Gestão de Pessoas

Como melhorar a relação entre empresa e funcionário?

Como melhorar a relação entre empresa e funcionário
Escrito por Eusebio Garcia

As empresas de sucesso sempre estão voltadas em como melhorar a relação entre empresa e funcionário. 

Não há dúvidas sobre a importância de uma boa relação entre empresa e funcionário para sua motivação e produtividade. Um colaborador contente com seu trabalho tende a engajar-se mais com a organização, mostrando maior comprometimento.

Ainda que sejam claros os efeitos resultantes de uma equipe satisfeita e motivada, existem incertezas sobre como a empresa pode alcançar um bom relacionamento. Dessa forma, separamos neste post os pontos fundamentais que devem ser observados. Vamos a eles.

Investimentos em qualidade de vida

Há muito tempo que o papel de uma empresa com seus colaboradores vai além da recompensação estritamente financeira.

É preciso que a empresa busque o bem-estar de seus funcionários, uma vez que isso denota uma preocupação da organização com a qualidade de vida de seus integrantes, e tem como consequência o aumento da produtividade.

Não veja como despesa e sim investimento as ações de como melhorar a relação entre empresa e funcionário. Investimento que melhora inclusive a percepção de atendimento de seus clientes.

Flexibilização do trabalho

Jornadas de trabalho exaustivas, supervisão excessivamente rígida e falta de confiança no colaborador podem desmotivá-lo e fazer com que ele faça sua função apenas por obrigação.

Por isso, é importante respeitar os períodos de folga (como os fins de semana) e buscar flexibilizar a jornada de trabalho. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio da aplicação de banco de horas, oferecendo maior liberdade para o colaborador organizar o uso do seu tempo.

Inclusão da família

Uma empresa que se preocupa com a qualidade de vida dos familiares de um colaborador apresenta um imenso diferencial. Para isso, é indicado a promoção de ações que tragam benefícios não somente para o funcionário, mas também para seus familiares.

Eventos recreativos que incluam os familiares dos colaboradores e programas de auxílio no pagamento de creches são bons exemplos de ações que atendem este objetivo.

Incentivo a uma vida saudável

Um colaborador com a saúde debilitada pode apresentar dificuldade em desempenhar suas funções de maneira adequada, além de prejudicar sua motivação e qualidade de vida.

Assim, ofertar planos de saúde e cursos que incentivem a prática de exercícios e a boa alimentação são ótimas opções para a empresa ajudar seus colaboradores a terem menos problemas de saúde.

Reconhecimento profissional

Para que um funcionário tenha orgulho de trabalhar e seja estimulado, é fundamental que ele se sinta valorizado na organização. É imprescindível que a empresa gratifique o bom rendimento e esforço de seus colaboradores.

O reconhecimento pode ser demonstrado por meio de recompensações financeiras. Tais como a participação de lucros, oferta de sociedade e gratificações para inovações que tenham resultados positivos para a organização.

Além disso, é importante identificar os pontos fortes de cada colaborador e quais são os talentos da empresa. Dessa maneira, é possível incentivar e estimulá-los com investimentos em seu desenvolvimento profissional. Isto pode ser realizado com treinamentos, cursos e comissões.

Ambiente de trabalho estimulante

Um ambiente sujo, desorganizado e mal gerenciado pode ser determinante em desestimular uma equipe. Por causa disso, é imperativo que se busque um ambiente higienizado e atraente.

Deve-se estar atento também à comunicação interna, evitando boatos dentro da empresa e fortalecendo o diálogo entre empresa e funcionário.

Muitos fatores afetam a relação entre empresa e funcionário, mas, com empenho e competência, é possível fazer com que a equipe vista a camisa e trabalhe com dedicação.

Gostou do artigo Como melhorar a relação entre empresa e funcionário? Ele te ajudou a entender como aprimorar o relacionamento da organização com o colaborador? Dissemine o conhecimento compartilhando com seus contatos nas redes sociais!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This