Gestão de Pessoas

Como criar um pacote de benefícios para funcionários de PMEs?

Pacote de benefícios
Escrito por Eusebio Garcia

Apesar da alta taxa de desemprego em nosso país, a mão de obra qualificada é escassa e os profissionais mais capacitados são muito disputados. Por esse motivo, as organizações investem tantos em recursos para conquistar e reter talentos. Um dos principais meios é o pacote de benefícios para funcionários. Essa é uma maneira de mostrar que a empresa tem a percepção do que é realmente relevante para a equipe e que se importa com o seu bem-estar.

O pacote de benefícios consiste em ofertar vantagens, a fim de gerar interesse no colaborador para que ele continue trabalhando no mesmo emprego. Logo, o ganho se reflete no aumento da satisfação dos funcionários e, consequentemente, na produtividade e na menor rotatividade.

Neste post, daremos dicas de como montar um pacote de benefícios para as PMEs. Acompanhe!

Powered by Rock Convert

Assistência Médica e Odontológica

Esse é um dos benefícios mais comuns e mais desejado pelos funcionários. Segundo pesquisa do site da Exame, 99,8% das empresas investem nessa assistência. A sensação de segurança transmitida aos profissionais é o grande diferencial do plano de saúde, sendo uma necessidade básica de qualquer indivíduo. Por isso, continua sendo popular. Inclusive, é exigido pelos sindicatos e pelos próprios profissionais.

A verdade é que ele custa em média entre 5% e 10% da folha de pagamento do funcionário, então, é necessário planejá-lo com muita atenção. Logo, por conta do alto custo, aproximadamente 70% das empresas já redesenharam esse benefício. Dessa forma, também é possível manter a saúde financeira do negócio.

Há também a assistência odontológica, que é muito utilizada e tem efeitos parecidos com os do plano de saúde, trazendo bem-estar e segurança aos colaboradores. A boa notícia é que é possível compartilhar os custos do tratamento odontológico.

O plano normalmente cobre 90% das necessidades de tratamentos odontológicos que uma pessoa necessite ao longo da vida como consulta, urgência e emergência 24 horas, restaurações (Obturações), tratamento de canal (endodontia), extração, limpeza de tártaro, cirurgias, odontopediatria (tratamento para crianças até 14 anos), Raio X…etc. 

O plano odontológico é um beneficio barato e agrada muito os colaboradores uma vez que os tratamentos particulares são extremamente caros e comprometem o orçamento gerando insatisfação.

Estes são dois incentivos que não podem ficar fora do pacote de benefícios da sua empresa.

Vale-cultura

Na prática, o vale-cultura é um pagamento extra feito ao trabalhador. Como forma de benefício, é entregue em um cartão magnético. Mensalmente, um valor é acrescido no cartão para que o colaborador possa gastar com eventos, livros, ingressos, filmes etc. 

Esse benefício não precisa ser consumido mensalmente e é cumulativo, podendo ser usado em eventos maiores. Além disso, ele não é adicionado ao pagamento em forma de salário, o que faz com que benefício não tenha impostos.

Vale refeição / alimentação

Entre os benefícios corporativos, o vale-refeição e o vale-alimentação é uma excelente opção. Ele possibilita que os colaboradores tenham um montante oferecido pela organização para almoçar a trabalho como o Vale-refeição e para adquirir produtos e alimentos em supermercados, mercearias, padarias e açougues, por exemplo com o Vale-alimentação.

Além de aumentar a renda dos colaboradores, possibilita que eles tenham uma alimentação mais saudável. A organização tem como vantagem a isenção de encargos sociais, como o INSS e o FGTS, sobre os valores disponibilizados.

Vale-transporte

Esse é um ótimo benefício, que faz com que o trabalhador não precise gastar mais do que 6% do seu salário com despesas de transporte de sua residência até o trabalho e vice-versa. A quantia da despesa que passar dos 6% é de responsabilidade da empresa.

Destacamos que, no pacote de benefícios para funcionários, os benefícios obrigatórios são vale-transporte, férias remuneradas, décimo terceiro salário, fundo de garantia, adicional noturno e os presumidos na convenção coletiva de cada categoria de função. Já os benefícios opcionais são os vales alimentação e refeição, o auxílio creche, a assistência médica, assistência odontológica, bolsas de estudo, o vale-cultura, entre outros. Os benefícios opcionais são os que fazem a diferença e elevam o grau de felicidade e comprometimentos dos funcionários para com a empresa. 

Lembrando que, para otimizar os benefícios dos seus funcionários, é muito importante contar com uma corretora de seguros de qualidade e bem-conceituada no mercado, como a Alliate.

Ajudamos você a desenhar o pacote de benefícios da sua empresa dentro do orçamento que a empresa possui e fazemos toda a administração e manutenção para você focar no que realmente interesse para gerar mais receita a sua empresa.

Agora que você sabe como criar um pacote de benefícios para funcionários de PME, basta acessar nossa página e falar com a gente que cuidaremos de tudo!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This