Mitigação de Riscos

Tive minha casa roubada, e agora? Veja o que fazer!

casa roubada
Escrito por Eusebio Garcia

Sabe o que fazer se você tiver a sua casa roubada? A criminalidade tornou-se uma situação agravante em nosso país, que cresce a cada dia.

Por isso, investir na própria segurança ainda é um dos melhores métodos para evitar possíveis consequências, como ter a casa roubada, por exemplo.

Além das perdas financeiras, os roubos podem causar vários traumas relacionados à falta de tranquilidade em morar em determinado lugar. Contudo, o que fazer quando a sua casa é vítima da ação de assaltantes?

Minha casa foi roubada, e agora?

Nessas horas, manter a calma e contatar imediatamente a polícia é o primeiro passo.

Lembre-se de não tocar em nada, considerando que pode interferir nas impressões digitais e, assim, no trabalho de investigação. Caso tenha seguro residencial, é importante também acioná-lo de imediato para que as devidas providências sejam tomadas.

Por outro lado, existem algumas ações que podem ser levadas em consideração para que este tipo de transtorno não bata em sua porta. Confira as dicas a seguir e descubra como evitar que sua casa seja roubada!

Tranque bem as portas e janelas e evite ter a casa roubada

Uma simples porta ou janela destrancada é o convite perfeito para um assalto. Instalar também portas resistentes é uma ótima dica para quem deseja aumentar a segurança da casa, principalmente quando ela fica sozinha.

Além disso, contar com o auxílio de uma boa fechadura faz toda a diferença, já que são mais complicadas de serem destravadas, exigindo maior tempo e conhecimento dos ladrões.

Se você está acostumado a deixar a chave escondida é melhor pensar duas vezes. Esse gesto também facilita o roubo, considerando que os criminosos podem analisar sua rotina e descobrir alguns hábitos como esse. 

Invista em um sistema de alarme e câmeras de monitoramento de qualidade e confiança.

Um sistema integrado de automação com câmera, alarme e sensores de abertura e presença de qualidade. 

Este sistema de alarme com câmera que permite visualizar, interagir e controlar, de onde você estiver, inclusive através do seu celular o que acontece em sua residência em tempo real. 

O sistema permite que você veja e converse com quem está no local, permite receber avisos de invasão e ainda ativar e desativar o alarme a qualquer hora, sempre que deseja. 

Os alarmes e câmeras de monitoramento ainda são a melhor alternativa para evitar que uma casa seja roubada.

Mais do que intimidar, as placas e sistemas de monitoramento garantem maior tranquilidade a toda família. Atualmente, é possível contar com a ajuda da tecnologia por meio de simples aplicativos até sistemas avançados.

Avise os vizinhos quando viajar

Avisar os vizinhos durante as suas viagens é uma excelente medida de segurança. Caso ocorra alguma movimentação inesperada, a polícia poderá ser avisada com maior rapidez.

Para colocar isso em prática, alerte a pessoa que mora ao seu lado sobre sua ausência ou crie grupos no celular, em que todos podem colaborar para monitorar suas residências.

Invista em iluminação de qualidade em pontos estratégicos

A falta de iluminação é um dos fatores que os assaltantes levam em consideração antes de entrar em ação. Corredores e fachadas escuras facilitam a entrada e esconderijo dos ladrões, sendo crucial analisar quais pontos da casa estão vulneráveis.

Entretanto, em vez de espalhar lâmpadas por toda a residência, coloque sensores de presença que, além de economizarem energia, denunciam a passagem de qualquer pessoa.

Não se esqueça também de manter sempre o jardim bem iluminado, caso tenha, evitando plantas grandes ou objetos como escadas. 

Tenha um seguro residencial 

Com segurança não se brinca. Por isso, ainda que você invista em alternativas como as citadas acima para proteger sua casa, ainda existem chances de um assalto ocorrer.

Com isso, ter um seguro residencial é, sem dúvidas, a saída mais viável e que trará menos prejuízos financeiros, incluindo a recuperação do valor dos bens, por exemplo.

Como mostramos, a prevenção é o melhor remédio contra a violência. Gostou das nossas dicas para não ter uma casa roubada?

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de compartilhar uma sugestão? Deixe o seu comentário em nosso post!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This