Mitigação de Riscos

6 práticas financeiras para organizar o orçamento familiar

organizar o orçamento familiar
Escrito por Eusebio Garcia

Vamos mostrar como você pode organizar o orçamento familiar de forma fácil e prática!

Equilibrar o orçamento familiar é uma tarefa que não pode ser negligenciada, especialmente em tempos de intensa crise financeira, portanto, desenvolva este hábito que deve ser praticado diariamente com muita disciplina.

São diversos os fatores que influenciam nas despesas da família: é preciso considerar seu padrão de vida, seus gostos pessoais e até sua gestão de consumo e desperdício.

Ignorar essa avaliação é um risco que ajuda a aumentar o número alarmante de inadimplentes no país. Já são mais de 62 milhões de brasileiros nessa situação, segundo o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL-Brasil) junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Como contornar os empecilhos e organizar melhor o consumo e os débitos na sua família? Reunimos as melhores dicas neste post. Acompanhe!

6 práticas para otimizar e organizar o orçamento familiar

Certos gastos são essenciais no contexto familiar. Um bom plano de saúde e seguro para os membros da família, por exemplo, são investimentos essenciais.

No entanto, poupar recursos é necessário para contratar esses serviços indispensáveis. Saiba como controlar suas finanças e cortar gastos!

1. Reúna-se com os demais familiares

O primeiro passo para controlar as finanças da família é reunir todos os membros do grupo familiar e envolvê-los na visualização das despesas. É preciso reforçar para todos que o orçamento familiar demanda a participação efetiva de todos os integrantes.

As crianças não devem ser ignoradas na discussão. Mostre para elas, de maneira didática, como cooperar para tornar o orçamento mais saudável. Ensine práticas de economia, como desligar a televisão, fechar bem as torneiras e o chuveiro e evitar o desperdício de alimentos.

2. Controle os gastos

Balancear o orçamento envolve ter noção dos gastos de cada membro da casa.

Para identificar as despesas que mais comprometem o orçamento, é essencial ter tudo na ponta do lápis. Os pequenos gastos não devem ser ignorados — afinal, se acumulados, eles podem gerar um grande rombo ao fim do mês.

Depois de um mês controlando as entradas e saídas, analise novamente a condição financeira da família. Se a balança pende para o negativo e o saldo está no vermelho, é hora de ficar alerta e adotar medidas urgentes para economizar.

3. Reduza os desperdícios

Não existe segredo: para economizar, é preciso cortar gastos.

O primeiro passo é reduzir os desperdícios de cada dia. Comece mudando hábitos recorrentes, como deixar luzes acesas ou dormir com ventiladores ligados. Mudanças mais drásticas podem ser necessárias, como reduzir os jantares fora.

Reduzir o desperdício só é possível com a colaboração de todos os membros da família. Não adianta ter uma pessoa que trabalhe em prol da redução de gastos, se as outras continuam consumindo da mesma maneira.

4. Crie um fundo de reserva

Mantenha uma quantia guardada para eventuais gastos.

A dica é que o fundo de reserva tenha dinheiro suficiente para cobrir de três meses a um semestre de gastos. Mantenha-o investido de maneira que gere liquidez — a poupança é uma boa opção, pois é possível sacar uma quantia a qualquer momento, caso aconteça algum imprevisto.

Esta é uma forma de se blindar e você deve considerar ao organizar o orçamento familiar.

5. Estabeleça expectativas de gastos

Estabelecer metas de gastos é uma boa alternativa para garantir que nenhum integrante da família vai gastar além das expectativas.

Determine um teto máximo de gastos para cada categoria orçamentária, e faça um controle constante para garantir que as metas não foram excedidas. Caso isso aconteça, seja mais firme na hora de colocar o pé no freio e busca novas categorias em que economizar.

6. Defina objetivos para organizar o orçamento familiar

Uma boa maneira de estimular os membros do grupo familiar a economizar é definir um objetivo comum que será colocado em prática com o dinheiro economizado — por exemplo, uma viagem para a praia ou um novo veículo para a família.

Envolva todos os integrantes do grupo familiar na hora de traçar o objetivo, e reforce a importância da participação de cada um para que ele seja realizado.

É essencial envolver todos os membros da família, assim, não deixando de realizar o controle dos gastos. Essas são as melhores práticas para realizar a gestão do orçamento familiar e aproveitar seus recursos.

Agora, ponha em prática todas estas dicas e não deixe de organizar o orçamento familiar, e como resultado, livre-se de problemas futuros.

Gostou das nossas dicas? Para continuar por dentro de um conteúdo de qualidade, siga-nos nas redes sociais! Não perca nossas postagens no Facebook, Instagram e Twitter!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This