Seguros

Conheça 5 dicas importantes de como economizar combustível!

economizar combustível
Escrito por Eusebio Garcia

O preço da gasolina, álcool ou diesel está pesando no seu orçamento?

É verdade que vivemos em um país com impostos altíssimos que impactam diretamente nos preços dos combustíveis. Mas saiba que, com algumas mudanças de hábitos, é possível fazer uma boa economia.

Além de ser um bom motorista, existem outros detalhes que, se observados, ajudarão você a ter uma economia efetiva no consumo e a gastar menos no posto de gasolina.

Saiba como economizar combustível seguindo as dicas abaixo. Você pode economizar até 25%! Interessante? Então vamos lá!

1. Mantenha os pneus calibrados

Os pneus são responsáveis por até 20% do consumo de combustível, portanto, é importante mantê-los adequadamente calibrados.

Com pouco ar, eles aumentam o consumo, mas também não podem ser cheios demais para não perder a aderência ao asfalto.

Consulte o manual do veículo para saber a pressão exata para os pneus traseiros e dianteiros e não se esqueça do alinhamento e balanceamento do veículo.

Carros desalinhados também exigem mais esforço do motor.

2. Tente manter uma velocidade constante

É importante estar sempre atento ao trânsito e conservar uma distância suficiente para evitar as freadas bruscas.

Procure manter uma celeridade constante, preferencialmente que não ultrapasse muito os 80 km/h, pois o consumo pode aumentar em até 20% em velocidades mais altas.

Fique atento também à troca de marchas, que deve sempre ser efetuada na velocidade adequada para não forçar o motor.

3. Deixe os vidros fechados para economizar combustível

Janelas abertas em alta velocidade também cooperam bastante para o aumento do consumo, já que o vento amplia a resistência aerodinâmica do veículo, forçando o motor a trabalhar mais.

Se for usar o ar-condicionado, abra as janelas para reduzir o ar quente no interior antes de ligá-lo e não o use com os vidros abertos.

4. Livre-se do peso desnecessário

Quanto mais pesado o veículo, mais energia é gasta na aceleração. Portanto, retiro do carro tudo o que não será utilizado: bagageiros, suportes para bicicleta ou qualquer peso desnecessário no porta-malas.

Além disso, é bom consultar um especialista antes de instalar acessórios externos, que podem influenciar na aerodinâmica, aumentando o consumo de combustível.

Este detalhe visa a segurança dos ocupantes do veículo, bem como, economia para seu bolso.

5. Troque as velas com regularidade

A quilometragem recomendada para a troca de velas muda de acordo com o modelo do veículo e varia entre 15 mil e 100 mil km. Fique atento, pois elas são responsáveis pela geração da energia que inicia a queima da mistura ar/combustível. Se as velas estiverem em más condições, podem aumentar a quantidade de combustível injetado.

Estes são os principais motivos do aumento do consumo de combustível. Lembre-se de, sempre que possível, maneirar no uso de eletrônicos ligados ao carro, desligar o motor quando o trânsito estiver parado e descer os morros com o carro engrenado. Afinal, economizar combustível não só ajuda nas suas finanças como ainda é uma forma de preservar o meio ambiente, evitando a emissão de gases poluentes.

Gostou das dicas? Ajude também seus amigos a entenderem como economizar combustível compartilhando este conteúdo nas suas redes sociais por meio dos links abaixo.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This