Seguros

Plano de saúde empresarial: como cortar custos?

plano de saúde empresarial
Escrito por Eusebio Garcia
amazon

amazon-loja-on-line

Plano de saúde empresarial permite acesso a saúde por um custo muito mais acessível.

No Brasil, cerca de 70% da população não tem plano de saúde e depende unicamente do sistema público, segundo estudo realizado pelo SPC Brasil e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Nesse cenário, não é surpresa que o plano de saúde empresarial costuma encabeçar a lista dos benefícios mais desejados que um empregador possa oferecer.

Algumas empresas, no entanto, ainda relutam em colocar esse item na lista de benefícios aos seus funcionários por entenderem que o custo dele é muito alto.

De fato, não é mentira que esse é um custo que vem crescendo, por dois fatores: a inflação médica é mais alta do que a inflação oficial do país e o alto índice de sinistralidade também faz com que os reajustes sejam maiores.

No entanto é importante ressaltar que os planos de saúde não trazem apenas mais gastos para a empresa. Veja a seguir as principais maneiras pelas quais o plano de saúde empresarial pode ser uma ferramenta para cortar custos.

Aumento da produtividade

Ficou no passado a época em que se acreditava que, para produzir mais, era preciso “espremer” o colaborador até tirar a última gota de sangue dele.

Hoje em dia, sabemos perfeitamente que isso, além de desumano, é inviável no longo prazo. As consequências são sérias, gerando problemas de saúde tanto de ordem física quanto mental nos trabalhadores.

O resultado é um alto índice de afastamentos e uma grande rotatividade. Além disso, afeta a imagem da empresa no mercado, dificultando atrair novos talentos e, no limite, ainda pode gerar processos por assédio moral.

Hoje em dia, com a gestão humanizada, o conceito é justamente o oposto: quanto mais satisfeito o colaborador estiver, menos ele falta e maior é a sua produtividade no trabalho. Por isso, oferecer um plano de saúde, que é um benefício valorizado, é uma maneira de obter esse ganho.

Melhora no clima organizacional

Investimos muito do nosso tempo e da nossa energia no trabalho. Por isso, todo profissional, desde o estagiário até o presidente da empresa, gosta de se sentir valorizado.

Oferecer um plano de saúde é uma forma de a organização demonstrar que se importa com seus colaboradores.

Isso ajuda a melhorar o clima organizacional, não apenas pelo fato de que os funcionários notarem que a organização se preocupa com eles, mas também porque se sentem mesmo amparados no que é mais importante, que é a sua saúde.

Aqui, de novo, vale lembrar que a melhora no clima organizacional se reflete nos resultados que as equipes apresentam.

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

SULAMERICA_ODONTO_SAUDE_BUCAL

Impacto na cultura da empresa

O pacote de benefícios é um item muito importante tanto para atrair quanto para reter talentos. E, como mencionamos acima, o plano de saúde é um dos itens mais valorizados entre os benefícios que existem.

Além disso, também demonstra que a empresa tem uma política de valorizar os cuidados com a saúde.

Vale lembrar que a oferta do plano de saúde pode vir acompanhada de outros itens que ajudem a melhorar a saúde dos colaboradores, como programas de bem-estar, prevenção a doenças crônicas e estímulos à prática de atividades físicas.

Possibilidade de negociação de valores com a operadora

Se é fato que os custos com os planos de saúde podem ser altos, também é verdade que é possível negociar esses valores com a operadora.

O ideal é não apenas tentar baixar o preço ou encontrar opções mais econômicas, mas trabalhar em conjunto para traçar ações que ajudem a reduzir a sinistralidade e, assim, ter reajustes menores.

Agora você já sabe como o plano de saúde empresarial também pode ajudar a reduzir custos da sua empresa.

Se você procura uma opção para oferecer esse benefício aos seus colaboradores, conte com a Alliate. Atuamos em todo o território nacional, com atendimento de excelência reconhecida, desenvolvendo soluções para organizações de todos os portes.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas!

Aproveite para continuar a leitura e conheça os Como medir o grau de felicidade dos funcionários da empresa?

Nós somos a Alliate, uma consultoria de benefícios e corretora de seguros que atua com seguros pessoais e patrimoniais. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

www.alliate.com.br

Fale com a gente

Fale com a gente

seguro-automovel-premium

seguro-automovel-premium-porto-seguro

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This