Gestão de Pessoas

5 truques para fazer uma busca de funcionários pelo Linkedin

Busca no linkedin
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

O Linkedin é um importante aliado para os setores de RH na hora de realizar busca de funcionários com potencial.

O recrutamento de novos colaboradores deve passar por um processo bastante preciso a fim de encontrar aqueles que melhor poderão contribuir para o seu negócio.

Esse é um dos principais desafios que um gerente de RH passa constantemente em sua carreira.

Atualmente há uma série de ferramentas que permite chegar a essas pessoas de forma prática e, muitas vezes, sem que elas esperem esse contato.

O Linkedin é uma que trás agilidade na seleção e muita assertividade quando o interesse é por talentos para integrar o time da organização.

A maior rede social profissional do mundo e ela permite encontrar os mais diversos candidatos rapidamente, conseguindo avaliar seus perfis profissionais de forma segura e precisa.

Assim a empresa ganha na excelência dos colaboradores contratado.

Confira 5 truques para encontrar os melhores talentos no Linkedin e arrase na contratação.

1. Utilize palavras-chave para realizar a busca de funcionários

Por ser uma rede social, é possível encontrar qualquer usuário no Linkedin.

Para que você encontre os que mais se adéquam a sua empresa, há possibilidade de realizar buscas por palavra-chave a fim de examinar perfil a perfil.

Por exemplo:

Se a vaga proposta é destinada a desenvolvedores web e a sede do trabalho será em São Paulo, você poderá pesquisar: “desenvolvedores web São Paulo”.

Parece simples, mas esse primeiro filtro permite encontrar bons possíveis candidatos que estejam na localidade desejada.

2. Veja as redes de relacionamento do seu perfil

Ter indicações dos possíveis candidatos é sempre bom, não é mesmo? Então explore a sua rede de contatos para saber mais de possíveis candidatos.

Muitos deles terão contatos diretos (quando fazem parte da rede dos seus amigos) ou indiretos (amigos de amigos que terão eles adicionados).

Com isso você consegue estabelecer uma relação de confiança com quem indicou e com os candidatos, além de poder perguntar sobre a conduta profissional deles.

Também é possível pedir indicações, facilitando o processo de recrutamento.

3. Verifique o comportamento do candidato na rede social

Por meio do que está explícito no perfil é possível determinar o comportamento do candidato que pode influenciar de forma positiva ou negativa no trabalho.

Assim é mais fácil realizar os filtros e eliminar aqueles que poderiam causar prejuízos.

Por exemplo, analisando o seu perfil, você poderá verificar se é uma pessoa que troca de empresas constantemente, o que significaria um risco de turnover.

Como postura positiva, você poderá ver se a pessoa se posiciona sobre determinados temas na área por meio de suas postagens, ou seja, avaliando se é de fato um especialista.

Posicionamentos polêmicos também podem servir de filtro na hora da análise realizada pelo RH.

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

4. Conheça o portfólio dos candidatos

Uma opção que o Linkedin disponibiliza para os recrutadores é a possibilidade de conhecer o portfólio de possíveis talentos.

Para determinadas áreas esse é um ponto chave, principalmente para aqueles que irão trabalhar com desenvolvimento de soluções e processos criativos.

Com isso é possível avaliar a competência do candidato na área e excluir de imediato aqueles que não atendem às expectativas do cargo.

5. Utilize as ferramentas de triagem da plataforma Linkedin

Para os profissionais de RH o Linkedin disponibiliza ferramentas de triagem interessantes.

A automações permite disparar alertas.

Talentos que atendam determinadas expectativas. O sistema dispara quando um candidato próximo que tenha certas competências entra no raio de ação do perfil.

Você pode também anunciar vagas nesse espaço e atrair atenção de candidatos que não encontraria utilizando as técnicas anteriores.

É possível também colocar ferramentas de triagem que já eliminem de imediato pessoas com perfil destoante ao da vaga pretendida.

Este recurso permite aparecer apenas aqueles que sejam de fato relevantes para participarem do processo seletivo.

Então é hora de descobrir como acertar na hora de realizar a contratação desse colaborador.

Nós somos a Alliate, uma consultoria de benefícios e corretora de seguros que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

www.alliate.com.br

Fale com a gente

Fale com a gente

Saude_ocupacional

Saude_ocupacional

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This