Seguros

Descubra tudo o que faz uma empresa de seguros

empresa de seguros
Escrito por Eusebio Garcia

A atividade das empresas de seguro é um tema que gera bastante confusão. Ainda mais com os termos seguradora e corretora circulando no mercado.

Quando o assunto é empresa de seguro, não é tudo igual. Apesar de ambas trabalharem com seguros, entre ele os de saúde, elas são classificadas distintamente. Para a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) — órgão que determina as regras para atuação e fiscaliza as empresas do setor —, elas precisam ser autorizadas e certificadas a trabalharem com esse tipo produto através da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Entenda as diferenças entre elas,

Seguradoras x Corretora de Seguros

Mas, afinal qual a diferença entre seguradora e corretora de seguros? A grande confusão normalmente ocorre porque as pessoas acreditam que ambas desempenham o papel de seguradoras.

Contudo, a seguradora é a responsável pelo produto passível de seguro, ou seja, quem possui o serviço e assume todos os riscos. Ela é quem garante a indenização ou atendimento do segurado pessoa física ou pessoa jurídica, caso haja cobertura pela apólice.

A corretora de seguros é uma empresa também legalmente habilitada e autorizada a operar pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Ela comercializa os produtos da seguradora e firma o contratos de seguros, as conhecidas apólices de seguros — A corretora representa o segurado e não a seguradora. O trabalho da corretora de seguros vai muito alem da mera intermediação entre as partes. A corretora é a responsável por fazer a analise correta do melhor seguro, defender os direitos dos segurados e proporcionar maior segurança e eficácia, tanto na contratação quanto na utilização da apólice de seguro. Ela tem como obrigação esclarecer aos segurados seus direitos e suas obrigações, bem como agir como consultor de riscos, analisando e identificando necessidades do consumidor para posteriormente encontrar, através de uma apólice de seguro, uma solução que traga maior segurança e tranquilidade ao segurado.

Para que você possa entender melhor, veja um exemplo real. Vamos supor que a sua empresa queira contratar o seguro-saúde para os funcionários. Ela pode procurar uma corretora de seguros, em especial uma que detenha expertise em consultoria neste ramo de seguro e que verificará quais são os produtos disponíveis no mercado e que atendam a necessidade da organização. Esse seguro é disponibilizado por uma seguradora.

Então, depois de decidir qual produto contratar basta informar a corretora que ela fará a intermediação para que a empresa adquira o seguro da seguradora escolhida. Sempre que os funcionários utilizarem o seguro-saúde e precisarem de reembolso, o valor será disponibilizado pela seguradora. Ela também prestará todo o suporte, entretanto a corretora pode ajudar com alguns processos, como por exemplo, cadastro, autorizações de atendimento, esclarecendo dúvidas, comitê saúde, mitigação de risco, acompanhamento e ações para contenção e redução de sinistralidade, implantação, reimplantação, promoção a saúde, enfim, proporcionar a área de Recursos Humanos que foque no estratégico.

Vantagens de contar com uma corretora de seguros

A grande vantagem em contar com uma corretora para fazer a intermediação da negociação é o atendimento mais personalizado, focado nas necessidades. Porém, podemos elencar outras:

  • permite que as empresas escolham entre diferentes seguradoras, produtos, serviços, abrangência e preços diferenciados;
  • suporte especializado para explicar as cláusulas do contrato que muitas vezes são técnicas e cheias de detalhes;
  • as corretoras são muito mais próximas as empresas e garantem um atendimento mais rápido
  • expertise na negociação de reajustes e monitoramento da sinistralidade.
  • contencioso jurídico blindando o empregador frente as leis e resoluções normativas que regulam o setor
  • partilha conhecimentos técnicos
  • absorve demandas operacionais como cadastro e conferencia de faturas
  • realiza ações de promoção a saúde

As seguradoras também se beneficiam com o trabalho desenvolvido pelas corretoras, isso permite maior capilaridade com mais pontos e canais de venda. O ganho no atendimento também faz a diferença, por esse se tornar mais próximo ao usuário que contrata o seguro.

Como uma empresa de corretora de seguros pode ajudar uma organização

Sabendo das diferenças entre esses dois tipos de organização, fica mais fácil contratar um seguro adequado para os colaboradores, pois cada um deles auxiliará de uma maneira diferente. A corretora é capaz de auxiliar na escolha do produto mais adequado e presta todo o suporte necessário na contratação e pós vendas.

A seguradora assume todos os riscos do seguro vendido pela corretora e garante a cobertura contratada pela empresa. Dessa forma, os colaboradores podem contar com um benefício a mais, aumentando a motivação.

As empresas de seguro se complementam e essa parceria proporciona benefícios para ambas e para quem adquire os serviços. Sabendo das diferenças e o papel de cada uma, quando for contratar um seguro para a sua organização, saberá o caminho certo a percorrer.

Sempre antes de contratar um seguro, consulte se o corretor e a corretora que ira lhe atender possuem habilitação para comercializar seguros junto a SUSEP.

Ajude outras pessoas a sanarem suas dúvidas sobre o que faz uma empresa de seguros e a diferença entre as organizações desse ramo: compartilhe este post nas suas redes sociais.

Powered by Rock Convert

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This