Gestão de Pessoas

3 simples passos para implementar o RH estratégico em sua empresa

RH estratégico em sua empresa
Escrito por Eusebio Garcia

O RH estratégico é vital para o sucesso das empresas e colaboradores.

Durante muito tempo o RH foi visto como uma área mais operacional dentro da empresa. Cuidava de folha de pagamento, férias, banco de horas, entre outros.

No entanto, conforme o mundo corporativo foi ganhando complexidade, ficou também mais clara a importância que os colaboradores têm para o sucesso ou fracasso da organização.

Assim, a visão em relação ao RH também vem mudando. A área precisa estar alinhada às metas do negócio e colaborar para que sejam atingidas. Dessa forma, passa a assumir um papel mais estratégico dentro da organização.

Com isso em mente, vamos mostrar os benefícios de contar com um RH estratégico, como implementá-lo e, por fim, como diagnosticar o panorama atual da sua empresa. Acompanhe!

Quais as vantagens de ter um RH estratégico?

A capacidade de atrair e reter os talentos certos é a chave para que a organização se mantenha à frente da concorrência e consiga atingir suas metas.

A adoção de práticas que respondem aos anseios da nova geração é essencial nesse processo. Nesse caso podem se encaixar itens como um código de vestimenta mais informal, horários flexíveis e a adoção do home office em alguns dias da semana, por exemplo.

Para que os funcionários se sintam motivados e engajados, é preciso ter um bom clima organizacional, que motive o espírito de equipe, colaborativo, e que contemple as diferenças entre as diversas gerações.

Essas questões requerem um bom planejamento e acompanhamento constante, com o monitoramento de indicadores de sucesso, como pesquisas de clima, índice de turnover e o próprio atingimento das metas da organização.

Como implementar um RH estratégico?

Veja abaixo 3 passos para implementar um RH estratégico em sua empresa.

1. Saia da zona de conforto

Este conselho soa clichê, mas, acredite, não é. Mudanças demandam esforço e a tendência é deixar tudo como está. Por isso, é preciso sair da zona de conforto se quiser alcançar as metas traçadas.

É importante notar que haverá reclamações sobre os novos processos no começo e é importante ouvi-las e ajustar o plano, se necessário. Mas também é preciso ter em mente que vai levar um tempo até que a nova cultura esteja estabelecida.

Um dos desafios, portanto, é ser capaz de distinguir o que precisa ser ajustado e o que só requer mais tempo.

2. Interaja com os gestores

Ter um RH estratégico significa colaborar ativamente para que a empresa alcance suas metas. Para isso, é preciso conhecer muito bem o funcionamento das diversas áreas da organização e as dores de cada uma delas.

Converse com os gestores e esteja próximo do negócio. Só assim você vai conseguir ter um diagnóstico realista da situação e elaborar soluções eficientes para os problemas.

3. Use a tecnologia a seu favor

Existem diversos softwares que podem trazer uma dupla vantagem para o RH. Em primeiro lugar, são capazes de automatizar processos, liberando a equipe para ter uma atuação mais estratégica.

Assim, questões como folha de pagamento, controle de ponto e férias podem ser completamente automatizadas. Além disso, os sistemas de gestão são capazes de gerar dados e indicadores que podem — e devem — ser usados como ferramentas de apoio na tomada de decisão.

Hoje a tecnologia consegue ajudar muito na gestão como:

  • recrutamento e seleção, triando os perfis mais adequados para a vaga.
  • mostrar dados de absenteísmo e suas causas.
  • apontar os principais motivos de insatisfação das equipes.
  • pesquisas de clima.
  • performance.
  • potenciais colaboradores para cargos estratégicos, dentre outras.

Como traçar um diagnóstico da situação atual?

Se você quer implementar um RH estratégico, precisa, antes de mais nada, entender como é a situação atual na sua empresa. Para isso, deve responder a algumas perguntas, como:

  • o planejamento anual do RH está alinhado à estratégia de crescimento da empresa?
  • a área está atuando da melhor forma no recrutamento, desenvolvimento e retenção dos talentos de que a empresa precisa para crescer?
  • o RH conta com um plano estruturado para identificar os pontos de melhoria para os profissionais e age em cima disso?

Assim, vimos neste artigo a importância de contar com um RH estratégico para ter sucesso em um ambiente altamente competitivo. Vimos também alguns passos simples para implementá-lo na sua organização.

Ficou interessado no assunto? Então aproveite para saber também qual o papel do RH no planejamento estratégico da empresa.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This