Gestão de Pessoas

Afinal, como a gestão de SST gera ganhos diretos para a empresa?

gestão de SST
Escrito por Eusebio Garcia

A gestão de SST minimiza os riscos de acidentes de trabalho causados por negligência, falta de conhecimento ou de treinamento. O Brasil ocupa a quarta posição com maior número de ocorrências desse tipo no mundo. Apesar da queda de 7% em 2016, comparado com o ano anterior, os dados são alarmantes. Especialmente considerando que, apenas 1 a cada 4 casos de acidente são notificados.

Neste artigo vamos explicar o que é SST e como ela pode ajudar nos resultados da sua empresa. Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é SST?

A Segurança e Saúde do Trabalho (SST) é o conjunto de normas e procedimentos que tem como objetivo minimizar a ocorrência de acidentes e proporcionar um ambiente mais seguro e saudável para os trabalhadores. Ela é regulamentada pelo Ministério do Trabalho e possui 34 normas, que são obrigatórias para todas as empresas com pelo menos 1 funcionário.

Por que ela é importante?

Seguir as normas da SST é importante para preservar a integridade física dos colaboradores e minimizar os riscos de acidentes. De acordo com o artigo 19 da lei nº 8.213/91, é responsabilidade da empresa proporcionar um ambiente seguro para os seus profissionais. 

A prevenção de acidentes deve ser vista como um investimento e uma prioridade para proteger a vida e a saúde das pessoas. A SST também contribui para a redução de custos porque evita gastos com afastamentos, contratação de mão de obra temporária e aumento das despesas com o plano de saúde.

Quais são os benefícios da gestão de SST para a empresa?

Aplicar a SST na empresa gera vários benefícios. Neste tópico listamos os principais:

Aumenta o bem-estar no ambiente de trabalho

Trabalhar em um local agradável e seguro contribui para o alívio de stress e reduz casos de doenças ocupacionais. Investir em bem-estar no ambiente aumenta a produtividade e a motivação dos funcionários porque mostra que a empresa se preocupa com a saúde física e emocional de seus colaboradores.

Reduz as ocorrências de acidentes de trabalho

Investir em prevenção é a melhor maneira de diminuir o número de acidentes de trabalho, e a SST exerce papel fundamental nesse ponto. Os profissionais da área devem analisar quais são os principais riscos para os trabalhadores e educá-los por meio de treinamentos, materiais educativos e palestras.

Diminui o absenteísmo

O absenteísmo mede o número de faltas e atrasos na equipe — que pode ser prejudicada pela sobrecarga de trabalho, perda de produtividade e de qualidade. Suas causas podem ser diversas, mas as mais comuns são os acidentes de trabalho e problemas de saúde. O RH deve ficar atento a esse indicador

O mesmo ocorre com o presenteísmo, que representa a apatia do funcionário no local de trabalho. Acontece quando o profissional está fisicamente presente, mas não contribui de forma produtiva e, em muitos casos, tem relação com stress, doenças crônicas e desmotivação.

Melhora a imagem da empresa

Aplicar corretamente as normas da SST mostra que a empresa é responsável e se preocupa com a saúde dos colaboradores, o que gera boa reputação. Muitos profissionais valorizam empresas que procuram melhorar a qualidade do ambiente de trabalho por meio de programas de saúde in company, por exemplo.

Uma gestão de SST eficaz gera resultados positivos não somente no ambiente de trabalho e na saúde dos funcionários, mas também impacta a empresa como um todo. Ela é capaz de melhorar a produtividade e a reputação da organização, além de reduzir custos com multas, plano de saúde, indenizações e despesas relacionadas a acidentes de trabalho.

Agora que você conhece os benefícios da SST, que tal ler sobre os resultados que o plano de saúde pode gerar para a sua empresa? Não perca!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This