Seguros

O que deve ser observado na contratação de um seguro? Veja aqui!

contratação de um seguro
Escrito por Eusebio Garcia

A contratação de um seguro é um investimento muito importante na vida de qualquer pessoa e na proteção de seus bens e de sua família. Entretanto, os contratantes devem se atentar a alguns aspectos importantes que envolvem essa aquisição para que ela não se torne uma dor de cabeça no futuro.

Um dos maiores dramas na contratação de um seguro é quando os riscos que necessitam ser cobertos ficam fora da apólice, pois, na maioria dos casos, o segurado só descobre quando precisa utilizar o seguro e se depara com a falta de cobertura naquele evento específico. No entanto, com um pouco de cautela é possível fazer a escolha certa e viver tranquilamente ao saber que seus bens encontram-se amplamente protegidos.

Quer saber que medidas observar na contratação de um seguro? Então continue a leitura que mostraremos cinco dicas que vão ajudar nessa hora tão crucial.

Analise o histórico da seguradora

Um ponto importantíssimo e que deve ser primordial na contratação de um seguro é analisar o histórico da seguradora. Verifique se ela tem experiência no mercado de seguros. Se possível, pergunte a pessoas que já adquiriram seguros dela sobre suas experiências.

Obviamente, o valor a ser pago é importante, mas desconfie de valores muito abaixo dos praticados pelo mercado. Se estiverem muito aquém daqueles cobrados por outras seguradoras, podem significar uma empresa com baixa qualidade no serviço prestado. Isso pode levar o contratante a ter sérios problemas, inclusive judiciais.

Dê preferência a seguradoras sérias e compromissadas com seus clientes. Pesquise quais têm mais tempo de mercado e contam com prestígio entre corretores e segurados (contratantes). Investir em uma seguradora confiável é investir em tranquilidade e na certeza de que você poderá contar com ela 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Verifique as opções de cobertura

Na maioria das contratações existe a opção pelo seguro básico. Nesse plano, é oferecida a cobertura diante de alguns tipos de sinistros preestabelecidos. Entretanto, há coberturas adicionais que podem ser bastante úteis, ainda que encareçam um pouco o valor da apólice.

O contratante de um seguro deve fazer a análise dessas coberturas adicionais antes de fechar a contratação. Ainda que pesem um pouco mais no valor da apólice, no momento da contratação de um seguro elas podem ser um investimento interessante caso ocorra algum sinistro.

Imagine que o plano básico de um seguro adquirido por você não tenha cobertura de um eventual sinistro que seu bem sofra, como danos a terceiros em uma colisão, por exemplo. O contratante terá que pagar os prejuízos do seu próprio bolso e esse valor certamente será maior que o investido na cobertura adicional.

Logo, analise com cuidado os planos adicionais de um seguro contratado e dê preferência a uma seguradora que ofereça um catálogo de sinistros que podem ser protegidos adicionalmente. O valor investido ficará bem mais em conta que eventuais prejuízos com o contratempo.

Confira o valor da franquia

A franquia é o valor que o contratante deve pagar à seguradora caso necessite acionar o seguro na hipótese da ocorrência de um sinistro. Essa informação deve estar clara no momento da contratação. Além disso, deverá constar no instrumento contratual assinado pelas partes.

Analise se o valor da franquia oferecido encontra-se em conformidade com suas condições e com os eventuais prejuízos que seu bem pode sofrer.

Lembre-se ainda que quanto maior o valor da franquia, menor será o valor da apólice. Esse ponto é vantajoso, mas o contratante deve ter a noção exata de que ele deverá arcar com os valores que forem inferiores à apólice.

Faça um orçamento antes de assinar o contrato. Não se deixe surpreender por qualquer evento ou valor que possa trazer prejuízos na contratação de um seguro. Cheque todas as possibilidades.

Ateste se seu seguro tenha uma boa assistência 24 horas

Analise essa questão com bastante cuidado no momento da contratação de um seguro, pois os contratempos não escolhem hora para acontecer, não é mesmo? Pelo contrário, a sensação é a de que eles ocorrem sempre nos piores momentos. Finais de semana, madrugada, a qualquer dessas horas podemos estar sujeitos a sinistros e eventualidades em nossos bens.

Imagine que você contratou um seguro de carro e sofre um sinistro longe de casa, às duas horas da madrugada de um domingo. É fundamental contratar uma seguradora que conte com funcionários disponíveis a qualquer momento do dia ou da noite para que eles possam ajudar numa ocasião como essa.

Investigue se a contratação de um seguro oferece serviços adicionais

Alguns seguros oferecem serviços extras que podem não ter relação direta com o bem segurado. Existe uma variedade imensa desse tipo de vantagem. No entanto, é importante analisar se esses adicionais implicarão em um aumento do valor do contrato.

Você deve avaliar de forma detalhada e cuidadosa tudo que é oferecido pela seguradora. Todo tipo de serviço ou benefício deve estar contratualmente previsto e o contratante precisa ter ciência para não incorrer em uma espécie de venda casada.

Atente-se aos valores e os serviços oferecidos, eles podem ser vantajosos ainda que o valor do contrato aumente um pouco. 

É fundamental buscar auxílio de uma corretora de seguros séria, com profissionais capacitados e com experiência no mercado para ajudá-lo a escolher a melhor opção de seguro. Ela tornará a escolha mais simples e lhe apresentará as melhores opções e pontos que passam despercebidos por pessoas leigas.

Na contratação de um seguro, é necessário tomar algumas medidas para que a apólice atenda perfeitamente a suas necessidades. Assim, não o deixe desamparado em momento algum.

Ao seguir essas dicas o segurado poderá dormir tranquilo.  Sabendo fazer a melhor contratação e que seus bens estão realmente protegidos. Na aquisição de um seguro, sempre procure ajuda profissional de uma corretora de seguros para facilitar sua escolha.

Se você gostou deste texto e deseja contratar um seguro, entre em contato com a nossa empresa. Podemos ajudar nessa tarefa.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This