Mitigação de Riscos

Saiba como reduzimos o preço do plano de saúde da sua empresa

reduzir os custos dos planos de saúde
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

Saiba como reduzimos o preço do plano de saúde da sua empresa.

A gestão dos recursos corporativos é uma das principais preocupações de empresas que buscam destaque e excelência no mercado.

Saiba como reduzir os custos do plano de saúde de sua empresa de forma eficiente.

Esse é um desafio e é extremamente complexo. Otimizar os gastos é uma realidade possível quando existe planejamento.

Aqui você vai entender como reduzir os custos dos planos de saúde empresariais com o auxilio de uma consultoria de benefícios especializada.

Nesse contexto, muitos se perguntam sobre a possibilidade de reduzir os custos com os planos de saúde. Mas como isso pode ser feito sem que o colaborador perca em qualidade de atendimento?

Entenda nesse artigo quais são as melhores práticas e aproveite para otimizar seus conhecimentos em gestão de benefícios.

Por que os preços do seguro sofrem tanto impacto?

Os planos de saúde corporativos possuem preços mais competitivos e favorecem bastante o acesso ao benefício por grande parte dos funcionários. De toda forma, existem diversos fatores que podem impactar diretamente no custo do plano de saúde.

Segundo pesquisa realizada pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), o envelhecimento e a mudança do perfil imunológico da população são alguns dos indicadores principais.

Outra questão importante que tem afetado substancialmente o custo dos planos de saúde é a judicialização e as fraudes que representam aproximadamente de 10% a 12% dos custos.  

VR Beneficios

VR Beneficios

Como reduzir os custos dos planos de saúde?

Mesmo diante de tantas mudanças, é totalmente possível desenvolver uma estratégia funcional e efetiva para reduzir os custos com os planos de saúde.

E o melhor de tudo é que isso pode ser feito por meio de práticas simples, com a liderança do time de Recursos Humanos e uma consultoria especializada que detêm expertise e colabora muito no gerenciamento e na mitigação do risco. Veja:

1. Uso racional do benefício (Plano de Saúde)

É preciso estimular o uso consciente e necessário das consultas e emergências oferecidas pelo plano corporativo. Essa política pode reduzir drasticamente o custo efetivo total do plano de saúde.

Uma dica válida é a elaboração de cartilhas sobre a necessidade e os prazos de cada exame. Além de cuidar da saúde dos colaboradores, eles terão informações eficientes e que podem otimizar o gasto.

2. Estruturação dos programas de promoção a saúde

Estudar o plano corporativo é essencial para encontrar o programa que atender melhor às necessidades da empresa e dos funcionários.

Compare os serviços do seu parceiro e pense sempre no retorno que o contrato pode trazer para as partes.

Elaborar um programa de promoção a saúde é um investimento e este deve ser feito em conjunto com o médico especialista da consultoria.

O médico da consultoria utiliza informações (dados de utilização) e ferramentas para conhecer a fundo a saúde dos colaboradores. Assim, pode atuar na prevenção e combate a elevação da sinistralidade.

3. Fatores moderadores

Outra prática que é muito adotada atualmente é a coparticipação colaborativa no uso dos serviços. Este é um fator moderador que tem sido adotado por grande parte das organizações.

A coparticipação é regulamentada pela ANS – Agência Nacional de Saúde, que dispõe sobre os percentuais / valores que o funcionários participara em cada utilização efetiva.

Utilizando essa metodologia, é possível conscientizar o uso e reduzir os custos com os planos de saúde de forma inteligente.

Existem diversas opções de fatores moderadores que a consultoria irá analisar e propor dentro da atuação de cada empresa, perfil de colaborador, salário médio, distribuição etária, crônicos, …etc.

4. Meritocracia para parto no planos de saúde

Permite a redução do preço do plano de saúde e colabora com a contenção da sinistralidade. Um fator que permite conter custos com o que não é doença e sim planejamento familiar. 

Tendência adotada por muitas empresas em especial as multinacionais e empresas de grande porte.

