Gestão de Pessoas

O que influencia na definição do pacote de benefícios dos funcionários?

pacote de benefícios, ABRH
Escrito por Eusebio Garcia

Você sabe fazer uma definição do pacote de benefícios dos funcionários coerente com o que eles precisam e o que sua empresa pode disponibilizar?

Mesmo com uma taxa de desemprego alta, sabemos que a mão de obra qualificada é escassa e os profissionais capacitados são disputados.

Por isso, as empresas investem tanta energia e recursos para atrair e reter talentos. Um dos principais instrumentos é o pacote de benefícios oferecido ao colaborador. É uma forma de mostrar que a organização entende o que é importante para a equipe e que se importa com o seu bem-estar.

Portanto, o ganho se mostra no aumento da satisfação dos funcionários e, consequentemente, em mais motivação, produtividade e menor rotatividade. Neste post, vamos mostrar alguns dos principais fatores que influenciam na definição de benefícios para ajudar você nessa tarefa. Acompanhe!

Leis trabalhistas e pacote de benefícios

Como a definição de benefícios é uma questão estratégica na gestão de pessoas, ela deve levar em consideração as reivindicações dos funcionários, estar alinhada às metas e à cultura da empresa, mas, sobretudo, cumprir as leis trabalhistas.

Não é por acaso que este é o primeiro tópico. Estar de acordo com a legislação é o básico. Caso contrário, além de estar sujeito a todo tipo de passivo trabalhista, você ainda terá uma equipe desmotivada e insatisfeita.

Vamos relembrar quais são os benefícios obrigatórios:

  • FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
  • férias;
  • 13º salário;
  • vale-transporte (o funcionário pode arcar com até 6% dos gastos com transporte, descontados em folha de pagamento).
  • adicional noturno, quando aplicável.

Opinião dos colaboradores sobre o pacote de benefícios

Não adianta criar um super pacote de benefícios, que vai onerar a empresa, sem saber se eles atendem as necessidades dos colaboradores.

Pode ser que em uma organização onde a maioria dos trabalhadores é jovem, a concessão do auxílio-creche não esteja entre as principais demandas dos funcionários.

Assim, faça pesquisas e adote o hábito de ouvir a equipe para saber o que agrega valor para os funcionários. Nem sempre a resposta diz respeito diretamente ao dinheiro.

Em um momento em que as pessoas se preocupam cada vez mais com a saúde e com uma alimentação saudável, você pode descobrir, por exemplo, que existe uma demanda para ter um espaço onde seja possível aquecer a marmita trazida de casa e almoçar ali.

Alinhamento do pacote de benefícios com a cultura da empresa

Toda empresa quer uma equipe que esteja alinhada à sua cultura e às suas metas.

O pacote de benefícios também deve refletir isso. Empresas de referência, como Google e Facebook, oferecem regalias a seus funcionários que refletem a sua cultura.

Google

No Google, por exemplo, os colaboradores contam com diversas opções de lazer, como sala de videogame, mesa de sinuca e ainda podem levar o cachorro para o trabalho.

Isso está em linha com o espírito despojado e inovador da companhia, estimulando a criatividade. Além disso, os funcionários podem testar produtos antes de serem lançados e dispõem de tempo para projetos pessoais.

Facebook

Já o Facebook adotou um pacote de benefícios que demonstra claramente a preocupação com a saúde e com o bem-estar pessoal de seus colaboradores.

Além do plano de saúde, que fornece seguro de vida, assistência médica e odontológica, a companhia reembolsa 50% da mensalidade de academias frequentadas pelos funcionários.

Aos funcionários que adotam crianças, a rede oferece 4 mil dólares para cobrir as despesas do processo de adoção e aqueles que têm filhos até cinco anos de idade podem ganhar até 3 mil dólares por ano para despesas com creches ou babá.

Assim, vimos como a definição de um bom pacote de benefícios é importante para atrair e reter talentos. O pacote de benefícios também eleva o engajamento. Esta política deve considerar tanto as demandas dos funcionários quanto as metas e budget da empresa.

Vale lembrar,  que é essencial observar o orçamento de que a companhia dispõe para isso. Afinal, a saúde financeira da empresa não pode ser comprometida.

Vale sempre lembrar que as empresas modernas e de sucesso investem muito em seu maior patrimônio que são seus funcionários. Sucesso!

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e aproveite também para saber quando vale a pena contratar um seguro corporativo.

Ajudamos você a definir o pacote e a política de benefícios de sua empresa. Fale com a gente!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This