Gestão de Pessoas

Plano de carreira: como criar planos de carreira para funcionários?

plano de carreira
Escrito por Eusebio Garcia

Todo mundo sonha em ter uma carreira promissora. Geralmente, assim que um profissional começa a trabalhar em uma empresa, já se imagina subindo de cargos no futuro e alcançando voos cada vez mais altos dentro da organização, principalmente se for um bom lugar para se trabalhar.

Contudo, não adianta o profissional apresentar bom desempenho em suas funções e ter o perfil adequado para ocupar novas posições dentro da empresa se não houver um plano de carreira bem estruturado para promovê-lo.

Além de beneficiar o colaborador, investir na trajetória profissional dos empregados também pode ser bem vantajoso para a organização. Por isso, trouxemos para você algumas informações importantes para ajudá-lo a implantar um plano de carreira dentro da empresa.

Importância do plano de carreira

Antes de tudo, é preciso entender a importância de se investir em um plano de carreira para os empregados.

Atualmente, os trabalhadores não estão buscando apenas um bom salário dentro da empresa, principalmente os profissionais mais jovens. É preciso oferecer mais condições diferenciadas para conseguir reter o empregado e incentivá-lo a permanecer na organização o maior tempo possível.

É assim porque o custo com uma nova contratação é alto. Além do valor gasto em todo o processo de desligamento, ainda será necessário investir no processo de divulgação da vaga disponível e na contratação e no treinamento do novo profissional.

Portanto, proporcionar um bom ambiente de trabalho, conceder benefícios exclusivos, valorizar ideias e investir na capacitação e promoção dos colaboradores são fundamentais.

Assim, o plano de carreira se torna um diferencial para a organização, fazendo o empregado pensar duas vezes na hora de aceitar uma nova proposta profissional. Afinal, se ele enxergar oportunidades de crescimento na empresa onde trabalha, será bem mais difícil perdê-lo para a concorrência.

É bom lembrar que, para o empregado, um plano de carreira não é só uma troca de cargo ou aumento de salário, é um reconhecimento do trabalho realizado e uma motivação para continuar avançando e buscando melhor desempenho.

Elaboração do plano de carreira

Em primeiro lugar, é necessário definir o que a empresa está disposta a oferecer para o colaborador com o plano de carreira. É importante que todo o plano esteja coerente com os objetivos estratégicos e com a cultura organizacional.

Em seguida, deve-se deixar claro para os funcionários o que a empresa espera deles para que possam construir uma carreira dentro da organização. É importante que entendam quais competências serão avaliadas e as que precisam ser desenvolvidas, além de informar sobre as formas de alcançá-las e os prazos para que isso aconteça.

Para isso, a organização pode desenvolver um programa de gestão do desempenho, por meio do qual poderão ser realizadas avaliações anuais (ou com a periodicidade que esteja mais adequada à cultura e objetivos da empresa), sendo analisadas as competências de cada colaborador, orientando-os sobre o que precisam melhorar e sobre os pontos que já têm resultados positivos.

Assim, será mais fácil identificar o interesse dos empregados em crescer dentro da organização, pela possibilidade de mensurar o quanto estão se desenvolvendo a cada avaliação.

Envolvimento da liderança

O papel do líder é de extrema importância para que o plano de carreira seja bem executado. Cabe ao gestor responsável observar o comportamento do colaborador e proporcionar um ambiente aberto ao diálogo para que o empregado possa se expressar, demonstrando seu interesse em crescer profissionalmente.

Também é preciso que o gestor consiga realizar feedbacks de forma correta, contribuindo com o crescimento do empregado e valorizando as competências que o profissional já conseguiu alcançar ou melhorar. Dessa forma, o líder conseguirá melhorar o clima organizacional e ajudará a reter mais talentos dentro da empresa. 

Aliás, a capacidade de observação do líder é uma competência de suma importância. Afinal, ele consegue acompanhar de perto a atuação do profissional e identificar pontos que podem ir além da avaliação de competência, identificando novas habilidades do colaborador e indicando formas para que ele possa estimulá-las.

Investimento na capacitação

O plano de carreira ajuda os empregados a alcançarem cargos cada vez mais elevados dentro da organização, mas a empresa também precisa contribuir com o desenvolvimento de seus colaboradores.

Investir na capacitação dos funcionários também é uma forma de melhorar os resultados corporativos porque, quando o empregado cresce, a empresa cresce junto.

Assim, você pode contribuir com o avanço da carreira dos colaboradores oferecendo opções para que possam melhorar suas qualidades profissionais.

Para isso, será necessário disponibilizar treinamentos e capacitações que contribuam com o desenvolvimento das competências avaliadas no plano de carreira. Algumas opções que podem ser oferecidas são as seguintes:

  • cursos on-line;
  • cursos presenciais;
  • treinamentos na própria empresa;
  • coaching;
  • mentoring;
  • bolsas de estudo para graduação e pós-graduação.

Mas lembre-se: todas as formas de capacitação devem estar ligadas aos objetivos que se pretende atingir com o plano de carreira e, consequentemente, com o planejamento estratégico da organização.

Retenção de trabalhadores da geração Y

Não é nenhuma novidade que os profissionais mais jovens, geralmente, não permanecem muito tempo em uma única empresa. Os trabalhadores da geração Y procuram trabalhar em local mais agradável e inovador.

Portanto, é interessante ir além do plano de carreira e tentar oferecer benefícios e possibilidades de melhoria no ambiente organizacional. Podemos citar como exemplos empresas como Google e Facebook, que investem em ambientes diferenciados e vantagens exclusivas para os seus colaboradores.

Junto com o plano de carreira, iniciativas como essas poderão tornar seu negócio cada vez mais desejado pelo público dessa geração.

No fim das contas, é sempre importante ter a consciência de que o empregado não pertence à empresa. Por mais que a organização tenha investido em sua carreira, ele sempre será livre para buscar novos desafios profissionais.

Entretanto, mesmo que ele comece a trabalhar em outro local, sempre terá uma imagem positiva da organização anterior por ter contribuído com o seu aperfeiçoamento profissional, e certamente compartilhará essa informação com o seu círculo social, fortalecendo a imagem da sua empresa.

Agora que você já sabe mais sobre como implementar um plano de carreira na organização, aproveite para assinar nossa newsletter e receber por e-mail mais informações que o ajudarão a gerir os empregados cada vez melhor.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

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