Três super dicas de trilhas e mais algumas dicas incríveis para um pedal de Mountain Bike para curtir com amigos.
Passa Quatro (MG), na Serra da Mantiqueira
A cidade de Passa Quatro é uma estância hidromineral situada ao longo de um lindo vale, no extremo sul de Minas Gerais. Encravada na Serra da Mantiqueira, esta região é conhecida como Terras altas. Um pouco distante, fica a 248 km de São Paulo, porem, é o melhor pedal da Serra da Mantiqueira.
O nome da cidade foi dado pelos Bandeirantes, pois para se chegar ao pouso, cortava-se 4 vezes o rio que teve seu nome batizado de Rio Passa Quatro, bem como o novo povoado que ali nascia.
“Desde que viajo na Capitania de Minas, talvez nada visse de mais belo que a região atravessada” Saint Hillari, 1822.
Passa quatro continua linda, uma natureza exuberante, clima privilegiado, uma população acolhedora e simples. Lugar repleto de estradas e trilhas para a prática do Mountain Bike.
Passa Quatro passou a ser bastante conhecida no circuito de Mountain Bike, a partir de uma prova realizada na cidade a partir do ano 2000, o Power Biker, que reuniu Bikers de todo o país e até do exterior. A prova foi realizada lá até o ano 2009 pela equipe do Sampa Bikers.
Considerado um dos melhor locais para a prática do Mountain Bike no país.
Travessia do Baú – Campos do Jordão (SP) a São Bento do Sapucaí (SP) – 32 Km
Trilha incrivelmente deliciosa, ar puro, natureza, os encantos e beleza da Serra da Mantiqueira. Esta é uma trila de trecho de dificuldade intermediária e requer um bom preparo físico.
Ela deve ser iniciada ao clarear do dia. Estrada de terra, uma apreciável vista da Pedra do Baú e estradas levam a famosa Pedra Baú e à Estrada do Campista.
Charme, requinte e excelente gastronomia também fazem parte dessa pedalada que pode terminar no requintado Restaurante Trincheira em frente a Pedra do Baú.
Guararema (SP) – 23 Km
Cidade localizada no interior de SP, Guararema é cortada pelo rio Paraíba do Sul. É uma região muito conhecida pela produção de orquídeas. Para quem curte de pedalar por estradinhas de terra propícias para a modalidade em meio a muito verde.
Esta trilha é muito bacana e de dificuldade baixa. Excelente para quem gosta do pedal com gravel bikes, bicicleta de estrada, sendo capaz de encarar estradões de terra e até algumas trilhas.
O caminho é de aproximadamente 46 km (Ida e volta) e é muito agradável. Predominam descidas, inclusive uma parte de serra muito agradável. Linda paisagem interiorana, plantações, hortas e o mais delicioso, cheiro de mato!
Uma delícia pedalar pelo trecho da cidade que é muito limpa e organizada. O rio é uma beleza a parte. A cidade tem um parque que foi construído sobre o rio com ilhas e pontes muito atrativas.
A estação ferroviária da cidade é muito bem preservada e valoriza muito este pedal. Detalhe para a bela locomotiva à vapor.
Um pedal que vale gerenciar bem as energias, levar água e comida ajuda. Não esquecendo é claro dos equipamentos de segurança e reparo.
Dicas essenciais para todo iniciante em Mountain Bike ter ótimas pedaladas
Seguindo nossas dicas seu pedal será mais fácil e seguro.
Escolha uma bike no tamanho correto
O primeiro passo é a escolha da bike. É o começo de tudo! Há diversas opções para diferentes terrenos e perfis de ciclistas para a prática do Mountain Bike.
Preferencialmente escolha por bikes de alumínio ou hardtail. com suspensão dianteira e se possivel traseira. Elas são mais leves e absorvem os impactos da roda dianteira e traseira. Além disso, é mais do que necessário que a bicicleta tenha o quadro ideal para a sua altura.
Existem os tamanhos: pequeno, médio, grande ou extra grande. Cada um ideal para estatura do ciclista. Uma bike do tamanho correto é fundamental para não comprometer seus pedais e vão proporcionar muito mais conforto, eficiência e vão livrar você de dores musculares ou problemas ortopédicos.
