Mitigação de Riscos

Prevenção a imprevistos: como sua empresa pode se proteger?

Prevenção empresarial e lojas
Escrito por Eusebio Garcia

No ambiente de trabalho, lidar com situações inesperadas tornou-se parte da rotina de um gestor. Entretanto, tomar algumas medidas de prevenção a imprevistos ainda é a melhor forma de evitar prejuízos ou consequências ainda maiores.

Ninguém gosta de surpresas desagradáveis, principalmente quando elas ameaçam o nosso negócio e, embora os imprevistos no gerenciamento cheguem sem avisar, é possível adotar algumas ações para reduzir impactos negativos, como roubos, por exemplo.

Sua empresa não está sabendo lidar com situações não planejadas? Então confira quais são os principais riscos e como aplicar métodos infalíveis de prevenção a imprevistos!

Evitando acidentes de trabalho com prevenção

Parece sem importância, mas um simples piso molhado pode provocar uma série de acidentes dentro da empresa. Um dos motivos é a comum falta de sinalização em lugares com grande circulação de pessoas. 

Para prevenir-se contra esse problema é indispensável monitorar o uso de alertas e placas avisando sobre possíveis perigos no trajeto.

Além disso, avaliar quais são as áreas vulneráveis do trabalho — como escadas sem corrimão, aparelhos danificados ou falta de iluminação em corredores — é uma prática altamente recomendada que faz toda a diferença para quem deseja evitar acidentes.

Aumentando a segurança contra assaltos

Sabemos que a violência cresceu bastante em nosso país nos últimos anos, atingindo, em especial empresas das áreas urbanas. Por isso, sem dúvidas, contratar um sistema de monitoramento eficiente tornou-se uma questão obrigatória para quem deseja proteger seu patrimônio.

A boa notícia é que o gestor pode contar com várias alternativas que ajudam a promover maior segurança. Algumas atitudes muito eficazes para intimidar os assaltantes são: 

  • investir em uma boa iluminação;
  • analisar possíveis lugares de riscos ou vulneráveis;
  • manter funcionários responsáveis pelo monitoramento no período noturno;
  • instalar câmaras bem posicionadas e alarmes de qualidade.

Monitorando a gestão financeira

Na maioria das vezes, os problemas financeiros são os principais vilões quando se trata de imprevistos. Ficar no vermelho ou simplesmente passar por um momento de crise é uma situação comum entre as empresas. Por outro lado, tudo pode ser evitado quando existe um bom planejamento por trás.

Acima de tudo, acompanhar as finanças é o primeiro passo para eliminar surpresas no futuro, o que também inclui:

  • monitorar as entradas e saídas;
  • não misturar o dinheiro pessoal com o da empresa;
  • realizar negociações com fornecedores em busca do melhor preço;
  • ter um sistema confiável para armazenar informações;
  • manter um fundo de reserva para possíveis emergências.

Quando o assunto é dinheiro, todo cuidado é pouco, então, exige-se máxima atenção antes das consequências.

Contratando um seguro

Ter um seguro empresarial impede que os riscos tirem o seu sono durante a noite, sendo ainda indispensável nos momentos de conflitos, como assaltos, ações jurídicas, acidentes de trabalho etc.

Responsável por transmitir maior segurança, os seguros são excelentes aliados contra imprevistos corporativos que sempre chegam sem avisar e causam grandes consequências.

Para uma empresa, tomar medidas preventivas demonstra o seu preparo em lidar com os problemas antes mesmo que eles aconteçam. Isso mostra que somente gestores qualificados e estratégicos compreendem essa necessidade e conseguem minimizar os conflitos com antecedência.

Gostou do nosso artigo e quer aprender mais conteúdos além da prevenção a imprevistos? Então descubra também como fazer a mitigação de riscos de saúde dos colaboradores da empresa e fique por dentro de mais informações preciosas!

Faça agora um orçamento do sistema de alarme monitorado. Clique aqui!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This