Plano_de_saúde_Intermédica

Plano_de_saúde_Intermédica

5. Elegibilidade do planos de saúde

A elegibilidade cria uma politica de planos por cargo. Isso propicia ao colaborador ter o plano de saúde adequado e de acordo com o seu cargo na empre

seguro-automovel-premium

seguro-automovel-premium-porto-seguro

sa.

Esta modalidade visa a maior gestão e controle de custos e colabora com a saúde financeira do contrato.   

6. Análise de Dados em Saúde

Avaliação e monitoramento de dados de utilização de planos de saúde.

Analise de desvios nos custos e quantidades, acompanhamento da utilização de grupos específicos como os de crônicos que representam a relação 80/20 da sinistralidade, entre outros. A Alliate fornece esta solução, consulte nossos especialistas.

7. Auditoria na checagem de contas e Efetividade de Prestadores

Sistema web service ligado diretamente com os servidores das seguradoras que permite nossa equipe médica avaliar e realiza checagens de possíveis erros nas cobranças de contas médicas.

Possibilita avaliações quantitativas dos prestadores por indicadores como taxa de UTI Neonatal, rehospitalizações, …etc.

8. Seleção de Pacientes

Realizamos a integração de dados com seleção de pacientes por padrão de patologias e utilização no plano de saúde e medicamentos.

Isso permite a maximização dos investimentos em saúde devido à seleção de pacientes com alto grau de risco e doença. Avaliações de ROI inclusas para processo contínuo de melhoria.

9. Pesquisa em saúde

Permite gerar valor estatístico à pesquisas em saúde.

Participação em pesquisa brasileira com frentes na Europa e EUA. Desenho de metodologia em saúde, coleta, tratamento e análise de dados.

Ter a “fotografia” da atual saúde dos colaboradores e respectivos dependentes é o primeiro passo para uma gestão estratégica e efetiva.

10. Comunicação em saúde

Criamos canais de comunicação para promover saúde e segurança do trabalho, com acessibilidade a todos os colaboradores com acesso à computadores e Smartphone.

Nossa consultoria vinculada contempla

  • Equipe médica.
  • Propor caminhos após análise dos dados com levantamento das necessidades para execução e estimativa de ROI.
  • Apoio e acompanhamento em comitê de saúde com análises de suporte à equipe de saúde.
  • Apoio em negociações anuais junto às operadoras.
  • Acesso online para todas as equipes envolvidas, com tipos de usuário RH/Financeiro e profissionais de saúde.
  • Monitorar evolução de investimentos em programas de saúde.
  • Integração com saúde ocupacional considerando avaliação e acompanhamento de redução de FAP.
  • Seleção de pacientes aos programas de saúde.
  • Scripts de checagens de contas.
  • Análise de rede e score de prestadores / ranking de prestadores (avaliando performance por tipo de evento).

Benefícios

  • Identificação e medidas corretivas para fraude/má conduta do prestador e de pacientes.
  • Reduzir de forma sensata o custo médio de tratamento/internação.
  • Reduzir de forma sensata a frequência de exames (SADT) / segurado / ano.
  • Alertas para gestão de alto custo e prevenção de agravos.
  • Data Mining para novas descobertas de padrões e grupos de risco.
  • Boas práticas, índices de agravo e referenciamento de rede.
  • Redução dos índices de reajustes / maior capacidade de negociar.

Qual é a importância em contar com a solução especializada de uma consultoria?

A principal é não gerir o contrato de assistência médica de olhos vendados. Pagar pelo sinistro pago e não pelo sinistro informado.

Expertise da consultoria em auxiliar sua gestão. Com isso, será muito mais simples administrar, prevenir, promover saúde, e gerir seu budget de forma mais tranquila com custos totalmente competitivos.

Resultado maior deixando quem entende cuidar do assunto.

Percebeu como é importante entender bem o mercado e adotar as melhores práticas para reduzir os custos dos planos de saúde da sua empresa?

Aproveite para continuar a leitura e conheça os 10 principais benefícios oferecidos pelas empresas aos trabalhadores

Nos somos a Alliate, uma consultoria de benefícios que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

Quer saber mais? Fale com a gente!

www.alliate.com.br

Fale com a gente

Fale com a gente

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This