Gestão de Pessoas

Banco de talentos: como criar um inteligente através de um software?

Banco de talentos
Escrito por Eusebio Garcia

A cada dia que se passa o mundo fica cada vez mais globalizado, e em um cenário inovador e tecnológico, grandes mudanças ocorrem no meio empresarial. Grande parte destas mudanças está ligada à gestão de pessoas, especialmente ao recrutamento, que é um dos processos mais relevantes dentro de uma empresa. É muito comum reconhecer outros talentos que poderão ser lembrados nas próximas oportunidades. Para isso, é fundamental manter seus contatos em um banco de talentos.

O banco de talentos tem a finalidade de separar currículos já avaliados e com grande potencial de desenvolvimento na empresa. Por esse motivo, ter um banco de talentos bem organizado é essencial para não perder talentos e que ter mais chances de realizar contratações mais assertivas. Para tal, as organizações devem investir em um software inteligente, a fim de selecionar os melhores perfis, otimizar tempo e reduzir custos.

Neste post listaremos algumas dicas essenciais para criar um banco de talentos eficiente. Confira!

Tenha um armazenamento virtual

É necessário determinar uma única maneira de arquivar os currículos recebidos. Os meios eletrônicos apresentam vários benefícios, excluindo a necessidade de arquivos físicos e possibilitando uma procura muito mais rápida. Para tal, é necessário tomar cuidado com a nomeação correta dos arquivos, de forma que as buscas sejam mais assertivas.

Esse banco de talentos criado pode ser realizado com pastas de arquivos no próprio computador. Por outro lado, quando o currículo já estiver impresso, você pode realizar a digitalização do documento e arquivar junto com os demais.

Integre com as redes sociais

Uma ótima maneira de simplificar a atualização dos dados é utilizar as redes sociais a seu favor. O endereço físico de um candidato pode mudar, porém isso raramente acontece com o virtual, que é atualizado periodicamente pelo próprio usuário. Inclusive, redes sociais como o LinkedIn são uma forma de currículo online. Além disso, existem plataformas como a do Lattes, que são muito parecidas, pois têm currículos disponíveis na web, mesmo que seja de uma forma mais acadêmica.

Por mais que a forma de armazenamento escolhida não possibilite uma completa integração, manter o registro de links para essas plataformas ajudará muito no momento de realizar a consulta dos talentos.

Faça o backup das informações

Um banco de dados inteligente e armazenado na nuvem possivelmente terá recursos e procedimentos de proteção das informações geridas pelo responsável pelos serviços. Porém, se não for o caso, você deve assumir essa tarefa. Apesar de ser um aspecto mais técnico, é preciso se atentar a ele para não correr o risco de ter todo o seu trabalho perdido.

Aliás, são manuais as melhores soluções para esse processo. Alguns especialistas costumam não recomendar backups automatizados; por exemplo, uma simples falta de luz poder danificar sua base e prejudicar o sistema que salva de forma automática seus arquivos.

Por fim, a empresa pode sair perdendo muito caso deixe de utilizar um software de recrutamento para criar um banco de talentos inteligente. Ela corre o risco de perder grandes talentos e gastar muito tempo fazendo buscas por profissionais capacitados, e tempo é dinheiro quando o assunto é negócios.

Você curtiu esse post sobre como criar um banco de talentos inteligente? Lembrou-se de outras dicas? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This