Seguros

PMEs e MEI podem contratar plano de saúde. Entenda como funciona!

Escrito por Eusebio Garcia

Talvez você não saiba, mas é possível contratar um plano de saúde para as Pequenas e Médias Empresas e Micro Empreenderes Individuais (MEI). No entanto, alguns fatores devem ser considerados, como a qualidade dos serviços prestados das operadoras.

Por isso, é importante avaliar como será o atendimento dos seus colaboradores e qual será o custo desse benefício oferecido a eles, de modo que não afete o fluxo de caixa do negócio.

Sendo assim, viemos apresentar algumas orientações para que a contratação seja assertiva e boa para todos. Então, continue lendo o artigo para ficar bem informado. Vamos lá?

O plano de saúde empresarial é negociado conforme a demanda

Infelizmente, não existe uma tabela de preços para os planos de saúde se basearem nela. Dessa forma, cada operadora atua conforme as informações e o perfil da empresa.

No entanto, as mensalidades são pautadas na quantidade de vidas que entrarão no plano e em sua faixa etária, sendo divididas por categorias de acordo com o número em questão: 02 a 29 vidas, 30 a 99 vidas e acima de 100 vidas.

Logo, uma empresa que tem 20 colaboradores, mais seus dependentes, pagarão um valor. Já aquelas com mais de 60 funcionários receberão um orçamento diferente, com descontos melhores. Outro detalhe é quanto ao empregador, que poderá pagar de 100% a 25% do convênio médico para seus talentos.

Uma vez que as PMEs contam com reduções para poderem assegurar a saúde da sua equipe, os planos de saúde devem cobrir consultas, exames clínicos, internações, cirurgias, tratamentos e partos.

Entenda o funcionamento ao contratar o plano de saúde para PMEs e MEI

O funcionamento do plano de saúde para PME é parecido com os comuns. Contudo, a cobertura, os serviços e os tratamentos dependerão do que for contratado.

Por exemplo, há planos que cobrem médico, hospital, ambulatório e atividades mais complexas, incluindo internação em quarto individual, resgate aéreo e atendimento nacional em hospital de referência. Cada situação tem um preço diferente, e será o empresário quem definirá isso.

As operadoras proporcionam descontos mais atrativos para PME, podendo economizar até 35% na mensalidade em relação aos outros planos. Mais um benefício está na carência, que pode ser reduzida ou isentada, conforme a demanda dos colaboradores.

Todavia, saiba que, ao contratar um plano de saúde com CNPJ, esse deverá estar ativo na Receita Federal. Isso porque ele terá que obedecer ao número de dois a três funcionários registrados na empresa para a operadora fazer a venda. Além disso, no contrato, costuma-se inserir um tempo mínimo de permanência.

É possivel contratar plano de saúde para MEI também!

Descubra as maneiras de escolher o pacote ideal ao contratar o plano de saúde

Essa é uma dúvida frequente que a maioria dos pequenos empresários tem. Por isso, trouxemos algumas questões que devem ser respondidas e comparadas para que se sinta mais seguro ao optar pelo melhor plano e operadora. Veja!

  • Quais são as coberturas ofertadas pelas operadoras?
  • Qual é o tempo de carência?
  • Quais são os tipos de acomodações hospitalares?
  • Qual é a abrangência geográfica?
  • O colaborador terá presença ou não de coparticipação?
  • Como é o reajuste anual?
  • Qual é o preço da mensalidade?

Depois que essas questões forem levantadas, procure uma tabela de referência de cada plano, pois os valores serão determinados segundo essas repostas.

Ou seja, se você deseja proporcionar aos funcionários internação com quarto individual, o custo será maior — o mesmo vale para atendimento nacional. Do contrário, se o plano for regional e com duas pessoas na acomodação, ficará bem mais acessível.

Perante essas orientações, ao contratar um plano de saúde Pequenas e Médias Empresas, busque aquelas operadoras que têm expertise no mercado. Isso porque, ao investir na saúde de seus colaboradores, você estará investindo também na sua empresa.

Deseja mais informações? Entre em contato com nossa empresa para que possamos esclarecer qualquer dúvida.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This