Gestão de Pessoas

Veja como oferecer benefícios empresariais para empregos mais flexíveis

Beneficios
Escrito por Eusebio Garcia

O RH está cada vez mais entrando em um novo patamar frente as transformações geradas pelas novas tecnologias implementadas no ambiente organizacional. Diante disso, é natural que mudanças ocorram e exijam que os profissionais se adéquem aos novos tempos.

Um deles é o modelo flexibilizado de trabalho, no qual as organizações podem passar a terceirizar colaboradores, contratando autônomos, freelancers, prestadores de serviços, entre outros, para realizar suas atividades. Essa é uma tendência cada vez mais proeminente, principalmente com as mudanças geradas nas leis trabalhistas.

Entenda a importância de oferecer benefícios para seus colaboradores em nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o tema.

A importância de concessão de benefícios para empregos flexíveis

Os benefícios oferecidos pelas organizações para seus colaboradores são fundamentais para conseguir uma maior motivação deles, devido à valorização sentida por eles no dia a dia. Porém isso pode ser um dilema quando falamos de empregos flexíveis, nos quais não há uma contratação CLT envolvida.

Lembre-se de que muitos deles estarão distantes fisicamente, e, por isso, uma gestão otimizada de pessoas pode ser dificultada, pelo contato limitado.

Os benefícios podem contribuir positivamente, também, para uma maior retenção dos profissionais ao longo do tempo, principalmente por não haver um vínculo duradouro entre as partes, diferentemente do que ocorre na contratação CLT.

Os principais benefícios empresariais desejados para quem tem empregos flexíveis

Alguns dos principais benefícios que podem ser oferecidos pela sua empresa para os profissionais são:

  • bonificação por desempenho
  • plano de saúde
  • plano odontológico
  • vale-refeição
  • seguro de vida
  • auxílio educação
  • vale-alimentação

A importância dos cuidados dos gestores de RH com essas questões

Os gestores de RH precisam estar atentos sempre às mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, principalmente quando dizem respeito a alterações que modificam as estruturas laborais consideravelmente.

A popularização dos trabalhos flexíveis trouxe uma grande mudança para essa área, principalmente por se encaixar no novo modelo estabelecido pela transformação digital e a inserção de tecnologias no ambiente de trabalho.

Diante disso, não só a flexibilização da jornada de trabalho ocorre, mas também há a necessidade de conseguir repensar novos modelos em empresas tradicionais. Isso pode ser um desafio, mas é fundamental que as organizações se adéquem ao novo cenário.

Afinal, novos modelos não tiram a necessidade de buscar motivações para seus colaboradores ao longo do tempo. Por exemplo, mesmo quem trabalhe com profissionais autônomos ou freelancers, precisa encontrar formas de mantê-los engajados nas metas da organização. Isso é possível por meio dos benefícios oferecidos pela empresa para os seus colaboradores.

A importância da atenção dos gestores de RH

Outro ponto que merece atenção por parte dos gestores de RH é a necessidade em observar se os seus funcionários, independentemente do modelo escolhido, estão felizes, se estão sendo produtivos, se há outros pontos que merecem atenção além dos benefícios oferecidos, entre outras questões.

Isso é fundamental, ainda mais se os seus funcionários operam de forma remota. Afinal, você dependerá do feedback deles, e, por isso, ter uma boa comunicação entre RH e funcionários é imprescindível para conseguir um melhor relacionamento entre as partes. Com isso, você terá chances de conseguir melhores resultados e fazer a produtividade dos profissionais aumentar ao longo do tempo.

As tecnologias também são aliadas importantes para que os gestores de RH consigam melhores resultados e consigam obter o máximo de rendimento possível dos colaboradores, independentemente da modalidade de contratação. Além disso, se a empresa trabalha com autônomos, é preciso trabalhar a retenção de colaboradores, com softwares específicos para esse fim, potencializando os resultados dos benefícios empresariais.

Quer mais dicas incríveis como estas? Assine nossa newsletter e receba-as em seu e-mail!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This