Gestão de Pessoas

Doença ocupacional: descubra agora como evitar na empresa

Doença ocupacional
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

De acordo com o que está definido na Lei nº 8.213/1991, a doença ocupacional é aquela “produzida ou desencadeada” pelo exercício do trabalho peculiar à determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

Seja qual for o seu trabalho, é muito provável que você passe boa parte do seu dia nele. Por isso, não é de espantar que surjam males relacionados às atividades que você exerce. É a chamada doença ocupacional.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as principais doenças ocupacionais, suas possíveis causas e dar algumas dicas para evitar que aconteçam. Acompanhe!

Quais são as principais doenças ocupacionais?

Embora seja extensa, a lista elaborada pelo Ministério do Trabalho ainda não cobre todas as doenças ocupacionais, uma vez que podem existir outras enfermidades que tenham relação com o trabalho.

Vamos destacar aqui as mais recorrentes e que costumam gerar afastamento do trabalhador das suas atividades.

Lesão por esforço repetitivo (LER)

A LER é uma doença muito comum, especialmente nos dias atuais, com o uso excessivo dos computadores e outras máquinas.

É uma doença causada por atividades com movimentos repetitivos e contínuos. É o caso, por exemplo, da tendinite, bursite, síndrome do túnel do carpo e mialgias.

Para prevenir a LER, recomenda-se o uso de equipamentos ergonômicos, com descanso para os pés, no caso de quem passa muito tempo sentado, e apoio para o pulso, para aliviar o esforço de quem digita muito.

Além disso, deve-se fazer pausas no trabalho e praticar a ginástica laboral, com o objetivo de fortalecer articulações e músculos afetados pelos esforços repetitivos.

Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT)

A DORT abrange todos os tipos de doença que decorrem de esforço excessivo, mesmo que não seja repetitivo. Eles decorrem, principalmente, de má postura, riscos ambientais e de sobrecarga de esforço físico.

Assim como a LER, isso pode causar mialgias, tendinites, bursites, dedo em gatilho, dores crônicas e dor nas costas, conhecida como dorsalgia, que pode estar relacionada à obesidade, estresse ou até a uma hérnia de disco.

Para prevenir a DORT, é importante ter um profissional habilitado para orientar o trabalhador em relação às melhores práticas para o desempenho de suas atividades. Além disso, é importante reduzir os riscos ambientais e, por vezes, interromper as atividades que estão provocando a dor.

Por fim, a prática regular de atividades físicas também é uma forma de prevenir a ocorrência de problemas.

Dermatose ocupacional

A dermatose ocupacional se caracteriza por alterações na pele e mucosa e englobam doenças como dermatite de contato, câncer de pele, infecções e ulcerações. Esses problemas geralmente são causados pela exposição do trabalhador a determinados agentes químicos, físicos ou biológicos.

Para esse caso, o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas, e é fundamental para impedir o contato com esses produtos.

Além disso, é importante orientar corretamente os funcionários e solicitar exames médicos para detectar o que está causando a alergia.

Problemas de visão

A visão é muito suscetível a riscos presentes no ambiente de trabalho, como excesso de esforço e exposição a agentes nocivos.

É mais comum em trabalhadores que exercem suas atividades à noite e ficam mais propensos a uma desregulação hormonal.

Entre as doenças mais comuns estão a conjuntivite, visão embaçada, catarata, dores de cabeça ou, até mesmo, a perda da visão, em casos mais graves.

A prevenção passa principalmente pela melhoria no ambiente e nas condições de trabalho e, quando for o caso, pelo uso de EPIs.

Problemas de audição

Os problemas de audição podem ser desenvolvidos por exposição contínua e intensa a ruídos.

Como isso não está ligado a uma atividade ou função específica, é considerada uma doença do trabalho e não profissional. Assim, qualquer colaborador na mesma condição ou no mesmo ambiente pode ser afetado, independentemente de sua função.

