Gestão de Pessoas

4 dicas eficazes para controlar a ansiedade no ambiente de trabalho

ansiedade
Escrito por Eusebio Garcia

Nesse cenário atual de tantas dificuldades e desafios, a ansiedade no ambiente de trabalho vem se tornando algo cada vez mais comum e afetando até mesmo os colaboradores que têm mais capacidade de suportar certos problemas. 

Entretanto, o que muitos empresários não conseguem perceber é o tamanho do impacto negativo que esse tipo de questão gera em seus negócios, especialmente na produtividade e no foco dos colaboradores. 

Portanto, conhecer quais são os motivos que geram essa ansiedade é o principal fator para combatê-la, e é sobre isso que discorreremos no conteúdo a seguir. Continue lendo!

Principais causas da ansiedade no ambiente de trabalho

Antes de conhecer algumas estratégias eficientes para acabar com a ansiedade no ambiente de trabalho, é importante que você saiba com qual tipo de problema está lidando. A ansiedade pode ter as mais variadas causas, entre elas:

  • traumas;
  • genética;
  • doenças físicas ou outras questões particulares.

Independentemente da causa desse problema, ele gera uma série de sintomas que impactam negativamente na produtividade dos seus colaboradores, com destaque para as seguintes:

  • medo;
  • insônia;
  • estresse;
  • mau humor;
  • cansaço.

Estratégias de combate à ansiedade no ambiente de trabalho

Agora, vamos falar sobre algumas estratégias que podem auxiliar no combate da ansiedade no ambiente de trabalho. Confira os próximos tópicos!

1. Estimular a prática de atividades físicas

A principal, sem dúvidas, é o estímulo à prática de atividades físicas. Todos sabem que esse tipo de rotina beneficia diversos fatores fisiológicos no corpo, entre eles o controle de pensamentos e emoções que interferem diretamente na ansiedade.

2. Reservar períodos para o lazer

Reservar períodos de lazer dentro do horário de expediente também é algo interessante, que ajuda a reduzir a ansiedade e melhora o relacionamento entre os demais colaboradores de outros departamentos.

3. Incentivar uma alimentação balanceada e nutritiva

A alimentação inflamatória, repleta de alimentos com substâncias nocivas à saúde (como açúcar, sódio e outros elementos químicos), pode contribuir para o aumento na ansiedade dos seus colaboradores — além do impacto negativo na parte física.

Por isso, vale a pena investir em estratégias que incentivem a alimentação balanceada e nutritiva na sua empresa, especialmente se ela fornece algum tipo de alimento para a equipe.

4. Organizar o tempo

Por fim, você deve ter cuidado extremo na hora de organizar a rotina de trabalho dos funcionários. Alguns gestores atribuem atividades que extrapolam as capacidades temporais de uma pessoa.

Isso significa que alguns líderes costumam exigir tarefas muito difíceis de serem concluídas dentro do prazo exigido. Esse tipo de processo pode causar muita ansiedade na mente dos profissionais, impactando diretamente na qualidade dos serviços prestados, no foco e na produtividade.

Portanto, vale a pena realizar uma auditoria em todos os processos executados pelos funcionários para verificar se eles estão sendo exigidos dentro de um período de tempo aceitável. Se necessário, é preciso repactuar todos esses procedimentos e organizar o tempo de execução de cada uma das tarefas.

Por fim, é interessante contar com o apoio de profissionais para combater o problema e analisar se a ansiedade no ambiente de trabalho é efetivamente proveniente dele ou de questões que envolvem a vida pessoal dos colaboradores. O mais importante é que você conheça o problema com o qual está lidando e tome as medidas necessárias para solucioná-lo.

Distúrbios mentais são mais comuns do que podemos imaginar. O transtorno de ansiedade tem atingido muita gente em especial neste momento que vivemos de pandemia do coronavírus (COVID-19). O isolamento da quarentena é um fator que tem influenciado muito e as empresas devem estar atentar ao cuidado aos colaboradores neste cenário.

Gostou deste artigo? Então, assine nossa newsletter para continuar recebendo conteúdos valiosos como o que acabou de ler. 

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This