Gestão de Pessoas

Saiba o que é fit cultural e como estabelecer um para a empresa

fit cultural
Escrito por Eusebio Garcia

Contratar um novo colaborador é sempre um momento de grande expectativa. Se der certo, o profissional agrega enorme valor para a organização e é chave para alcançar bons resultados. Já quando as coisas não saem conforme o esperado, o prejuízo é grande.

Para maximizar as chances de fazer uma boa contratação, é preciso avaliar se o candidato tem fit cultural com a empresa, ou seja, se os valores dele estão alinhados aos da companhia. Para que isso funcione, porém, é fundamental que a empresa tenha bem claro qual é, afinal, o seu fit cultural.

Neste post, vamos explicar melhor esse conceito e mostrar como construir um fit cultural para a sua empresa. Acompanhe!

O que é ?

O fit cultural, como mencionamos, é o alinhamento dos valores do profissional com os da empresa. Note que estamos falando de valores, ou seja, não é algo que você possa descobrir pelo currículo de um candidato.

Aqui é preciso avaliar a personalidade e as habilidades do candidato e checar se elas estão de acordo com o perfil da organização. Por exemplo, se estamos falando de uma grande empresa, com processos estabelecidos e com hierarquia rígida, dificilmente um profissional que sente a necessidade de ter bastante autonomia conseguiria se encaixar bem.

Caso alguém assim seja contratado, pode acabar passando por cima dos processos. As consequências variam, mas podem ser inclusive legais. Pense, por exemplo, numa instituição financeira, cuja atividade tem regulamentações rígidas. Se um colaborador não segue as regras, pode colocar em risco a segurança jurídica da empresa.

Ao mesmo tempo, um profissional com esse perfil tende a ficar infeliz e rapidamente perde a paciência trabalhando em uma empresa desse tipo. Não tem, portanto, fit cultural com a empresa.

Como estabelecer um fit cultural adequado para a sua empresa?

Para elaborar um fit cultural para a empresa, em primeiro lugar é preciso ter bem claro qual é a cultura da empresa e comunicar isso tanto aos colaboradores atuais quanto aos candidatos a uma vaga. Veja como fazer isso na prática.

Elabore um culture code

Culture code é uma expressão em inglês que significa código de cultura. Nada mais é do que um documento redigido pela área de recursos humanos que explicita qual é o conjunto de crenças e valores da empresa. Assim, todos sabem o que se espera deles.

Priorize princípios éticos

Uma organização que não é comprometida com a ética não pode exigir que seus colaboradores sejam. Quando uma violação ética cai nos ouvidos dos consumidores, os prejuízos para a marca são incalculáveis.

Pense em escândalos de empresa que, por exemplo, anunciavam produtos que não eram exatamente o que diziam ser. Se você se lembrou de vários casos, todo mundo também guardou na memória. Por isso, para cobrar ética dos seus colaboradores, a organização precisa dar o exemplo.

Observe missão, visão e valores do negócio

Quase toda empresa tem por escrito qual é sua missão, visão e valores. O problema é que isso não pode ser simplesmente um pedaço de papel. Esses princípios devem ser sempre relembrados e devem nortear toda decisão que a empresa toma.

Assim, os colaboradores podem se questionar se aquilo que eles estão fazendo está em linha com a missão, a visão e os valores do negócio.

Por fim, tenha em mente que é importante contar com uma boa estratégia de comunicação para que todos conheçam esses conceitos.

Como avaliar se o candidato tem fit cultural com a empresa?

Existem duas formas principais de avaliar se um candidato tem fit cultural com a organização. A primeira delas é na entrevista. Conhecendo a cultura da empresa, faça perguntas que consigam extrair do candidato como eles lidariam com determinadas situações ou como resolveram questões semelhantes no passado.

A outra forma é justamente pelo histórico do candidato. A trajetória profissional pode dar pistas do perfil do profissional que ajudam a saber se ele está alinhado com a empresa.

Agora você já sabe o que é fit cultural, como estabelecer um para a sua empresa e como avaliar os candidatos com base nisso.

Aproveite para continuar aprofundando seus conhecimentos sobre o assunto e saiba também quais são as tendências em gestão de pessoas para 2019.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

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