Nesse cenário, a oferta de benefícios aos funcionários se torna mais do que um diferencial, é também uma ação estratégica que, quando bem planejada e implantada, pode afetar diretamente o desempenho das equipes.

Há diversas formas de se desenvolver benefícios, desde os mais tradicionais até os mais inovadores. Seja qual for o programa adotado, também é importante que ele esteja alinhado às necessidades dos colaboradores. Isso significa que deve atender a uma demanda identificada, que vai variar de acordo com o perfil da empresa e das pessoas que trabalham nela.

Por isso, selecionamos alguns motivos para a oferta de benefícios aos funcionários. Continue lendo e descubra como eles impactam nos resultados.

1. Melhorar a produtividade

Muitas vezes, é preciso começar pelo básico. O primeiro risco para a baixa produtividade é a dificuldade de concentração por causa de preocupações externas. Isso pode gerar casos de presenteísmo, que é quando a pessoa está presente fisicamente, mas com a cabeça em outro lugar.

Um plano de saúde ou um seguro de vida, por exemplo, podem contribuir para que o funcionário tenha uma sensação de segurança em relação a imprevistos. Este é um sentimento básico que, quando bem resolvido, se converte em mais produtividade.

2. Reduzir o turnover

A redução da rotatividade de empregados é sempre uma demanda do RH. Esse é um problema que traz elevados custos e também afeta a produtividade. Oferecer bons benefícios é sempre um fator que pode ajudar a diminuir a taxa de turnover, especialmente se houver algum diferencial em relação ao mercado.

Um bom pacote de benefícios pode fazer um colaborador pensar duas vezes antes de sair. Oferecer um berçário para os filhos dos funcionários, bolsas de estudo para quem busca um aprendizado continuado, são exemplos de como reter pessoas.

3. Atrair talentos

Além de reter é preciso também atrair bons profissionais. Num mercado competitivo na busca por pessoas capacitadas e talentosas, os benefícios oferecidos podem fazer a diferença na hora de despertar o interesse de bons candidatos.

Nesse quesito, pode ser necessário ir além do básico e procurar oferecer opções diferenciadas. Esse é um fator que pode ser determinante para que a empresa atraia os melhores do mercado.

4. Gerar engajamento

Equipes engajadas produzem mais e melhor e criam ambientes propícios para a inovação. O trabalho de gerar engajamento depende de diversos fatores, mas há benefícios que podem contribuir diretamente para isso.

Promover happy hours periódicos para as equipes, patrocinar pequenos eventos internos como decoração no Halloween e outras ações que incentivem a participação e a integração de todos ajudam a moldar um clima de amizade e confiança. Esse pode ser o primeiro passo para construir um sentimento de pertencimento, fundamental para engajar pessoas.

5. Ganhar vantagem competitiva

A soma de todos os fatores positivos que podem ser gerados pela oferta de bons benefícios se traduz em uma clara vantagem competitiva para a empresa. Da redução de custos com o turnover ao ganho de produtividade das equipes, todas as vantagens geradas podem afetar positivamente a competitividade do negócio.

6. Planejar a estratégia de benefícios aos funcionários

O planejamento e a implantação de benefícios aos funcionários devem seguir uma estratégia alinhada com diversos aspectos do negócio e, claro, com o orçamento disponível. É importante pensar de forma criativa e inovadora, mas sem esquecer do básico. Quando bem planejados, benefícios se mostram sempre um diferencial vencedor.

Gostou deste conteúdo? Gostaria de receber um especialista para analisar o benefício saúde atual oferecido aos colaboradores da sua empresa e receber um estudo comparativo de mercado sem custo? Entre em contato com a gente

VR Beneficios

VR Beneficios

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This