Seguros

O que é seguro fiança, para que ele serve e quais são suas vantagens?

seguro fiança
Escrito por Eusebio Garcia

Conheça em detalhes a garantia de locação que substitui o depósito e o fiador.

A fim de acelerar os processos que englobam a assinatura de um contrato de locação, o seguro fiança tem sido utilizado como opção. Com ele, inquilino, imobiliária e proprietário têm vantagens.

Para o proprietário do imóvel é o recebimento de aluguel garantido. Já para o inquilino uma facilidade para conseguir alugar um imóvel, uma vez que não precisam do favor de um fiador.

Que tal saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba mais sobre esse tipo de seguro!

O que é o seguro fiança?

O seguro fiança nada mais é que uma garantia que o locatário contrata para oferecer segurança ao proprietário do imóvel. Assim, ele substitui outras modalidades de garantia, como fiador ou caução.

O período de vigência do seguro dependerá do acordo feito e segue o prazo de locação estipulado no contrato. Porém,ao termino do contrato, é necessário que ele seja renovado.

O seu funcionamento é bastante parecido com outros tipos de seguros — de veículos ou residenciais, por exemplo. Nesse cenário, o diferencial é que, por mais que seja o inquilino quem faz a contratação, o segurado fica sendo o dono do imóvel. Dessa forma, ele é quem obtém as indenizações relacionadas à apólice.

Quais são as vantagens de contratá-lo?

Uma das maiores vantagens desse serviço para o locatário é não haver a necessidade de um fiador. Afinal de contas, esse costuma ser um grande empecilho no momento de alugar um imóvel. Sem falar que é constrangedor pedir para que outra pessoa ser responsável pelo risco de inadimplência.

Se comparado a outra modalidade de garantia bastante utilizada, a caução, esse tipo de seguro costuma ter o pagamento mais facilitado e ser mais barato no curto prazo. Isso se deve ao fato de que, geralmente, as imobiliárias ou os locadores exigem uma caução no valor de 3 meses de aluguel que é um risco para o proprietário em caso de inadimplência com a limitação de três alugueis.

Devido ao fato dessa quantia ser integralmente disponibilizada no momento de assinar o contrato, ela acaba dificultando a vida do locatário. Logo, o seguro fiança é muito vantajoso pois tem um valor menor e a possibilidade de parcelamento.

Além disso, o proprietário do imóvel também goza de inúmeras vantagens ao optar pelo seguro fiança ao locar seu imóvel. O fato é que a segurança com relação ao pagamento é uma das maiores vantagens, pois tudo é feito com a seguradora e se resolve de modo bem mais ágil. É o aluguel garantido.

Para quem ele é indicado e o que ele cobre?

O seguro fiança pode ser usado para realizar a cobertura da locação de vários imóveis — comerciais, residenciais ou industriais.

Ele é recomendado para locadores que procuram ter mais tranquilidade em relação a inadimplência em seus imóveis. É também uma boa opção para locatários, pelo fato de não ser preciso oferecer um depósito caução ou procurar alguém para ser seu fiador no aluguel.

Agora, você sabe o que é seguro fiança e como ele funciona. Dessa forma, viu que essa é uma ótima opção para os seus contratos de aluguel.

Existem empresas especializadas que podem ajudar a escolher o melhor tipo de seguro fiança, como a Alliate.

Solicite a analise do seu seguro fiança neste link. Em até 24 horas você terá o retorno.

Nosso post foi útil para você? Conseguiu compreender tudo sobre seguro fiança? Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha algo a compartilhar sobre o assunto, escreva nos comentários abaixo!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This