Gestão de Pessoas

Clima organizacional: como melhorá-lo na sua empresa?

reuniao_dinamica_rh_colaboradores
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

Já se foi a época em que o chefe e o empregado mantinham um relacionamento impessoal.

Eram tempos em que as ordens eram expedidas quase por decreto e cabia ao funcionário apenas acatá-las.

Esse modelo se mostrou falho e muitas empresas já perceberam isso. Afinal, a falta de lideranças e o descaso com o clima organizacional causam a improdutividade e a alta rotatividade.

Novos tempos, novos paradigmas. Se a sua empresa enfrenta problemas internos nesse sentido, é chegado o momento de rever a sua política.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas importantes para melhorar o clima organizacional.

Realize pesquisas de clima organizacional

O primeiro passo é diagnosticar o problema, certo? Por isso, é muito importante realizar as pesquisas de clima organizacional. Com elas, você pode descobrir exatamente quais são os problemas apresentados no seu negócio para, então, definir ações corretivas de maneira muito mais precisa, focadas nas questões reais.

Existe uma série de pesquisas que podem ser realizadas para isso, como a avaliação 360 graus, onde todos os colaboradores se avaliam entre si, a avaliação top-down, onde os gerentes e supervisores avaliam os colaboradores, entre muitas outras.

O importante é perceber o que pode ser melhorado e aplicar a pesquisa que traga as informações para essa situação.

Ofereça benefícios para os colaboradores e melhore o clima organizacional

A oferta de benefícios para os colaboradores também é outra dica que deve ser aplicada em uma organização. Ainda há uma negligência muito grande nesse sentido, mas as empresas que oferecem benefícios conseguem conquistar e fidelizar seus funcionários com muito mais facilidade.

Hoje, muitas organizações já trabalham com o conceito de marketing de incentivo, que nada mais é do que as ações desenvolvidas com o objetivo de engajar os colaboradores, ou seja, fazê-los vestir a camisa da empresa. São oferecidos desde seguros nesse tipo de ação, até mesmo as chamadas viagens de incentivo.

Plano_Odontologico

Plano_Odontologico

Invista na qualidade de vida e bem-estar

De acordo com a última pesquisa realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), aproximadamente 180 mil profissionais foram afastados dos seus cargos por conta de doenças ocupacionais.

Além disso, a rotatividade nas organizações brasileiras cresce ano após ano. Pode ter certeza que um dos motivos para esses dados é a baixa qualidade de vida e bem-estar, que traz problemas — como o estresse.

É muito importante que a sua empresa invista nesse sentido.

Seguros para acidentes pessoais ou planos de saúde são um ótimo começo. Além disso, temos também que incentivar os exercícios laborais, o que melhora não só a saúde como um todo, mas também pode garantir uma disposição muito maior para os colaboradores.

Seja um verdadeiro líder na empresa

Por fim, um problema diretamente associado ao clima organizacional é a falta de lideranças na empresa. É fundamental que o gestor assuma uma posição de líder, e não de chefe.

A diferença é que, enquanto o primeiro atua em conjunto com os colaboradores, agindo como um verdadeiro consultor, o segundo apenas delega tarefas.

Invista em treinamento para a liderça. O retorno é garantido com o impunsionamento dos resultados e clima organizacional.

Boas lideranças podem melhorar o clima organizacional, uma vez que garantem a coesão e a harmonia de todo o grupo.

Aproveite para continuar a leitura e conheça os 10 principais benefícios oferecidos pelas empresas aos trabalhadores

Nós somos a Alliate, uma consultoria de benefícios e corretora de seguros que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

www.alliate.com.br

Fale com a gente

Fale com a gente

Seguro-residencial-online-Porto-Seguro

Seguro-residencial-online-Porto-Seguro

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This