As atividades que mais expõem trabalhadores a ruídos são a mineração, a construção civil, o trabalho em aeroportos e a operação de máquinas e equipamentos diversos. Por isso, o uso adequado dos EPIs é a melhor forma de prevenir a perda da sensibilidade auditiva.

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

Doenças psicossociais

O surgimento de doenças psicossociais relacionadas ao trabalho está cada vez mais maior e as empresas precisam estar atentas a isso. Entre os males mais comuns estão pressão alta, gastrite, úlceras, síndrome de Burnout e depressão.

São doenças que podem ser derivadas de situações desgastantes no ambiente de trabalho e a melhor forma de preveni-las é valorizando a dimensão humana do trabalhador.

Assim, é preciso entender quais são os fatores que as desencadeiam a fim de controlá-los. Além disso, é preciso procurar algo que motive os colaboradores.

Como evitar a doença ocupacional?

Como vimos, cada tipo de doença tem formas próprias de prevenção. No entanto, algumas dicas valem para todas — ou quase todas — as situações. Veja mais a seguir.

Use móveis ergonômicos

O corpo humano não foi feito para passar oito horas seguidas sentado, todos os dias. Por isso, é preciso oferecer móveis ergonômicos, que promovam a postura adequada do trabalhador e não prejudiquem seu corpo, causando problemas na coluna, nas articulações etc.

Promova o diálogo

Se a sua empresa ainda tem aquela figura do chefe intimidador, em que só ele tem razão, é preciso dizer que esse é um conceito ultrapassado. Essas companhias têm alta taxa de rotatividade, uma vez que ninguém mais quer ficar nesse tipo de ambiente.

Além disso, elas têm altas taxas de absenteísmo relacionadas a doenças ocupacionais, decorrentes de um ambiente de trabalho hostil. Por isso, a liderança deve abrir espaço para o diálogo, entendendo as necessidades dos trabalhadores e ouvindo sugestões de melhorias. Todos têm a ganhar com isso.

Valorize a saúde do colaborador

Um colaborador saudável é mais produtivo, mais satisfeito e falta menos. Por isso, cuide da saúde da sua equipe. Isso pode ser feito de diversas maneiras, como:

  • oferecendo um bom plano de saúde
  • implementando programas que estimulem a vida saudável
  • criando um ambiente agradável de trabalho
  • incentivando os colaboradores a fazerem atividades físicas
  • investindo na ginástica laboral
  • incentivando pequenas pausas durante o trabalho

Humanize o ambiente de trabalho

No fim do dia, não se esqueça de que você está lidando com seres humanos.

Goste você ou não, os problemas dos seus colaboradores vão parar na sua mesa de uma forma ou de outra. Por isso, adote uma postura humana no relacionamento com a sua equipe.

Todo mundo tem problemas pessoais de vez em quando — enquanto um precisa levar um filho ao médico, outro fica doente, precisa dar assistência aos pais e por aí vai.

Portanto, é importante que os trabalhadores saibam que existe espaço para cuidar desse tipo de questão vez ou outra.

Considere seriamente contratar o plano de saúde empresarial mais adequado como um benefício para os seus funcionários. É possível fazer uma diferenciação por cargo e escolher entre os que têm co-participação, reduzindo os custos da empresa e evitando o uso indiscriminado.

Para escolher o melhor plano, você pode contar com toda a expertise da Alliate nesse assunto!

Assim, vimos como a doença ocupacional prejudica o trabalhador e a empresa e aprendemos como evitar sua ocorrência. Não se esqueça de que a oferta de um bom plano de saúde é essencial para manter os funcionários saudáveis e motivados.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os impactos da doença ocupacional frente a sinistralidade do plano de saúde? Entre em contato com a Alliate agora mesmo!

Nos somos a Alliate, uma consultoria de benefícios que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

Fale com a gente

Fale com a gente

seguro-automovel-premium

seguro-automovel-premium-porto-seguro

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This