Gestão de Pessoas

Gestão humanizada: seus benefícios e como implementá-la

gestao humanizada
Escrito por Eusebio Garcia

Toda empresa busca por resultados e produtividade. No entanto, a maneira como isso é colocado não deve atrapalhar o clima organizacional. Por isso, a gestão humanizada se faz relevante para que ela tenha lucros por meio do respeito e da valorização dos seus colaboradores.

Dessa forma, é essencial implantar as boas práticas de uma gestão empática para que haja aumento de produção sem uma cobrança hostil. Assim, entenda melhor como isso funciona no artigo abaixo. Acompanhe a leitura e aprenda os principais pontos.

O que é a gestão humanizada?

A gestão humanizada tem um conceito subjetivo quanto aos colaboradores. Ela considera suas particularidades, vontades, expectativas e dificuldades em relação à profissão e à própria vida. Seu objetivo é desenvolver um ambiente agradável de trabalho dentro da empresa, para que as metas propostas sejam batidas mesmo dentro de uma pressão diária.

Ela procura aproximar os gestores, líderes e funcionários para um contato mais humanizado como estratégia de melhorar os relacionamentos internos, além de oferecer apoio emocional. Contudo, para atingir essa meta é necessário conhecer quem são realmente as pessoas que ali trabalham, a fim de propor esse laço de confiança na equipe.

Por isso, é preciso ter flexibilidade nas relações, respeitando a história de vida de cada um. Desse modo, se cultiva uma cultura organizacional que valoriza a todos, independentemente da etnia, gênero, classe social etc.

Quais são os pilares da gestão humanizada?

Para fazer a gestão humanizada é preciso se basear em três pilares de sustentação que serão um guia para a sua implementação. Confira abaixo!

Observar

Primeiramente, é necessário observar os funcionários e suas demandas. Ainda, como trabalham para compreender as subjetividades de cada pessoa, o que elas precisam diariamente no seu trabalho e de que maneira a empresa pode auxiliá-las.

Aproximar

Depois, entra a fase de aproximação, criando uma conexão e um relacionamento de confiança entre gestores, líderes e colaboradores. Principalmente os líderes devem se esforçar com a finalidade de oferecer um suporte adequado aos empregados. Assim, eles se sentirão mais seguros e terão a liberdade de expressar suas opiniões.

Adaptar

É fundamental que a empresa se adapte às necessidades dos funcionários, bem como esteja aberta a mudar suas ideias, processos e conceitos de acordo com o que eles apresentem. Lembrando sempre que essa atitude traz benefícios na gestão de pessoas e nos resultados do negócio.

VR Beneficios

VR Beneficios

Quais são os benefícios de uma gestão humanizada para a empresa e colaboradores?

Praticar a gestão humanizada promoverá o crescimento da empresa, visto que os talentos são a força motriz intelectual e produtiva. Logo, precisam ser estimulados a executarem suas atividades com qualidade para entregar resultados positivos. Dessa maneira, obterá vantagens como as apresentadas a seguir.

Redução do turnover

Antigamente, as empresas não eram os melhores lugares para se passar boa parte do dia. Havia muita pressão, desrespeito, falta de flexibilidade em relação aos seus talentos, além das pesadas cobranças.

Tanto é que os profissionais mudavam de emprego constantemente — isso é chamado de turnover —, buscando uma organização mais acessível e satisfatória. Já em uma empresa humanizada a tendência é encontrar funcionários comprometidos, satisfeitos e felizes por estarem ali.

Aumento da produtividade

Diante disso, os talentos conseguirão manter a harmonia entre as necessidades pessoais e profissionais. Assim, se sentirão realizados e produzirão mais e melhor. Logo, é relevante entender a carência de cada um, desenvolver soluções e, assim, transformar as expectativas em resultados.

Estreitamento das relações de trabalho

Os líderes têm papel fundamental no estreitamento das relações de trabalho. Afinal, precisam demonstrar ao, mesmo tempo, a segurança e a humildade diante dos próprios erros. Além disso, é importante saber pedir desculpas, cumprir o que prometer, transformar falhas em oportunidades de aprendizagem e valorizar cada funcionário e a equipe de maneira geral. Colaboradores reconhecidos reduzem problemas internos, situações de estresse e melhoram o clima organizacional.

O departamento de Recursos Humanos é essencial para implantar a estratégia de gestão humanizada. Profissionais capacitados para darem suporte a todos os envolvidos, inclusive na fase de observação e adaptação, colaboram para a fundação de uma cultura organizacional mediante mudanças de mentalidade.

Ficou com alguma dúvida sobre o tema ou tem alguma novidade para compartilhar? Aproveite, comente aqui e vamos discutir mais sobre o assunto.

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Sobre o autor

Eusebio Garcia

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