Seguros

Qual a importância de oferecer benefícios para saúde dos funcionários?

benefícios
Escrito por Eusebio Garcia

A oferta de benefícios para funcionários é um processo que vem ganhando grande espaço no meio empresarial. Afinal, eles podem proporcionar uma série de vantagens que impactam diretamente na qualidade de vida dos colaboradores e contribui muito com a produtividade e indiretamente nos resultados do negócio — especialmente os benefícios para saúde.

Oferecer serviços que ajudam a cuidar da saúde de seus colaboradores e familiares é uma das formas mais simples para gerar essas vantagens sua empresa.

Pensando nisso, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos os principais benefícios e como eles podem ser colocados à disposição dos seus colaboradores. Confira!

Afinal, por que disponibilizar benefícios para saúde aos seus colaboradores?

A vantagem mais importante que o benefício de assistência médica pode proporcionar é a contribuição para a manutenção da saúde do colaborador. A empresa que conta com esse tipo de serviço consegue melhorar indicadores como o absenteísmo, o presenteísmo e os acidentes de trabalho.

Além disso, esses benefícios também possibilitam o aumento da motivação, evitando que a empresa perca seus talentos. Por fim, esse pode ser um grande diferencial na hora de encontrar um novo funcionário para o seu quadro.

Quais benefícios podem ser oferecidos, além dos obrigatórios?

São vários os benefícios que a empresa pode oferecer e muitos sem custo para a empresa.

Sendo assim, o que você precisa oferecer são aqueles incentivos que não existem previsão legal a não ser as empresas que possuem obrigatoriedade via convenção coletiva, como jornada de trabalho flexível, auxílio creche ou estudos, plano de saúde, seguro de vida e plano odontológico.

Para você ter uma ideia da importância desse conceito, um estudo realizado pelo Instituto Gallup e publicado pela revista Forbes do Brasil constatou que cerca de 61% dos funcionários de uma grande empresa americana mudariam de empregado caso o outro empregador oferecesse seguro de saúde.

Isso mostra o impacto positivo que a oferta de benefícios empresariais — especialmente os que impactam na saúde do colaborador — pode ser um grande diferencial da sua politica de Recursos Humanos no subsistema de benefícios.

Como o meio empresarial está enxergando a oferta de benefícios para o colaborador?

O meio empresarial vem notando aos poucos a importância de oferecer benefícios para saúde de seus funcionários, em especial nas empresas PME´s (Pequenas e Médias Empresas). Isso pode ser constatado em Pesquisas de Benefícios frente a empreendedores.

74% dos empresários oferecem algum tipo de benefício relacionado à saúde. Esse dado traduz um aumento de 6% com relação à pesquisa anterior feita em 2017. Foram entrevistadas mais de 400 empresas em São Paulo, totalizando um montante de aproximadamente 1,1 milhões de colaboradores.

Isso mostra que as empresas têm se preocupado com a oferta de benefícios para seus colaboradores e liga um sinal de alerta para aquelas que ainda não investem nesse tipo de serviço, fazendo com que seus empreendimentos fiquem parados no tempo e percam para seus concorrentes.

Podemos concluir que oferecer benefícios para saúde de seus colaboradores é uma forma da empresa retribuir a dedicação e empenho.  Benefícios melhoram os resultados das empresas, além de contribuir com a qualidade de vida dos trabalhadores. 

As empresas mais admiradas para se trabalhar possuem em sua estratégia um bom pacote de benefícios. Afinal, elas sabem que os funcionários são o maior patrimônio de uma empresa.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam sobre o assunto.

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This