Gestão de Pessoas

Impactos do absenteísmo: Afinal, quais são eles para uma empresa?

impactos do absenteísmo
Escrito por Eusebio Garcia

Você controla os impactos do absenteísmo na sua empresa? Esse é um indicador que pode afetar negativamente o ambiente de trabalho como um todo, comprometendo a produtividade das equipes, a qualidade do serviço e do atendimento aos clientes e até o lucro do negócio!

Basicamente, ele é definido como a ausência de um funcionário no seu local de trabalho, seja devido a um atraso ou falta. Assim, além de afetar na produtividade e no lucro da empresa, a pessoa que falta também sofre consequências, pois passa a ser mal vista pelos colegas — o que impacta o clima do ambiente de trabalho.

De fato, não existe um resultado ideal para esse indicador, pois ele depende da realidade do setor. Mas, no geral, quanto menor, melhor! Pensando nisso, neste artigo vamos listar os principais impactos que o absenteísmo causa nas organizações e mostrar como evitá-lo. Confira!

Sobrecarga no trabalho e o impactos do absenteísmo

O funcionário que falta sobrecarrega toda a equipe, que precisa se reorganizar para realizar todas as suas funções. Se essas faltas se tornarem frequentes, a sobrecarga passa a gerar problemas de relacionamento na equipe.

Nesse momento, o papel do líder é crucial para resolver essa situação e tranquilizar os funcionários. Além disso, o colaborador que vai realizar as atividades daquele que faltou pode não estar preparado para fazer aquela tarefa, gerando ainda mais impactos negativos, como o que veremos a seguir.

Comprometimento da qualidade

A falta de planejamento — e, muitas vezes, de prática — para desempenhar novas funções afeta diretamente a qualidade e o tempo de entrega do serviço, impactando a satisfação dos clientes. E sabemos que, em um mercado tão concorrido como o atual, ter um atendimento ruim e não suprir com as necessidades do público é um grande problema.

Perda de produtividade

Produzir menos é algo esperado em situações de absenteísmo. Isso é devido ao improviso da equipe que precisa cumprir as funções do funcionário ausente. Mas, além disso, a baixa na produtividade também afeta as metas e objetivos da organização como um todo. Lembre-se disso.

Contratações extras

Caso a ausência aconteça por um longo período de tempo — devido a um problema de saúde ou à alta rotatividade da área, por exemplo —, uma opção muito utilizada é fazer contratações extras para suprir esses desfalques.

Vale ressaltar, contudo, que apesar de resolver o problema essa solução gera um aumento da folha de pagamento, podendo comprometer o planejamento financeiro da empresa.

Desmotivação dos funcionários tem como reflexo os impactos do absenteísmo

Todos os impactos citados até aqui podem resultar em desmotivação da área. Por isso, o setor de Recursos Humanos é essencial para se entender como está a equipe e controlas os danos envolvidos.

Verificar o que está acontecendo na equipe permite que ações mais assertivas sejam tomadas para resolver o problema. Para isso, deve-se considerar, por exemplo: se a desmotivação é pontual ou generalizada, se é decorrente de um problema pessoal ou devido a mudanças na empresa, entre outros detalhes.

Enfim, entender quais são as causas do absenteísmo é o primeiro passo para que ele seja resolvido. Depois, como vimos, o RH e os líderes da organização devem trabalhar em conjunto.

Algumas ações podem ser implementadas:

  • Ter uma relação próxima dos funcionários,
  • Proporcionar um bom ambiente de trabalho (tanto em relação ao bem-estar das pessoas como à infraestrutura do local etc.).
  • Escutar o colaborador
  • Aplicar politica de feedback
  • Avaliação 360º
  • Monitorar o grau de felicidade dos colaboradores

Então, gostou do post? Sobrou alguma dúvida sobre os impactos desse indicador? Deixe-nos o seu comentário e diga como a sua empresa lida com o absenteísmo!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This