Equipamentos de proteção
O principal deles é o que protege a sua cabeça, o capacete. Escolha um modelo com boa ventilação e resistência. Não esquecer luvas para proteger as mãos em quedas, absorver suor e evitar calos. Existem luvas abertas e fechadas, escolha o que melhor se adapte ao seu estilo de pilotar.
Por fim uma bermuda ciclista também deve ser usada por iniciantes de Mountain Bike. Existem modelos em gel e oferecem mais conforto, absorve impactos e evita assaduras nas virilhas. Este é um item indispensável do vestuário, ela cumpre muito bem sua função, proteger você e o pedal fica mais confortável.
Não esqueça também do kit de reparo para pneu furado e o kit de primeiros socorros.
Por fim, a utilização de luz de sinalização traseira e dianteira.
Manutenção frequente de sua Mountain Bike
Sua bike é um equipamento passa a ser a extensão do seu corpo. Ela também precisa de alguns cuidados antes de inicial o pedal. Sua bike precisa sempre ser limpa e principalmente estar com freios e câmbios sempre regulados.
A manutenção torna seu pedal muito mais seguro. Lembre-se também de lubrificar a corrente com frequência e com o óleo correto. Isso aumenta sua durabilidade de peças e equipamentos e deixa a pedalada mais suave.
Caso você queira lavar sua bike em casa, use sempre detergente neutro e espumas não abrasivas, para não danificar nenhuma peça. Manter a manutenção em dia facilita o pedal e estimula ainda mais os iniciantes a continuar com os treinos.
Treine com frequência
É muito importante o preparo físico. Treinar pelo menos de duas a três vezes por semana faz toda diferença e faz com que a adaptação e a continuidade nos pedais sejam mais fáceis e rápidas.
Importante ir devagar, vale como dica preciosa você intercalar mais treinos leves e menos pedais pesados. Assim você vai se desgastar menos, não irá desistir e irá sempre terá uma excelente disposição para pedais mais longos e pesados.
A frequência em pedalar prepara sua mente e seu físico e deixa você mais resistente para os passeios.
Alimente-se e hidrate-se bem
Outra dica importante aos iniciantes é a alimentação e hidratação. O gasto de energia é muito grande. Alimente-se não em quantidade mas em qualidade. Evite comida alimentos pesados e com alto teor de gordura.
Antes do pedal consuma frutas, pães, um café reforçado ajuda muito. Não esqueça de comer um chocolate para dar energia. Consumo de carboidrato é aconselhado para dar energia extra.
E esqueça também de se hidratar. Tome bastante água antes de sair e levar uma garrafinha com você. Se for uma garrafa térmica, melhor ainda. Ela vai ajudar muito em uma trilha.
Ao terminar o passeio, alimente-se bem e reponha líquidos. Uma boa pedida é água ou sucos naturais. Eles vão ajudar com que sua recuperação seja mais rápida.
Pedale sempre acompanhado
Tão importante quanto todas estas dicas acima é muito importante pedalar sempre acompanhado para a segurança de todos. Vale muito contar também com a ajuda de novos amigos mais experientes na prática do pedal.
Além de dar mais segurança e evitar um possivel roubo, você conta com a companhia de um amigo para resolver um pneu furado, a corrente quebrada ou outro problema na bike, a companhia ajuda em uma emergência. Quedas e acidentes podem acontecer e com a ajuda de amigos o suporte e socorro é mais rápido.
Fora nossas dicas, os iniciantes em Mountain Bike podem pegar novas dicas de pedal e conhecer novos caminhos e trilhas por meio das novas amizades ciclísticas.
Uma dica bacana é contar com a experiencia de empresas especializadas que organizam passeios em belas trilhas e disponibilizam transporte até o início da trilha e todo suporte ao ciclista como a equipe do Sampa Bikers. Eles organizam passeios nacionais e internacionais e possuem muita experiência.
Faça o seguro da sua bike
Um seguro completo, que compreende a bicicleta, ciclista e terceiros.
Um seguro feito para quem deseja cobertura nacional ou internacional, seja para pedalar na cidade, explorar montanhas ou pegar estradas.
Solicite o orçamento do seguro de sua Mountain Bike agora! Clique aqui!
Agora, para encarar seu primeiro pedal em uma bela trilha, você já viu que é preciso. Basta reunir os amigos e divertir-se!
Nos somos a Alliate, uma corretora de seguros que atua com seguro para bike, além, dos seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.