Consórcio

Consórcio imobiliário e suas vantagens

consórcio_imobiliário
Escrito por Eusebio Garcia

O consórcio imobiliário é uma modalidade de compra que vem se popularizando nos últimos anos e o setor cresceu 14% em 2022.

Nesse sistema, um grupo de pessoas se une com o objetivo de adquirir um bem imóvel, pagando mensalmente uma parcela para a administradora do consórcio.

A cada mês, uma pessoa é contemplada por sorteio ou lance e recebe o crédito para a compra do imóvel.

Com o consórcio você não é um devedor e sim um credor. 

A seguir, elencarei algumas das principais vantagens do consórcio imobiliário:

Planejamento financeiro

O consórcio imobiliário é uma excelente alternativa para quem deseja planejar a compra de um imóvel a longo prazo.

Como as parcelas são fixas, portanto, é possível se organizar financeiramente para realizar a compra de um terreno ou imóvel sem ficar refém de parcelas elevadas durante 30 anos.

Flexibilidade

Outra vantagem do consórcio é a flexibilidade para escolher o valor do crédito e o prazo de pagamento. Dessa forma, é possível se adequar à realidade financeira de cada participante.

É possivel também com a flexibilidade que o consórcio proporciona a aquisição seja de um terreno, casa, apartamento, fazenda ou simplesmente para construir ou reformar. 

Menor custo

Em geral, a taxa de administração cobrada no consórcio imobiliário é infinitamente menores do que os praticados em outras modalidades de crédito, em especial o financiamento bancário.

Além disso, não há cobrança de taxa de juros sobre o valor total do imóvel, o que torna o consórcio mais atrativo e vantajoso em termos de custo-benefício.

 

“Consórcios ganham força no Brasil com 2,95 milhões de novas cotas em 2022”

 

Ausência de entrada

Diferentemente de um financiamento, no consórcio imobiliário não é preciso dar uma entrada para contratar a cota.

Assim, isso facilita o acesso ao crédito, principalmente para quem não possui uma quantia significativa de dinheiro para investir na compra do imóvel.

Possibilidade de antecipação das parcelas

Quem possui recursos financeiros disponíveis pode antecipar as parcelas do consórcio imobiliário e, assim, aumentar as chances de ser contemplado por lance.

Essa é uma forma de acelerar o processo de compra do imóvel.

Sorteios e lances

O consórcio imobiliário oferece duas formas de contemplação: sorteio e lance.

O sorteio é realizado mensalmente e todos os participantes concorrem de forma igualitária.

Já o lance consiste na oferta de uma quantia maior de dinheiro para antecipar a contemplação.

Possibilidade de utilização do FGTS

Quem participa do consórcio imobiliário pode utilizar o FGTS para quitar parte das parcelas ou até mesmo para dar um lance. Essa é uma opção interessante para quem deseja acelerar o processo de compra do imóvel e a regra é a mesma utilizada no financiamento imobiliário, onde o FGTS pode ser utilizado na aquisição do primeiro imóvel.

Em resumo, o consórcio imobiliário é uma modalidade de compra que oferece diversas vantagens para quem deseja adquirir um imóvel. É uma forma flexível e econômica de planejar a aquisição desse bem tão desejado.

O consórcio imobiliário é um instrumento financeiro que proporciona o acesso a aquisição de um imóvel sem os juros praticados pelos bancos. É planejamento e quem se planeja tem a possibilidade de economizar muito dinheiro.

Nos somos a Alliate, uma corretora de seguros que atua com seguros pessoais, patrimoniais e consórcio. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

Fale com a gente

Fale com a gente

 

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This