Seguros

Entenda como a seguradora calcula o preço do seu seguro de vida

planejamento financeiro pessoal e familiar
Escrito por Eusebio Garcia

Saiba como é feito o calculo do seguro de vida. Uma proteção indispensável em qualquer planejamento financeiro pessoal e familiar.

Caso você não queira colocar em risco a segurança financeira da sua família, deve pensar em como assegurar a tranquilidade das pessoas que mais ama. Para isso, existe a proteção financeira especificas para este fim.

É indiscutível a relevância e a importância em contar com esse tipo de proteção, porém, ainda não é um hábito entre os brasileiros adquirir uma proteção financeira como é prática em países desenvolvidos e como tem feito as pessoas bem sucedidas e esclarecidas financeiramente.

Por mais que o pensamento das pessoas tenha melhorado com relação a esse assunto, muito em decorrência da pandemia do coronavírus (COVID-19), existem muitas dúvidas ao contratar essa proteção financeira.

Esta proteção financeira é feira através de uma apólice de seguro de vida. A questão que mais gera confusão é o valor do seguro, uma vez que não há planos prontos, com preços já determinados.

Pensando nisso, neste post, ajudaremos você a entender como realizar o cálculo do seguro. Confira!

Como o cálculo da proteção financeira do seguro é realizada?

Da mesma forma como acontece no seguro de automóveis ou no seguro residência, a seguradora determina o preço de acordo com o risco de ocorrência do sinistro.

Em outras palavras, ela analisa todas as variáveis próprias ao perfil do segurado e faz a mensuração, por meio de técnicas de probabilidade e cálculos estatísticos, do tamanho do risco a que ela se submeterá durante a vigência da apólice.

Geralmente, a fórmula da apólice da proteção de renda leva em consideração elementos como idade, sexo, estado civil, padrão financeiro, histórico de saúde, hábitos relacionados a saúde e à profissão, prática de exercícios físicos, e até analise de crédito.

Todas essas variáveis são calculadas com o auxílio de uma tábua biométrica, uma ferramenta que disponibiliza dados de sobrevivência e estatísticas sobre a expectativa de vida da população de cada localidade.

Quais são as variáveis que são consideradas no cálculo desta proteção financeira?

Os elementos que precificam a proteção financeira que garantem um melhor planejamento financeiro pessoal e familiar são:

  • sexo: a expectativa de vida da mulher é maior, por isso, o custo de seu seguro é mais barato que de um homem;
  • valor do capital segurado: quanto maior o valor do seguro escolhido, maior será a parcela paga mensalmente.;
  • faixa etária: com o passar dos anos, o cálculo da proteção financeira fica mais caro. Assim, é sempre mais caro o seguro de uma pessoa idosa;
  • estado de saúde: para realizar o cálculo da proteção financeira, as seguradoras pedem que você responda a um questionário com perguntas que as ajudam a saber como está a saúde dos segurados.
  • estado civil: Casados pagam menos pelo seguro por não se expor a riscos como um solteiro.
  • idade: preço é definido proporcionalmente a elevação da idade / risco.

Como entender o custo-benefício do seguro de proteção de renda?

A proteção de renda tem um excelente custo-benefício, principalmente se considerarmos a quantidade de benefícios que ela disponibiliza. Porém, o recomendado é realizar uma combinação de coberturas, de acordo com necessidade individuais de cada um.

Caso a pessoa tenha histórico na família de alguma doença grave, é essencial adicionar a cobertura de Doenças Graves. Já se é um profissional liberal, é importante incluir a cobertura de diária por incapacidade temporária (DIT), e assim por diante.

Agora, você já sabe como é feito o cálculo do preço do seguro. É importante ressaltar que é primordial que não seja omitida nenhuma informação, pois se isso acontecer, a seguradora tem o direito de se negar a pagar a indenização. Logo, diga sempre a verdade a respeito da sua rotina e do seu estado de saúde.

Agora que tal fazer o estudo da sua proteção financeira com a gente e reforçar o seu planejamento financeiro pessoal e familiar? Envie os dados clicando aqui!

Este post foi útil para você? Aprendeu como calcular o seguro? Então, siga nossas redes sociais e fique por dentro de nossas atualizações: estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, Google+, Twitter e YouTube!

Nos somos a Alliate, uma corretora de seguros que atua com seguros de proteção financeira, seguro fiança, seguro garantia, consórcio, além, dos seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This