Mitigação de Riscos

10 adaptações para evitar acidentes com idosos em casa

Idoso
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

10 adaptações para evitar acidentes com idosos em casa

Além dos cuidados com a saúde que devem ser redobrados com a chegada da velhice, também é fundamental ficar atento às adaptações necessárias nos ambientes por onde o idoso transita, principalmente dentro de casa.

Mudanças simples na disposição de móveis e objetos ajudam a evitar acidentes como quedas e escorregões.

Preparamos algumas dicas de adaptações dentro de casa que irão proporcionar mais segurança para o seu familiar e garantirá sua tranquilidade. 

Aqui estão 10 adaptações que podem ser feitas para evitar acidentes com idosos em casa:

Tapetes antiderrapantes

Substitua tapetes comuns por tapetes antiderrapantes em áreas como banheiros, cozinhas e corredores para reduzir o risco de quedas.

Barras de apoio

Instale barras de apoio firmes e seguras em banheiros e áreas onde os idosos possam precisar de suporte adicional, como perto do vaso sanitário, no chuveiro e ao lado da cama.

Iluminação adequada

Certifique-se de que a casa esteja bem iluminada para evitar quedas. Adicione luzes noturnas em corredores e banheiros para facilitar a orientação durante a noite.

Remova obstáculos

Desobstrua as áreas de circulação, removendo móveis, tapetes soltos, fios elétricos e outros objetos que possam representar um risco de tropeço ou queda.

Faixas antiderrapantes

Aplique faixas antiderrapantes nas escadas para aumentar a aderência e evitar escorregões. Certifique-se também de que as escadas estejam bem iluminadas.

Prevent-Senior

Prevent-Senior

Organização segura

Mantenha os itens de uso diário ao alcance dos idosos, evitando que eles subam em escadas ou se estiquem para alcançar objetos. Use prateleiras e armários acessíveis.

Instalação de corrimãos

Verifique se há corrimãos seguros e estáveis nas escadas, rampas e corredores para fornecer suporte ao se locomover pela casa.

Banheiro adaptado

Considere a instalação de um vaso sanitário mais alto e de fácil acesso, além de um chuveiro com assento e suportes de apoio para garantir a segurança durante o banho.

Tapetes fixos

Use fitas adesivas ou almofadas antiderrapantes para fixar tapetes no chão, evitando que eles se movam ou se levantem, o que poderia causar quedas.

Telefones e dispositivos de emergência

Mantenha telefones fixos ou dispositivos de chamada de emergência próximos aos idosos, especialmente ao lado da cama, para que eles possam solicitar ajuda facilmente, caso necessário.

Lembre-se de que a consulta a um profissional especializado, como um fisioterapeuta ou um geriatra, pode ser muito útil para avaliar a segurança da casa e fornecer recomendações personalizadas de adaptações, levando em consideração as necessidades específicas dos idosos.

Aproveite para continuar a leitura e conheça os 5 acidentes domésticos mais comuns e como evitá-los

Nos somos a Alliate, uma corretora de seguros que atua com seguro e planos de saúde, além, dos seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

www.alliate.com.br

Fale com a gente

Fale com a gente

seguro-automovel-premium

seguro-automovel-premium-porto-seguro

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This