Mitigação de Riscos

Descubra como traçar o perfil de saúde dos seus colaboradores

perfil de saúde
Escrito por Eusebio Garcia

Empresas que prezam pelo bom relacionamento com os colaboradores e demonstram preocupação com o bem-estar deles. Assim, se tornam mais atrativas e conseguem reter os talentos contratados.

Nesse contexto, traçar um perfil de saúde é o primeiro passo para que se possa oferecer um plano com serviços de qualidade para a equipe.

Definir esse perfil é possível por meio de uma boa pesquisa diagnóstica. Essa avaliação permitirá que seja feito um bom planejamento. Este, a fim de evitar que a contratação de uma operadora de planos não se transforme em prejuízos para a corporação.

Agora, não deixe de acompanhe o post a seguir e saiba como obter o retrato da saúde dos seus funcionários!

Como traçar o perfil de saúde?

A identificação do perfil de saúde dos colaboradores busca conhecer os fatores que determinarão o modelo de plano mais adequado para atender às suas necessidades. O levantamento ainda pode auxiliar na elaboração de medidas preventivas, e assim, direcionar os profissionais com problemas para tratamentos mais específicos.

As ações devem priorizar o que realmente é importante. Assim, o foco deve estar nas ações e informações a seguir.

Coleta de amostras

Algumas doenças crônicas, como a diabetes, só são confirmadas após um exame laboratorial. A coleta de amostras de sangue e urina, por exemplo, revela o que um exame clínico de rotina não consegue identificar ou confirma alguma suspeita do profissional de saúde.

Doenças pré-existentes

Algumas pessoas têm doenças pré-existentes e nem sabem. Por isso, exames mais detalhados são importantes. É fundamental que esse dado conste no perfil de saúde do funcionário antes da contratação de um plano.

Powered by Rock Convert

Hábitos

Qual a quantidade de sal ingerida diariamente pelo funcionário? Ele é fumante? Pratica exercícios físicos com regularidade? Essas e outras questões servem como guia não só para a contratação do plano, mas também para que sejam desenvolvidos programas de prevenção com palestras, vacinação, estímulo a atividade física etc.

Faixa etária

Saber a faixa etária da equipe auxilia a estimar qual será a frequência de uso, tanto do colaborador quanto dos seus dependentes. Tais dados podem impactar diretamente nos reajustes anuais dos planos.

A escolha de um plano de saúde não é fácil. É preciso avaliar o custo/ benefício de cada oferta e alinhá-los ao orçamento disponível. Conhecer o perfil de saúde dos colaboradores auxilia na redução dos custos.  O perfil pode servir como argumento positivo nas negociações e contratação de um novo contrato.

Como encontrar uma corretora de seguros de qualidade?

A contratação de uma operadora de planos de saúde exige o conhecimento de alguns fatores essenciais. Por exemplo, deve-se ter muita atenção às cláusulas do contrato para que surpresas, como cobranças abusivas, sejam evitadas.

O ideal, nesses casos, é contar com uma consultoria em planos de saúde empresarial. Com esse tipo de assessoria especializada, é possível obter um plano que traga mais benefícios para a empresa e para os seus colaboradores sem que isso fuja à realidade da organização.  

Uma corretora de seguros de qualidade se preocupa tanto com a saúde dos funcionários quanto com a saúde financeira da empresa, levando as melhores opções de plano e se encarregando da implantação e manutenção por meio de uma boa gestão de riscos e conhecimentos técnicos.   

Ter funcionários com qualidade de vida e satisfeitos com os benefícios proporcionados pela corporação aumenta os níveis de motivação e de produtividade. Essa é uma equação em que todos saem ganhando. Portanto, traçar o perfil de saúde dos colaboradores é o início de uma parceria de sucesso.  

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos seguros.

Saiba tudo que uma consultoria pode fazer pela gestão estratégica de benefícios de sua empresa clicando aqui!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This