Empresas que prezam pelo bom relacionamento com os colaboradores e demonstram preocupação com o bem-estar deles. Assim, se tornam mais atrativas e conseguem reter os talentos contratados.
Nesse contexto, traçar um perfil de saúde é o primeiro passo para que se possa oferecer um plano com serviços de qualidade para a equipe.
Definir esse perfil é possível por meio de uma boa pesquisa diagnóstica. Essa avaliação permitirá que seja feito um bom planejamento. Este, a fim de evitar que a contratação de uma operadora de planos não se transforme em prejuízos para a corporação.
Agora, não deixe de acompanhe o post a seguir e saiba como obter o retrato da saúde dos seus funcionários!
Como traçar o perfil de saúde?
A identificação do perfil de saúde dos colaboradores busca conhecer os fatores que determinarão o modelo de plano mais adequado para atender às suas necessidades. O levantamento ainda pode auxiliar na elaboração de medidas preventivas, e assim, direcionar os profissionais com problemas para tratamentos mais específicos.
As ações devem priorizar o que realmente é importante. Assim, o foco deve estar nas ações e informações a seguir.
Coleta de amostras
Algumas doenças crônicas, como a diabetes, só são confirmadas após um exame laboratorial. A coleta de amostras de sangue e urina, por exemplo, revela o que um exame clínico de rotina não consegue identificar ou confirma alguma suspeita do profissional de saúde.
Doenças pré-existentes
Algumas pessoas têm doenças pré-existentes e nem sabem. Por isso, exames mais detalhados são importantes. É fundamental que esse dado conste no perfil de saúde do funcionário antes da contratação de um plano.
Hábitos
Qual a quantidade de sal ingerida diariamente pelo funcionário? Ele é fumante? Pratica exercícios físicos com regularidade? Essas e outras questões servem como guia não só para a contratação do plano, mas também para que sejam desenvolvidos programas de prevenção com palestras, vacinação, estímulo a atividade física etc.
Faixa etária
Saber a faixa etária da equipe auxilia a estimar qual será a frequência de uso, tanto do colaborador quanto dos seus dependentes. Tais dados podem impactar diretamente nos reajustes anuais dos planos.
A escolha de um plano de saúde não é fácil. É preciso avaliar o custo/ benefício de cada oferta e alinhá-los ao orçamento disponível. Conhecer o perfil de saúde dos colaboradores auxilia na redução dos custos. O perfil pode servir como argumento positivo nas negociações e contratação de um novo contrato.
Como encontrar uma corretora de seguros de qualidade?
A contratação de uma operadora de planos de saúde exige o conhecimento de alguns fatores essenciais. Por exemplo, deve-se ter muita atenção às cláusulas do contrato para que surpresas, como cobranças abusivas, sejam evitadas.
O ideal, nesses casos, é contar com uma consultoria em planos de saúde empresarial. Com esse tipo de assessoria especializada, é possível obter um plano que traga mais benefícios para a empresa e para os seus colaboradores sem que isso fuja à realidade da organização.
Uma corretora de seguros de qualidade se preocupa tanto com a saúde dos funcionários quanto com a saúde financeira da empresa, levando as melhores opções de plano e se encarregando da implantação e manutenção por meio de uma boa gestão de riscos e conhecimentos técnicos.
Ter funcionários com qualidade de vida e satisfeitos com os benefícios proporcionados pela corporação aumenta os níveis de motivação e de produtividade. Essa é uma equação em que todos saem ganhando. Portanto, traçar o perfil de saúde dos colaboradores é o início de uma parceria de sucesso.
Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos seguros.
Saiba tudo que uma consultoria pode fazer pela gestão estratégica de benefícios de sua empresa clicando aqui!