Gestão de Pessoas

Como fazer gestão de benefícios na empresa? Veja 7 boas práticas!

gestão de benefícios
Escrito por Eusebio Garcia

Se realizada de forma eficiente, a gestão de benefícios assegura a motivação dos colaboradores.

Inclusive, esses motivados fazem com que o clima organizacional fique bem mais leve, maximizando a produtividade e aumentando os resultados da organização. É preciso que o setor de recursos humanos esteja bem preparado para facilitar e agilizar os processos, a fim de assegurar o bom funcionamento dos benefícios aos funcionários.

Para a empresa, os benefícios diminuem as taxas de absenteísmo e de turnover. Auxiliam também na criação de um senso de “pertencimento” ao funcionário. E tem o papel de incentivá-lo a buscar o alcance da missão da instituição, elevando a produtividade no ambiente corporativo.

Confira algumas dicas para melhorar a gestão de benefícios e cuidar da satisfação dos colaboradores!

Powered by Rock Convert

1. Analise as necessidades

É essencial que o gestor conheça seu perfil e saiba o que é relevante para a grande maioria, a fim de oferecer benefícios que estejam em conformidade com as necessidades dos funcionários.

Para um profissional que já tem uma família e uma carreira mais extensa, por exemplo, pode ser mais relevante utilizar horários flexíveis. Ou um plano de saúde mais abrangente, do que um plano de academia, por exemplo.

Por esse motivo, é preciso que o gestor saiba como flexibilizar o benefício disponibilizado conforme o perfil do profissional. É necessário oferecer incentivos que realmente signifiquem algo para cada um deles e criar pequenos grupos dentro do público interno visando sua identidade.

O fato é que as pessoas e suas necessidades se modificam com o passar do tempo, e a organização deve ficar atenta para acompanhar essa movimentação natural. Preste atenção no público interno e, de vez em quando, vale a pena encaminhar uma pesquisa de satisfação interna com o intuito de analisar a efetividade da gestão de benefícios da empresa.

2. Conheça o perfil dos colaboradores

Compreender seus colaboradores é uma das tarefas mais complexas e, também, pode ser a chave mestra para assegurar que a empresa funcione bem. Cada ser humano apresenta um perfil e uma necessidade diferente.

Se seus funcionários forem muito jovens, algumas vantagens e valores da sua organização devem se adaptar a esse perfil, assegurando a satisfação dos seus funcionários, como cursos de idioma, pós-graduação e até mesmo descontos em cinemas e outros eventos, por exemplo.

É preciso enxergar os benefícios como sendo uma estratégia para retenção de seus funcionários. Já para os funcionários mais velhos, os benefícios que eles valorizam são diferentes. Tente compreendê-los e as suas preferências e dê prioridade às necessidades de cada perfil.

3. Estabeleça regras

Os objetivos definidos podem ser ótimos, mas se eles não forem muito bem expostos aos colaboradores, podem ter o efeito contrário e trazer insatisfação entre eles.

Deixe claro de maneira que todos compreendam como serão realizadas as entregas dos benefícios, se acontecem descontos na folha de pagamento e outros dados que são relevantes para que os funcionários entendam.

Ao manter o funcionário bem-informado, ele não se sente enganado e entende bem quais as vantagens que a instituição oferece diante dos concorrentes, de modo que possíveis mudanças na oferta de benefícios devem ficar muito claras e serem colocadas em prática.

4. Envolva os colaboradores

Antes de determinar os benefícios que serão ofertados pela sua empresa para os funcionários, tente compreender as reais necessidades das pessoas que trabalham para você.

Lembre que dentro de uma empresa há funcionários solteiros, casados, em diversas posições hierárquicas, cada um dos grupos apresentará necessidades e prioridades distintas.

Por esse motivo, uma forma de assegurar a efetividade dos benefícios é investir em uma pesquisa interna, a fim de saber o que será útil para as pessoas. Dessa forma, é possível procurar o equilíbrio dessas necessidades com o que a organização tem a oferecer e com os interesses de grande parte dos colaboradores.

5. Faça um planejamento eficiente dos benefícios

Grande parte das empresas não tem um plano estruturado que esteja de acordo com as necessidades dos funcionários, e os benefícios adequados e direcionados para ajudar a alcançar os seus objetivos profissionais e pessoais.

É de suma importância investir nos benefícios oferecidos, assegurando que haja suporte para que o time se sinta motivado e satisfeito em seu ambiente de trabalho.

Esse investimento na qualidade de vida se reflete de forma direta nas receitas da organização, além de contribuir para que o empregado fique mais tempo na organização e faça elogios a ela com toda a sociedade.

6. Adote ferramentas de controle

É primordial a utilização de um bom sistema informatizado de gestão de recursos humanos, a fim de que haja um gerenciamento correto dos benefícios ofertados aos empregados. Caso não haja esse sistema automatizado, o gestor pode acabar não atualizando dados quando necessário ou até mesmo perdendo informações relevantes com o passar do tempo.

Nesse cenário, vamos imaginar que você tem uma organização que disponibiliza plano de saúde aos colaboradores. E que em algum momento precise realizar periodicamente uma mudança de enquadramento devido à idade de alguns deles.

Com um sistema automatizado, seria possível avisar ao gestor de RH o momento de fazê-lo. Além disso, já seria capaz de disponibilizar todos os documentos necessários para efetuar a mudança.

7. Conte com um auxílio profissional

É essencial o estudo e a atualização de cada profissional. Isso, pois, pesquisar por tendências, realizar um curso complementar ou na pós-graduação e ler sobre novas tecnologias são atividades que devem ser realizadas pelo próprio colaborador. Afinal de contas, isso demonstra proatividade e interesse em ajudar cada vez mais para o seu desenvolvimento pessoal e para os resultados da organização.

Por fim, agora ficou muito mais fácil realizar uma boa gestão de benefícios. Dessa forma, você evita a insatisfação dos seus funcionários e prejuízos para seu negócio. Porém, é sempre bom contar com ajuda profissional de quem entende do assunto. É muito importante trabalhar com uma empresa de qualidade, como a Alliate que é especializada em seguros e planos de saúde. Somos reconhecidos por desenvolver soluções para empresas de diversos portes e seguimentos, e pelo alto conhecimento técnico.

Agora que você conheceu algumas práticas de gestão de benefícios, aproveite para visitar nosso site e saiba como nossos serviços podem ajudar sua empresa!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This