Gestão de Pessoas

Como acertar na contratação de novos funcionários?

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Escrito por Eusebio Garcia

Acertar na contratação de novos funcionários é uma das maiores obrigações do RH, afinal, se não for assim, a empresa ficará repleta de pessoas incompetentes. Por isso, o recrutamento e seleção é considerado uma atividade-chave desse departamento.

Entretanto, muitas pessoas ainda possuem dificuldade em realizar essa tarefa, seja por não saber analisar a vaga em aberto ou por não saber como estruturar um processo assertivo — duas coisas indispensáveis para a contratação.

Pensando nisso, criamos um post para você, trazendo algumas dicas de como acertar na contratação de novos funcionários. Continue lendo e fique por dentro do assunto!

Analise, minuciosamente, o cargo em aberto

O primeiro passo para uma ótima contratação é investigar todas as competências que o cargo demanda, ou melhor, o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes que serão necessários para o seu ocupante — isso é a análise de cargo.

Assim, você conseguirá criar um perfil, especificando claramente as características que o profissional deverá possuir. Com isso, todo o processo ganha mais fluidez, contribuindo para diminuir o tempo e dinheiro investidos no processo.

Imagine a vaga de consultor de vendas, quais conhecimentos (inglês, cursos, etc.) são importantes? Quais habilidades (comunicação, liderança, etc.) o ocupante deverá ter? Quais atitudes (pontualidade, motivação, etc.) serão indispensáveis?

Comunique as vagas em aberto com eficiência

Você já parou para imaginar que seu principal canal de comunicação de vagas em aberto talvez não seja o mais eficiente? Isso é algo muito importante de se considerar, pois, com uma comunicação melhor, será possível engajar mais candidatos.

Para definir o melhor canal de comunicação, é preciso segmentar o seu público-alvo. Você deve conhecer os sites, redes sociais e outras ferramentas que eles usam com mais frequência para buscar vagas de emprego antes de por em prática a sua estratégia.

Veja as ferramentas mais comuns para se comunicar com os candidatos:

  • redes sociais;
  • plataformas de recrutamento;
  • agências de emprego;
  • e-mail (o envio das vagas deve ser autorizado pelo candidato);
  • vídeos;
  • anúncios em jornais ou revistas (para cargos mais específicos).

Também é importante fazer uma boa descrição do cargo. Fale sobre os principais benefícios, sobre o salário competitivo, sobre a cultura e liderança da empresa e sobre a oportunidade de aprender e crescer no negócio.

 Estruture um processo de seleção bem-sucedido

O processo de seleção é composto de várias etapas. Imagine um funil: no topo entram muitos candidatos, mas, no fim, deve sair apenas um — o profissional que possui as competências mais parecidas com a descrição do cargo.

Para estruturar a seleção com sucesso, você deve pensar de forma estratégica e definir as principais etapas pelas quais os candidatos devem passar. As mais comuns são:

  • entrevista;
  • dinâmica em grupo;
  • teste psicológico;
  • teste de raciocínio lógico;
  • prova de conhecimento (português, matemática, atualidades etc.)
  • redação.

Para que você não fique perdido, é importante criar um cronograma, especificando a data e a duração de cada etapa. Além disso, envolva o superior imediato do cargo no máximo de atividades possíveis — isso é muito importante.

Nunca se esqueça: seu objetivo é encontrar um candidato que tenha competências adequadas à vaga em aberto e que tenha aderência à equipe de trabalho — caso contrário, só conseguirá engordar a taxa de Turnover.

Agora que você já sabe como acertar na contratação de novos funcionários, aproveite para continuar aprendendo: siga-nos nas redes sociais e fique sempre por dentro das novidades.

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Eusebio Garcia

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