Mitigação de Riscos

Plano de saúde empresarial: como manter os funcionários saudáveis?

Plano de saúde empresarial
Escrito por Eusebio Garcia

Neste artigo vamos tratar de como estruturar um plano de saúde empresarial.

Na busca pela garantia das melhores condições possíveis aos funcionários, muitos empregadores têm aderido a programas de promoção a saúde e qualidade de vida e um bom plano de saúde, para manter os colaboradores mais saudáveis e produtivos na empresa.

Ao tomar esse cuidado, você demonstra real preocupação com os trabalhadores, que são as peças fundamentais para o bom rendimento da corporação.

Ainda nesse contexto, a assistência médica se transformou em um diferencial no âmbito do mercado de trabalho e colabora no momento do recrutamento e seleção de talentos.

Além de atrair profissionais mais qualificados, essas estratégias têm diminuído as doenças ocupacionais e tornado os empregados mais capazes e aumentando a qualidade dos serviços prestados.

A seguir, então, elaboramos algumas dicas sobre como tornar o ambiente de trabalho mais saudável na empresa. Se interessa pelo assunto? Confira. Boa leitura!

Alimentação saudável

Algumas empresas têm adotado ao Programa de Alimentação do Trabalhador, pois a alimentação está relacionada com as doenças que o ser humano pode adquirir. O programa é visto como uma estratégia de prevenção de doenças e promove padrões saudáveis de alimentação.

O estímulo à alimentação saudável começa por campanhas educativas e distribuição de guias. A empresa também pode disponibilizar nutricionistas para tirar as dúvidas e fazer um acompanhamento. Já as que têm refeitórios para os colaboradores podem formular cardápios mais saudáveis.

Atividades físicas

Outra maneira de garantir mais saúde para os trabalhadores é incentivá-los a ter um estilo de vida ativo por meio da prática de atividades físicas. As empresas podem realizar parceiras com academias ou centros esportivos e, assim, conseguir descontos para os seus funcionários. Algumas empresas até estão disponibilizam um espaço para os exercícios.

Dependendo do tipo de tarefas a serem desempenhadas pelos colaboradores, o interessante seria a adoção da ginástica laboral pela companhia. O objetivo desse hábito, empregado nos locais de trabalhado durante a jornada do trabalhador, é a prevenção de doenças laborais. A vantagem da ginástica laboral é a adaptação às necessidades individuais.

Plano de saúde empresarial

O Plano de Saúde empresarial é o benefício mais desejado pelos colaboradores.

A utilização deve ser feita sob a ótica da prevenção e não da cura de doenças já instaladas. Este beneficio garante a cobertura para:

  • Consultas,
  • Exames básicos e completos,
  • Pronto Atendimento (Pronto Socorro)
  • E em especial o grande risco que são as internação clinicas e cirúrgicas que são extremamente caras no trato particular. 

Este é o benefício que mais colabora com a retenção de talentos (Diminui o Turnover) e ajuda muito no engajamento. 

Para escolher o melhor seguro de saúde, contrate uma corretora de seguros especializada e com registro junto a SUSEP. Ela auxiliará você a escolher o tipo mais adequado com base no custo-benefício e necessidades da empresa e seus funcionários.

A corretora colabora no comparativo dos planos e rede credenciada para uma contratação ou transição tranquila. Absorve a burocracia durante a contração do serviço e irá ajuda-lo na administração com:

  • movimentação cadastral,
  • suporte na liberação de guias de exames e cirurgias,
  • gerenciamento e mitigação de risco,
  • acompanhamento da sinistralidade e ações de correção,
  • contencioso jurídico,
  • dentre outros serviços para a saúde dos colaboradores e a saúde financeira do contrato.

Plano Odontológico empresarial

Já o plano odontológico, também é um benefício muito desejado pelos colaboradores em decorrência do baixo custo e coberturas abrangentes. 

O  plano odontológico combate as doenças sistêmicas e colabora na redução do sinistro do contrato do plano de saúde, assim, a empresa estará menos exposta a reajustes elevados.

Os programas que têm como principal intenção a melhora da saúde dos trabalhadores, portanto, ajudam a reduzir os índices de estresse e as possibilidades de lesões e doenças. Como se não bastasse, reforçam a autoestima, elevam a capacidade de concentração na tarefa e otimizam o relacionamento entre corporação e funcionário.

Pensar na qualidade de vida dos profissionais é pensar na saúde dele. São várias as opções para assegurar um programa de saúde na empresa que satisfaça as necessidades de sua equipe.

A qualidade do Plano de saúde empresarial é vital para elevar o engajamento dos funcionários e melhorar os indicadores de produtividade da empresa.

Na dúvida, conte com a ajuda de uma empresa especializada e entre em contato com a Alliate para garantir o melhor serviço para o seu negócio!

Que tal solicitar agora um estudo para inserir a cesta de benefícios de sua empresa o plano de saúde para seus funcionários. Clique aqui!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This