Gestão de Pessoas

Fique por dentro dos benefícios da carta fiança no aluguel de imóveis

Carta fiança
Escrito por Eusebio Garcia

A falta do fiador pode ser um grande problema para quem deseja alugar um imóvel.

Para ajudar nessa questão, bancos e seguradoras disponibilizam opções de garantia. São primordiais as garantias financeiras para fechar um contrato de locação de um imóvel. Essa opção traz vantagens muito importantes, tanto para quem aluga quanto para quem está procurando um lugar para morar. É aí que entra a carta fiança ou carta de fiança locatícia!

Ela nada mais é que um contrato em que uma instituição bancária, faz o papel de fiador e assegura que o trato firmado entre o afiançado e seu credor seja cumprido. 

Neste post listaremos os benefícios da carta fiança para o proprietário do imóvel e para o locatário. Confira!

Segurança

Devido ao fato de a carta fiança ser um contrato e apresentar termos a serem cumpridos, ela oferece segurança total e garantia financeira ao proprietário do imóvel, que tem a certeza de que receberá as parcelas do aluguel. Portanto, mesmo que haja inadimplência por parte do locatário o proprietário do imóvel recebe os alugueis. Quem passa a pagar é a seguradora.

Tranquilidade

O pagamento, em caso de inadimplência, é feito diretamente pelo banco, que se transfere nos direitos do dono do imóvel e cobra do locatário o valor que foi desembolsado para pagar o débito junto ao locador.

Garantia de recebimento

A carta fiança é uma garantia mais concreta para o proprietário do imóvel — caso o inquilino não quite o pagamento do aluguel ou mesmo se houver a necessidade de ajuizamento de ação de despejo —, devido ao fato de o respaldo ser de uma seguradora e não de uma pessoa física.

Agilidade no processo

No Brasil, já é bem conhecida a fama dos bancos de serem burocráticos e complicados em alguns processos. É preciso encarar filas e ir inúmeras vezes ao estabelecimento, a fim de utilizar qualquer serviço oferecido pela instituição. Já a contratação feita através de uma corretora de seguros. Para isso, basta que sejam enviado ao corretor de seguros as informações básicas com dados do inquilino, endereço do imóvel, valor do aluguel…etc.

Mudança mais rápida

Não há nada mais incômodo e desanimador do que gostar de um imóvel e ter que passar por um longo processo de burocracia para fechar negócio e poder se mudar para o lugar desejado. Com a carta fiança, há uma grande agilidade do processo e o novo locatário pode ocupar o imóvel rapidamente. Isso é ótimo, não é mesmo? 

Por fim, a duração das garantias da carta fiança segue o tempo de vigência do contrato de locação. O proprietário que aluga um imóvel tem a segurança de receber o aluguel de forma garantida.

É importante ressaltar que a corretora de seguros faz a ponte entre as partes envolvidas e viabiliza o que é necessário para se obter a carta fiança e para que o negócio seja fechado com sucesso.

Para que não haja nenhuma dor de cabeça nesse processo é recomendado que essa contratação seja feita por meio de um corretor de seguros. Este com habilitação pela SUSEP.

Agora que você conhece os benefícios da carta fiança no aluguel de imóveis, já pode entrar em contato conosco e conhecer nossos serviços!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This