Gestão de Pessoas

Descubra o que é People Analytics e transforme a sua gestão de pessoas

People Analytics
Escrito por Eusebio Garcia

Não é novidade que a tecnologia trouxe inúmeros ganhos às empresas. Recentemente, esses benefícios chegaram a áreas “humanas” das corporações, como o RH, que passou a usar dados de forma mais intensiva para aperfeiçoar sua atuação: o People Analytics.

As vantagens do uso desse tipo de informação na gestão de pessoas são irrefutáveis e, por isso, o People Analytics já se mostra uma ferramenta estabelecida.

Uma pesquisa de 2018 da consultoria Deloitte, com mais de 11 mil executivos por todo o mundo, apontou que 84% dos respondentes veem o People Analytics como importante ou muito importante.

Assim, vamos explicar melhor esse conceito e de que maneira ele pode ser aplicado à gestão de pessoas da sua empresa de forma eficaz. Acompanhe!

Afinal, o que é People Analytics?

Os negócios usam desde sempre as informações disponíveis para alavancar seus resultados. Em um supermercado, por exemplo, os dados de vendas e de comportamento do consumidor ajudam a definir o mix de produtos, a posição deles nas gôndolas, a ordem dos corredores, entre outros.

O People Analytics segue basicamente o mesmo princípio. Envolve, portanto, a coleta, tratamento e análise de dados com o objetivo de melhorar a gestão de pessoas.

É claro que existem softwares que auxiliam muito nesse processo, mas o mais importante aqui é delimitar quais questões a empresa quer tratar e que tipo de informação pode fornecer insights para encontrar soluções.

Vamos imaginar que a empresa está com um turnover alto. Por meio do People Analytics, é possível descobrir quais setores têm maior taxa de rotatividade e usar dados com a finalidade de analisar o perfil dos colaboradores, as práticas do gestor ou identificar fatores de insatisfação. Assim, pode-se propor soluções cujos resultados serão depois igualmente medidos.

O que é preciso para implementar o People Analytics na sua empresa?

O primeiro passo é capacitar os profissionais envolvidos no processo. Isso não significa apenas fornecer um treinamento técnico, que ensine a usar as ferramentas disponíveis, mas também trabalhar uma mudança de mentalidade, já que as respostas podem ser surpreendentes.

Além disso, qualquer projeto que queira alcançar resultados precisa fazer um planejamento estratégico, detalhando:

  • os problemas que se quer resolver;
  • as informações que podem fornecer essas respostas;
  • a forma que os dados serão coletados;
  • de que maneira as informações serão organizadas;
  • quem e como serão gerados os insights a fim de solucionar os problemas;
  • o modo que essas informações serão trabalhadas com os gestores e as equipes.

Como o People Analytics pode transformar a gestão de pessoas?

O uso potencial do People Analytics é muito vasto, já que é possível aplicar a ciência de dados a fim de obter virtualmente qualquer métrica desejada. O mais interessante, porém, é que ele permite quantificar sentimentos e comportamentos.

Até então era praticamente impossível mensurar essas dimensões, ou elas não eram consideradas na gestão de pessoas, ou eram decididas com base em pesquisas — ou seja, a partir do que as pessoas falam e não do que fazem.

Assim, ao ter dados de como os candidatos se manifestam nas redes sociais, por exemplo, é mais fácil definir se eles estão alinhados à cultura da sua empresa do que tentar descobrir isso apenas com base em uma entrevista de uma hora.

Dessa forma, o People Analytics pode trazer vantagens a diversos campos de atuação do RH:

  • atração e retenção de talentos;
  • redução de turnover;
  • melhora no clima organizacional;
  • redução no número de faltas;
  • aumento do engajamento dos colaboradores.

Agora você já conhece melhor o conceito de People Analytics e pode começar a aplicá-lo na sua empresa, obtendo todos os benefícios que ele oferece.

Empodere sua área de Recursos Humanos!

O conhecimento nunca é demais quando se trata de gestão de pessoas. Por isso, continue a leitura e conheça 3 passos simples para implementar o RH estratégico em sua empresa.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This