Seguros

Seguro fiança locatícia. Como funciona? Entenda!

seguro fiança locatícia
Escrito por Eusebio Garcia

Entenda os benefícios e como funciona o seguro fiança locatícia.

Contar com um fiador disposto a arcar com o pagamento do aluguel no caso de uma emergência sempre foi uma das principais dificuldades dos inquilinos. A burocracia envolvida na operação e as exigências dos proprietários e imobiliárias já comprometeram os planos de muita gente.

Hoje, oferecer essa garantia ao locador está mais fácil. Por meio do seguro-fiança locatícia, tanto o proprietário quanto o locatário têm seus interesses protegidos, sem a necessidade de envolver uma terceira pessoa.

Mas você sabe como funciona o seguro-fiança locatícia? Pois é dele que vamos tratar neste post. Acompanhe!

O que é o seguro fiança locatícia?

O seguro fiança locatícia é uma apólice assinada pelo inquilino do imóvel que tem o proprietário como beneficiário — esse será ressarcido no caso de inadimplência do primeiro. Com prazo de vigência igual ao do contrato de locação, o seguro-fiança tem na dispensa da presença do fiador apenas uma de suas vantagens.

Tanto sua aprovação quanto a liberação do ressarcimento são bem mais ágeis do que quando é utilizado o fiador como forma de garantia. Além disso, sua cobertura pode contemplar outras despesas.

Podem ser garantidas por meio do seguro-fiança locatícia praticamente todas as locações de imóveis urbanos residenciais e comerciais. A exceção são os aluguéis de vagas de garagem e apart-hotel.

Como é calculado o valor a ser pago?

Não existe um valor fixo a ser pago pelo seguro fiança locatícia. O cálculo vai depender da abrangência das coberturas incluídas na apólice. Quanto maiores os ressarcimentos desejados, maior o valor.

Atualmente, a média de mercado do seguro fiança locatícia gira entre 1 a 2 vezes o valor do aluguel — montante que pode ser parcelado pelo inquilino. Lembrando que a abrangência da cobertura pode ser negociada entre o proprietário e o locador, a fim de tornar o custo mais atrativo.

Qual a cobertura do seguro fiança locatícia?

É justamente a cobertura que definirá o valor a ser pago pelo seguro-fiança. Além de garantir o ressarcimento do aluguel, muitos proprietários costumam solicitar a inclusão de outras despesas, como taxa de condomínio, IPTU,  água e luz, por exemplo.

Alguns proprietários exigem a inclusão até mesmo de pintura interna, multa por rescisão do contrato de locação e danos ao imóvel.

Quais são as vantagens do seguro fiança locatícia?

O seguro fiança locatícia é uma boa opção para todas as partes envolvidas na locação. Para o proprietário, é a forma mais ágil de efetivar a locação e não ficar com o imóvel fechado, deixando de ter a renda proveniente da locação e gerando despesas com pagamento de IPTU, taxa de condomínio, manutenção. Também garante ao proprietário do imóvel o pagamento no caso da inadimplência do inquilino. No segundo mês de atraso já é possível obter o ressarcimento.

Como sua aprovação é mais fácil, o seguro fiança locatícia também reduz o período que o imóvel fica desocupado devido à ausência de fiador que se responsabilize pelo candidato a locatário. A possibilidade de ampliar as despesas a serem ressarcidas também favorece o proprietário.

Para o inquilino, a dispensa do fiador já é um grande diferencial. Também é uma solução mais em conta que o depósito caução, opção em que o inquilino precisa depositar 3 meses de aluguel antes de assinar o contrato de locação. A facilidade de aprovação por parte das seguradoras complementa os benefícios. O inquilino também conta com serviços gratuitos de assistência ao imóvel, como consertos emergenciais e instalações 24 horas, além de descontos em transportadoras para fazer a mudança.

Por último, a imobiliária que faz a intermediação do aluguel também tem vantagens. Sem inadimplência, ela tem garantido o pagamento da taxa de administração e fica dispensada de fazer a análise de crédito do inquilino, tarefa assumida pela seguradora.

Como funciona a carta fiança?

Existem outras opções no mercado para quem quer alugar um imóvel sem recorrer a um fiador. Você pode solicitar uma carta fiança (também conhecida como fiança bancária) com o banco em que tem conta corrente ou até mesmo com a empresa para a qual trabalha, se ela possuir esse tipo de benefício.

Esse documento é um contrato no qual o banco atua como fiador e que garante o recebimento do aluguel pelo proprietário caso haja inadimplência. Ela funciona como garantia na hora de alugar uma casa ou apartamento, assim como o seguro-fiança e o fiador.

O valor dessa carta varia de acordo com as regras da administradora de seguros, que fará o cálculo em conformidade com o imóvel que está sendo negociado.

De maneira geral, esse valor é de 250% do preço do aluguel (tornando o seguro fiança mais vantajoso) mais alguns encargos como condomínio e IPTU, e pode ser parcelado em até 12 vezes.

Como é a regulamentação da carta fiança?

A carta fiança tem duração média de 12 meses e depende de alguns aspectos para que seja aprovada, como ter uma renda de 2,5 a 3 vezes o valor do aluguel e não possuir restrições de crédito.

Como segurança, o banco cobra entre 3% a 7% de taxa sobre o valor e o prazo do documento. Quanto maior o valor e a duração da carta, maior é a comissão cobrada pelo banco.

Essa fiança sofre baixa com o fim do prazo de validade da carta, mediante a devolução ou com a entrega ao banco da declaração do credor, liberando assim a garantia.

Quais são as vantagens dessa modalidade?

A contratação da carta fiança substitui o seguro-fiança, porém com uma incidência de taxas mais altas que podem prejudicar o locatário.

Durante essa aquisição, o valor da carta é debitado do limite de crédito do cliente, o que pode ser interessante quando este já possui um bom relacionamento com o banco e dispõe de limites altos para negociação.

Esse mesmo conceito vale para a liberação do contrato. Se o cliente possui uma conta de muitos anos e um histórico positivo com a instituição, provavelmente, a liberação ocorra sem maiores preocupações.

Embora seja uma modalidade solicitada geralmente aos bancos, ter um profissional de seguros auxiliando no processo é essencial para que seja feito o melhor negócio e o contrato não prejudique o locatário.

Com as informações deste post, você entendeu como funciona o seguro fiança locatícia e a carta fiança. Suas vantagens, cobertura, e como essas contratações pode ajudar você a alugar uma casa ou sala comercial sem a necessidade de recorrer a um fiador. Vale lembrar que, para um processo mais tranquilo, é indispensável contar com uma empresa de confiança, que tenha credibilidade no mercado.

Fale com a gente e conheça os produtos e como eles podem oferecer essa garantia e viabilizar para que dê tudo certo o seu processo de locação!

Se você quer conhecer mais o assunto ou fazer uma cotação agora, Clique aqui!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This