Mitigação de Riscos

Como prevenir sua empresa contra roubos e acidentes?

prevenir sua empresa
Escrito por Eusebio Garcia

Prevenir sua empresa contra riscos é um tema muito sério, portanto, não pode estar fora do planejamento estratégico.

Lidar com a criatividade dos ladrões e garantir o bem-estar dos colaboradores são desafios que fazem parte da rotina de qualquer empresa. Por isso, investir em sistemas de segurança contra roubos e acidentes tornou-se uma questão obrigatória nos dias de hoje.

Embora as tarefas de reestruturar o local de trabalho para evitar acidentes e, ao mesmo tempo, protegê-lo contra a ação de criminosos não sejam fáceis, existem algumas alternativas que podem ajudar a promover a segurança do patrimônio e dos colaboradores.

Quer proteger sua empresa contra roubos e acidentes? Então confira, a seguir, algumas dicas que podem lhe ajudar com esse assunto!

Como evitar roubos e prevenir sua empresa?

Conheça os riscos para prevenir sua empresa

Conhecer quais são os pontos frágeis da sua empresa é o primeiro passo para identificar os riscos. Para isso, verifique lugares que estão expostos, como corredores, janelas, entre outras áreas internas e externas que facilitem a entrada de assaltantes.

Implante um sistema de alarme

Considerada o principal alvo de ladrões, uma empresa precisa garantir a segurança de todos por meio da instalação de um sistema de monitoramento.

Além de prevenir furtos e roubos, as câmeras e alarmes são eficientes para documentar tudo o que acontece na empresa, incluindo a possibilidade de acionarem à polícia a qualquer instante, caso seja necessário.

Invista em iluminação

Uma simples lâmpada no corredor faz toda a diferença para manter a segurança do seu patrimônio.

Considere que a falta de iluminação pode tornar o roubo mais fácil, além de não permitir identificar os meliantes durante as investigações. Nesse sentido, lembre-se de instalar lâmpadas com sensores de presença, evitando assim gastos excessivos com energia elétrica. 

Controle a entrada e saída de pessoas na empresa

Saber quais são as pessoas que frequentam a sua empresa é importante para identificar suspeitos.

Para afastar qualquer tentativa de roubo, invista em monitoramento e na contratação de seguranças, sendo necessário ainda ter um controle sobre as entradas e saídas, oferecendo crachás ou qualquer outro tipo de identificação eletrônica.  

Contrate seguro empresarial para prevenir sua empresa

Em algumas situações, mesmo que sua empresa se previna de todas as formas, os assaltos são inevitáveis, não é mesmo?

Por isso, apenas a contratação de seguros pode solucionar possíveis perdas em seu patrimônio. Desta forma, analise os melhores planos empresariais para reduzir as preocupações no futuro!

Como evitar acidentes?

Entenda os riscos para prevenir sua empresa

Assim, como acontece nos roubos, é indispensável analisar toda a área da sua empresa a fim de identificar as falhas.

Nessas horas, um simples descuido, como um aparelho com a eletricidade danificada, pode gerar grandes prejuízos e também comprometer o bem-estar dos funcionários.

Treine os colaboradores 

Nem todos os colaboradores estão cientes das medidas de segurança que precisam ser tomadas no ambiente corporativo.

Para evitar a falta de informação, promova treinamentos e palestras constantes que envolvam técnicas de primeiros socorros, uso adequado de equipamentos e áreas internas e externas. 

Sinalize os perigos para prevenir sua empresa

As placas de sinalização são excelentes ferramentas contra os acidentes.

Assim, ainda que seja um piso molhado ou a realização de uma manutenção na escada, é essencial que sua empresa alerte sobre os possíveis riscos do trajeto naquele local.

Faça manutenções periódicas para prevenir sua empresa

Manutenções garantem que todos os equipamentos e espaços da sua empresa estejam seguros para a livre circulação de pessoas e manuseio.

Portando, manter aparelhos danificados, assim como objetos de trabalho, como cadeiras, por exemplo, é um grande risco para a segurança do seu colaborador.

Assim, fiscalize datas de validade e o estado de tudo para que acidentes, incêndios, entre outras fatalidades não ocorram no seu negócio.

Como mostramos, existem vários fatores que podem ajudar na prevenção de roubos e acidentes, basta monitorar constantemente se todas as medidas estão sendo tomadas e aplicadas na empresa. Além disso, cabe ao gestor propor sempre melhorias que otimizem a segurança e qualidade de vida de todos.

Gostou do nosso artigo? Gostaria de conhecer outros assuntos interessantes? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This