Gestão de Pessoas

O que é gestão por competência e como implementar? Entenda!

gestão por competência
Escrito por Eusebio Garcia

Você já ouviu falar em gestão por competência? Esse termo está em alta no mundo corporativo e representa uma nova maneira de administrar os talentos, de forma que isso agregue valor econômico ao negócio. Esse processo tem como objetivo principal encontrar o lugar e perfil ideal para cada colaborador.

Existem três categorias — conhecimentos, habilidades e atitudes — que determinam se o profissional tem capacidade de assumir determinada função. Nesse tipo de gestão, é necessário definir os objetivos da empresa e desenvolver as pessoas para alcançar essas qualidades ou direcioná-las para outro setor mais compatível.

Ficou curioso para saber como implementar esse sistema no seu trabalho? Confira quatro dicas infalíveis para gerar ótimos resultados!

Mapeie as competências dentro da organização

O primeiro passo é buscar as competências de que a sua empresa necessita para manter a sua posição no mercado ou, ainda, aumentar a sua participação. Isso varia conforme a atuação, mas algumas características são comuns, como a capacidade de liderar para cargos de confiança e habilidades específicas para os cargos mais técnicos.

Uma dica é realizar um brainstorm com a equipe para destacar essas competências. Isso deve ser feito depois de criar uma estratégia que analise os pontos fortes e fracos do negócio, como a SWOT ou o Canvas. O ideal é que cada função seja ocupada por pessoas que tenham o perfil traçado.

Formule testes e avaliações para os cargos

Depois que você definiu os perfis ideais para cada cargo, é necessário encontrar formas de avaliar os colaboradores e colocá-los no lugar certo. Por isso, é recomendado criar formas de testar a equipe — o objetivo não é gerar uma competição interna, mas alocar os recursos nas áreas corretas.

Isso vale também para a contratação de novos profissionais. Cada função demanda uma competência específica e, durante o processo, o RH precisa encontrar o candidato ideal para aquela vaga. O foco é buscar personalidades compatíveis com o cargo, já que a parte técnica pode ser desenvolvida posteriormente.

Desenvolva os colaboradores

Antes de mudar uma pessoa de área, dê tempo para os colaboradores se adaptarem ou adquirirem novas características. A fase de desenvolvimento é fundamental na gestão por competência porque permite a evolução da equipe, o que gera engajamento e motivação no trabalho.

A capacitação é um benefício importante dentro das empresas. Muitos profissionais, principalmente no início da carreira, buscam formas de melhorar as suas habilidades e demandam gestores que ajudem no seu desenvolvimento. Por isso, investir em cursos e congressos traz resultados no futuro.

Acompanhe os resultados das ações

Depois de formular a estratégia e passar pelo processo de desenvolvimento e implementação, chegou a hora de analisar se os resultados foram positivos. Muitas empresas falham nessa questão, pois não dão um feedback completo para os seus colaboradores ou deixam de mensurar as ações.

Com essas informações, o RH tem base para fazer as alterações necessárias na equipe. Alguns profissionais podem ser alocados em funções que combinem mais com as suas características e novas pessoas podem ser contratadas para resolver pendências. Posteriormente, o ciclo recomeça com novas estratégias.

Colocar em prática a gestão por competência pode parecer complexo em um primeiro momento, mas traz vantagens competitivas para a sua empresa. Uma boa equipe, com colaboradores alocados na função correta, melhora o ambiente de trabalho e gera resultados surpreendentes para o negócio.

E aí, o que achou desse artigo? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos especializados sobre gestão de pessoas e mercado de trabalho!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This