Seguros

O que é um plano empresarial coletivo e quem pode participar?

plano empresarial coletivo
Escrito por Eusebio Garcia

plano empresarial coletivo, pacote de benefícios para funcionários, plano de saúde, seguro saúde.

Existem no mercado diversas opções de planos de saúde, tanto para empresas como para pessoas físicas. Dentre as ofertas corporativas, existe o plano empresarial coletivo. Essa opção é muito usada, devido aos benefícios oferecidos para as empresas.

Pensando nisso, trazemos neste post as principais informações sobre o plano empresarial coletivo, a fim de te ajudar na escolha da melhor opção para sua empresa. Confira!

O que é um plano empresarial coletivo?

O plano empresarial coletivo é uma modalidade de plano de saúde disponível para empresas. Sua contratação permite o oferecimento do serviço para todos os funcionários, desde que seja provado vínculo empregatício com o negócio.

São necessários no mínimo 3 funcionários para realizar a contratação de um plano empresarial coletivo. A empresa pode escolher uma variedade de opções para os colaboradores e descontar um percentual do pagamento para aqueles que aderirem ao plano. O oferecimento do serviço não é obrigatório na legislação trabalhista, porém muito recomendado.

Quais são os tipos de planos coletivos?

Basicamente, existem dois planos coletivos disponíveis no mercado e muitos gestores podem confundir os dois. O primeiro é o plano empresarial coletivo, citado acima, ele é direcionado aos funcionários com vínculo empregatício, ou seja, registrados sob regime da CLT e contratados por uma empresa para serem efetivamente colaboradores dela.

A segunda modalidade é chamada plano coletivo por adesão, disponibilizada por pessoas jurídicas, conselhos, sindicatos e associações profissionais para os trabalhadores vinculados a eles. Nesse caso, os colaboradores devem se associar a esse serviço e pagar por ele sem mediação da empresa em que trabalham.

Apesar de ser um valor menor quando comparado a um seguro individual, optar por deixar seus funcionários usarem o plano coletivo por adesão não é o mais indicado. O seguro-saúde é muito valorizado como um benefício fornecido pela empresa, portanto, por mais que pareça um custo alto, ele também representa um diferencial para conquistar e reter talentos que valorizam o benefício.

Quem pode participar de um plano coletivo empresarial?

Como falamos, o plano coletivo empresarial é destinado aos colaboradores de uma empresa, porém é permitido incluir dependentes, desde que respeitem o grau de parentesco determinado em lei, que determina que seja até o 3º grau de parentesco consanguíneo, até o 2º grau por afinidade, cônjuge ou companheiro.

Normalmente, as empresas oferecem a opção de inclusão, entretanto, o custo para incluir dependentes é maior do que o valor descontado para o benefício individual.

Quais os benefícios para a empresa?

Custo reduzido

Apesar de ser considerado um alto investimento, a contratação de um plano empresarial coletivo para os funcionários representa uma redução nos custos que uma empresa pode ter em casos de acidentes de trabalho ou na necessidade de um funcionário tratar uma doença adquirida devido às atividades exercidas na empresa, uma vez que legalmente ela é responsável pela segurança e saúde do funcionário.

Menor carência

Outro benefício da contratação de um plano empresarial coletivo é a possibilidade de reduzir ou eliminar a carência de uso, ou seja, o prazo mínimo de adesão para poder usar serviços específicos, como tratamentos mais complexos ou caros.

A redução depende do número de funcionários que aderirem ao plano, sendo que quanto maior, melhor para conseguir esse benefício.​ Mesmo para empresas pequenas, com poucos funcionários, a carência costuma ser menos do que a de planos individuais.

Maior controle

Os planos coletivos não podem realizar aumentos e reajustes sem seguir um padrão preestabelecido em contrato, ou seja, a empresa possui total controle de quando os custos de planos de saúde mudarão.

Como pode ver, muitas empresas oferecem planos de saúde para seus funcionários como um diferencial do ambiente de trabalho. A percepção de que a empresa se importa com sua saúde e bem estar de seus trabalhadores aumenta o sentimento de satisfação com a corporação, reduz o turnover e melhora a produtividade geral, ampliando as vantagens de adotar esses serviços.

Agora que você conhece o que é um plano empresarial coletivo e seus benefícios, saiba mais sobre a importância de oferecer seguro de saúde para seus funcionários!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This