Gestão de Pessoas

Qual é a importância e impacto do plano de saúde na empresa?

impacto do plano de saúde na empresa
Escrito por Eusebio Garcia

Qual é a importância e impacto do plano de saúde na empresa? Entenda definitivamente neste artigo!

Qualquer empresa que queira ter os funcionários trabalhando em prol do seu crescimento precisa se preocupar com a saúde e o bem-estar deles.

Nessa hora, o impacto do plano de saúde é considerável, já que ele é uma medida prática para promover a saúde, bem estar e trazer mais segurança aos colaboradores.

Além do conforto proporcionado, o plano de saúde pode também ser visto como um fator de motivação.

As vantagens se tornam ainda mais relevantes ao considerar o custo do benefício, já que o investimento é baixo diante dos resultados que são alcançados e elevados custos do atendimento particular ou do atendimento precário do sistema público.

Não sabe que resultados são esses? Nós explicaremos! Acompanhe!

Aumento da produtividade com o plano de saúde na empresa

Como você sabe, existem dezenas de fatores que podem atrapalhar a rotina típica de trabalho. Isso significa que não importa qual campanha de motivação seja feita, alguns colaboradores, inevitavelmente, terão uma produção abaixo do esperado.

Entretanto, ao oferecer o plano de saúde, a tendência é que seu pessoal vá com mais frequência ao médico, fazendo mais check-ups e mantendo a saúde em dia.

Como resultado, a produção dessas pessoas aumenta consideravelmente, pois, o plano de saúde é o benefício mais desejado pelos trabalhadores..

Criação de um diferencial competitivo

Qualquer benefício oferecido por uma empresa é entendido como um diferencial competitivo.

Veja bem: quando seu funcionário fala sobre o trabalho que tem, ele nunca diz quanto recebe. Pelo contrário, ele fala sobre o pacote de benefícios, o plano de saúde, a bolsa de estudos, cursos, etc.

Dessa forma, o principal diferencial de uma companhia na hora de divulgar uma vaga, por exemplo, tem relação com os benefícios que ela pode oferecer.

Quanto melhor for o pacote de benefícios, mais fácil será atrair talentos — o plano de saúde ganha destaque nesse quesito, uma vez que é extensível aos dependentes e pela empresa o custo é bem mais atrativo que o plano individual.

Não só isso, mas os benefícios oferecidos pela empresa podem se tornar diferenciais que ajudarão a reter talentos.

Redução do absenteísmo e presenteísmo com o plano de saúde na empresa

Como já foi tratado aqui, a saúde dos colaboradores impacta na produtividade da empresa. Isso não vale apenas para o presenteísmo, mas também para as faltas justificadas por motivos de doença.

Quando a companhia tem um bom plano de saúde, o número de faltas reduz em função da resolutividade do atendimento médico de qualidade — menos tempo na fila do SUS, mais tempo na empresa. Além disso, você pode acompanhar de perto casos que merecem mais atenção.

Melhoria do clima organizacional

O fornecimento de benefícios é um ato muito bem-visto pelos colaboradores.

Ele passa a impressão de que a empresa se preocupa com os funcionários a ponto de oferecer mais, além do salário. Como resultado óbvio, o clima organizacional é impactado por isso.

Trabalhadores saudáveis e satisfeitos com a empresa tendem a reclamar menos.

Alguns, inclusive, podem se tornar defensores da empresa em decorrência do engajamento gerado por um bom plano de saúde.

Isso leva o clima de toda a empresa para um patamar mais agradável em que as relações focam na produtividade e não apenas no salário ao final do mês.

Além desses pontos levantados, o impacto do plano de saúde pode ser muito maior em sua empresa.

Cada companhia lida com esse benefício de uma forma, mas a certeza que temos é de que ele é uma ferramenta fundamental para a gestão de pessoas.

No entanto, se você acha que sua companhia não pode arcar com essa despesa, temos uma solução. Leia nosso artigo sobre como reduzir os custos do plano de saúde

Nosso proposito é colaborar com a gestão dos benefícios corporativos, fazendo a gestão colaborativa com a área de recursos humanos em assuntos técnicos, mitigação dos riscos que impactam em reajustes elevados e fazendo o empregador investir seus recursos de forma mais eficiente.

Entre em contato conosco e saiba como ter uma gestão de benefícios eficiente e profissional.

Até mais! 

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This