Gestão de Pessoas

Bem-estar corporativo: 5 benefícios para as empresas

Bem-estar corporativo
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

Um ótimo indicador de como anda a saúde de uma empresa é o bem-estar corporativo que reflete na felicidade dos funcionários.

Porém, muitas vezes, esse importante aspecto é negligenciado pelos gestores, ocasionando em uma série de consequências que culminam em enormes prejuízos para o negócio como um todo.

Preservar uma força de trabalho satisfeita e empolgada proporciona várias vantagens para os negócios.

Sabendo disso, listamos os principais benefícios que o bem-estar corporativo pode trazer para as empresas, além de algumas dicas de como garanti-lo. Continue lendo e confira!

Afinal, o que é bem-estar corporativo?

Basicamente, é a sensação de que as variáveis que envolvem o ambiente de trabalho são agradáveis.

Os funcionários sentem as suas necessidades atendidas, e portanto, acham a empresa em que trabalham um local prazeroso. Sentem que propicia a boa qualidade de vida e oferece equilíbrio entre as carências dos empregados e os interesses corporativos.

O bem-estar dos colaboradores é de grande importância, pois elevam também os resultados da empresa.

Melhora a motivação, engajamento e o rendimento dos colaboradores. Consequentemente, os resultados da empresa melhoram.

Ainda diminui a quantidade de faltas e favorece a permanência de bons funcionários.

Nessa situação, é possível verificar um elevado número de atrasos, produtividade decrescente, atestados constantes, pensamentos negativos sobre a empresa e total desinteresse no sucessos dela.

A infelicidade do funcionário o leva ao comodismo, desmotivação, além de doenças físicas e mentais. O desempenho é de pior qualidade, pois o trabalhador não se sente estimulado a exercer suas funções da melhor forma que pode, levando a empresa a prejuízos.

A ausência de um bom clima no ambiente corporativo traz consequências negativas que comprometem profundamente o sucesso da empresa.

SulAmérica Seguro Saúde

SulAmérica Seguro Saúde

Quais os benefícios para a empresa?

Uma boa atmosfera no local de trabalho traz diversas vantagens para a empresa. Dentre elas, podemos citar:

1. Redução de absenteísmo

O tempo de trabalho perdido é minimizado. Fatores, justificados ou não, que retiram o funcionário do local de trabalho por alguns instantes, ou mesmo dias, são reduzidos.

Bons ambientes corporativos sofrem menos com situações como: doenças, atrasos, saídas, feriados emendados, faltas não justificadas, etc.

Quando um funcionário se sente bem no local de trabalho fica motivado a estar no ambiente corporativo. Com isso, os índices de ausência no expediente diminuem.

A maior permanência no trabalho se dá porque a saúde, em geral, aumenta, diminuindo as doenças ocupacionais e dispensas médicas.

Além disso, o colaborador se sente feliz e realizado em contribuir para o crescimento da empresa. Assim, o horário de trabalho é encarado como prioridade, evitando a utilização desse momento para outras atividades particulares.

A diminuição da ausência dos funcionários é um ótimo benefício para a companhia, pois é um dos maiores fatores de redução na produtividade.

2. Diminuição do presenteísmo

Diferente do absenteísmo, o funcionário não se ausenta, atrasa ou falta ao trabalho, porém, mentalmente, não bate o cartão há muito tempo.

O colaborador permanece no trabalho, mas a sua mente sempre está em outro lugar. Essa situação traz um enorme prejuízo para a produtividade, favorece os erros e aumenta o risco de acidente.

Por fatores como estar estressado, pressionado, fatigado, sentindo-se injustiçado ou atado, o trabalhador pode não conseguir se concentrar nas atividades. Além do mais, os motivos citados podem levá-lo a um ciclo vicioso que pode culminar em ansiedade, depressão e síndrome do pânico, o que agrava a situação.

O bem-estar corporativo ameniza as tensões e tranquiliza o colaborador, impedindo que se sinta constantemente preocupado e perca o foco nas suas tarefas, de maneira que a sua mente pode permanecer sossegada e no lugar certo.

3. Retenção de talentos

A alta rotatividade de funcionários é um indicativo de que o clima organizacional não está bem.

Funcionários felizes não trocam de emprego.

Sentir-se bem e realizado são condições favoráveis para que alguém permaneça longos períodos em um emprego.

A qualidade de vida é um dos fatores que mais pesam na decisão de ficar, pois gera a sensação de pertencimento, aumentando o compromisso com a empresa.

4. Redução de acidentes de trabalho

Um funcionário que não esteja se sentindo satisfeito, seja por estresse ou qualquer outra razão, tem mais chances de cometer um descuido e sofrer um acidente de trabalho.

Um estado mental ruim não permite ter uma boa atenção. Também favorece o desleixo com o físico, piorando hábitos de rotina e alimentares, o que diminui o rendimento no trabalho e a saúde, aumentando as possibilidades de um dano em serviço.

5. Maior produtividade

O benefício mais visível do bem-estar corporativo é o aumento da eficiência dos funcionários nas suas atividades.

Todos os outros benefícios trazidos por uma boa atmosfera na empresa contribuem para o aumento de produtividade.

O bem-estar dos empregados otimiza a produção e aumenta o lucro. Afinal, o empreendimento gera mais com o mesmo número de colaboradores, ou seja, ganha mais com menos investimento adicional.

VR Beneficios

VR Beneficios

O que fazer para garantir o bem-estar corporativo?

Depois de tudo que consideramos, essa pode ser a pergunta que você está se fazendo. Contudo, há uma série de maneiras de melhorar o bem-estar da equipe. Dentre elas, podemos destacar:

Investir em cultura organizacional

Criar uma cultura de respeito mútuo e cordialidade.

Assim, fazendo com que os hábitos e comportamentos sejam saudáveis para o bem-estar dos funcionários.

Promover palestras e garantir que a missão e valores da empresa estejam alinhados a esse objetivo. Implementar a cultura organizacional traz muitos benefícios.

Tornar o ambiente agradável

Realizar melhorias no espaço, com móveis ergonômicos, boa ventilação, temperatura adequada, iluminação natural, recursos de qualidade para os empregados. Em seguida, estimular atividades colaborativas e o engajamento entre o grupo.

Ter uma relação próxima com os funcionários

Ser flexível e escutar as sugestões da equipe, direcionar por meio do diálogo, dar feedback, além de reconhecer os bons resultados.

Outras maneiras de estimular a aproximação são: comemorar em conjunto, dar exemplo e ter um real interesse pela vida das pessoas.

Cuidar da saúde física dos colaboradores

Realizar atividades físicas em conjunto, aliviar as tensões por meio de massagens, além de promover a conscientização ao cuidar da saúde.

Conservar toda uma força de trabalho em um bom estado de espírito pode não parecer tarefa fácil, mas, com essas dicas, você poderá alcançar esse objetivo com mais facilidade.

Implementar o bem-estar corporativo no seu negócio trará excelentes resultados, não apenas financeiros, mas também para a segurança do empreendimento e a realização pessoal de cada componente da sua companhia.

Aproveite para continuar a leitura e conheça os 10 principais benefícios oferecidos pelas empresas aos trabalhadores

Nós somos a Alliate, uma consultoria de benefícios e corretora de seguros que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

www.alliate.com.br

Fale com a gente

Fale com a gente

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This