Gestão de Pessoas

Os 4 principais desafios de uma gerente de RH e como superá-los

desafios de uma gerente de RH
Escrito por Eusebio Garcia

Você sabe quais os maiores desafios de uma gerente de RH? Existem muitos, afinal, o departamento é bastante extenso. Hoje, não basta encontrar o profissional certo, é necessário integrá-lo, capacitá-lo e acompanhá-lo todos os dias.

Além disso, é preciso desenvolver times que tenham sinergia, sejam inovadores e produtivos. Para superar esses desafios, é necessário conhecer as ferramentas certas, que vão desde softwares até melhorias estruturais.

Pensando em tudo isso, criamos um post para você entender mais sobre esses desafios. Continue a leitura e descubra como superá-los!

1. Encontrar profissionais de RH talentosos

Para desenvolver um departamento bem-sucedido, é preciso contratar os melhores profissionais e formar uma equipe relevante. Mas isso não é uma tarefa fácil. Na verdade, o Brasil está entre os cinco piores países do mundo para contratar talentos.

Para vencer esse desafio, é necessário utilizar a tecnologia correta e construir uma marca empregadora — utilizando técnicas de employer branding.

No caso da tecnologia, você deve adquirir um bom software de recrutamento e seleção. Com ele, é possível ter acesso a uma grande base de currículos, estruturar todo o processo seletivo, fazer a triagem inicial online e criar uma central única para comunicação.

No caso do employer branding, é preciso construir uma marca que engaje pessoas talentosas. Para isso, é necessário criar uma cultura de inovação, desenvolver o bem-estar no trabalho e transformar os atuais trabalhadores em verdadeiros embaixadores da marca.

2. Amenizar conflitos internos

Todo conflito é um grande problema para o RH, pois afeta os profissionais e a empresa de um modo geral. Em companhias com um elevado número de desentendimentos, os resultados positivos diminuem e o número de erros (e retrabalho) cresce.

Existem algumas táticas que podem contribuir para amenizar esse problema — lembrando que conflitos sempre vão existir, o objetivo é mitigar as ocorrências. Para isso, você deve implementar ações antes, durante e depois do ocorrido.

Desse modo, é necessário estar sempre atento a todo pequeno “foco” de conflito, eliminando-o antes que se transforme em algo assustador. Também é preciso investir no diálogo interno e na integração das equipes, otimizando então a sinergia no trabalho.

3. Obter um orçamento eficiente para o seu setor

Infelizmente, algumas empresas ainda veem a gestão de pessoas como uma fonte de custos. Esse visão míope tem deixado de existir, mais ainda é um dos maiores desafios de uma gerente de RH. Mas como conseguir um investimento maior?

Nesse caso, é importante contar com a ajuda de indicadores-chave de desempenho. Esses indicadores servem como uma métrica de crescimento, apontando como os investimentos na gestão de pessoas têm contribuído para melhorar o desempenho da empresa.

Veja alguns dos principais indicadores-chave de desempenho:

  • nível de absenteísmo;
  • rotatividade de talentos;
  • nível de satisfação dos empregados;
  • nível de satisfação dos clientes (funcionários treinados atendem bem aos clientes);
  • retorno Sobre Investimento;
  • nível de produtividade.

Crie uma apresentação eficiente com esses indicadores e apresente-a para a alta administração da companhia. Para isso, utilize recursos visuais (slides), treine a apresentação e tenha um objetivo claro para atingir.

4. Otimizar a produtividade da equipe de trabalho

Microsoft divulgou uma pesquisa que afirma que os profissionais passam cerca de 17 horas semanais de forma improdutiva. Isso é algo que certamente afeta a otimização de esforços e a lucratividade de qualquer companhia.

Para superar esse problema é necessário investir no bem-estar da equipe. Segundo pesquisa da Sodexo, empesas que fazem isso são 70% mais rentáveis e 86% mais produtivas.

Não é à toa que grandes corporações já investem em um ambiente de trabalho mais descontraído, flexível e inovador. O objetivo é deixar os funcionários à vontade para fazer o devem fazer: entregar resultados.

Agora que já conhece os principais desafios de uma gerente de RH e sabe como superá-los, aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba novos conteúdos em seu e-mail.

Veja também: Consultoria em planos de saúde: como ela pode ajudar a sua empresa

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This