Gestão de Pessoas

Já ouviu falar em offboarding? Veja como pode ser feito na empresa

offboarding
Escrito por Eusebio Garcia

Atrair bons profissionais, fazer um recrutamento e seleção de qualidade e, uma vez contratado o colaborador, certificar-se de que sua chegada na empresa seja organizada e bem elaborada são questões já muito consolidadas na área de recursos humanos.

Mais recentemente, vem ganhando espaço também a discussão sobre o offboarding, ou seja, sobre o processo de saída de colaboradores da empresa.

Um dos principais motivos para isso é a importância de trabalhar a employer brand, ou seja, a reputação da organização como empregadora.

Por isso, vamos explicar melhor o que é o offboarding e como você pode adotá-lo na sua empresa para tornar esse processo mais tranquilo e, ainda, trazer informações valiosas para a companhia. Acompanhe!

O que é offboarding?

Se o onboarding é o embarque do colaborador na empresa, ou seja, o processo para que o profissional recém-contratado tenha uma chegada organizada, com tudo o que ele precisa para começar a trabalhar, o offboarding faz o mesmo para quem está deixando a companhia.

Nunca é demais lembrar que estamos lidando com seres humanos e, muitas vezes, esse momento é delicado para o colaborador, mesmo quando parte dele a decisão de deixar a empresa.

Se o processo for mal feito, desorganizado e insensível, pode ter certeza de que sua empresa ganhou um detrator. É especialmente nocivo, considerando que estamos em tempos de internet e redes sociais — e uma vez que a pessoa pode facilmente fazer propaganda negativa da companhia

Isso tem impacto na reputação da empresa e dificulta a atração dos melhores talentos. Afinal, quem vai querer trabalhar em um lugar que tem fama de tratar mal seus funcionários? Assim, um offboarding bem feito ajuda a evitar atritos, melhora a cultura da empresa e a reputação da marca.

Como fazer o offboarding?

Como todo processo, o offboarding deve ser bem pensado e estruturado. Existem alguns passos básicos para isso. Confira!

Formalize o procedimento

Assim como o onboarding, o offboarding deve ser um processo estruturado e formalizado na empresa.

Todas as áreas devem saber quais são as suas responsabilidades quando são informados de que um colaborador está deixando a companhia: folha de pagamento, benefícios, controle de acessos, gestores (não apenas o gestor direto daquele colaborador, mas também aqueles com os quais ele tinha mais contato) etc.

Dessa forma, não existe o risco de ficar algo para trás ou de mostrar desorganização, o que pode irritar o colaborador.

Mostre empatia

Mais uma vez, é importante destacar que estamos lidando com seres humanos. Se a decisão do desligamento partiu da empresa, prepare-se para a possibilidade de ser um momento emocional e lembre-se de que estamos todos sujeitos a passar por isso em algum momento da vida.

Por isso, coloque-se no lugar do outro e mostre empatia.

Providencie a documentação

Pode parecer óbvio, mas não é. Certifique-se de que você vai chegar no momento de comunicar o desligamento com toda a documentação necessária em mãos e sabendo como orientar o colaborador sobre os procedimentos que ele vai ter que realizar.

Planeje a entrevista de desligamento

A entrevista de desligamento também é o momento de ouvir.

Procure obter um feedback do funcionário que está deixando a equipe. Os comentários são ricos e levam a uma compreensão melhor das condições da empresa, além de trazer ideias para melhorá-las.

Quando o funcionário está se desligando por vontade própria, é importante entender quais foram os motivos dessa decisão. Esses insights podem ajudar, por exemplo, a reduzir o turnover da empresa e, logo, os custos decorrentes disso.

Assim, vimos como o offboarding ajuda a deixar o processo de saída de um colaborador mais organizado. Uma forma mais tranquila e com resultados positivos para todos.

Agora, aproveite para continuar adquirindo novos conhecimentos e entenda como o presenteísmo no trabalho pode afetar a empresa.

 

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Eusebio Garcia

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