Seguros

Principais coberturas do seguro de vida para médicos

Principais coberturas do seguro de vida para médicos
Escrito por Eusebio Garcia

Veja neste artigo as duas principais coberturas do seguro de vida para médicos

O dia a dia de um médico é muito corrido e sacrificante. O médico muitas vezes precisa abrir mão do lazer e até mesmo de estar em família pela paixão a medicina e em ajudar ao próximo.  

Neste artigo vamos falar de soluções que vão ajudar o dia a dia do médico.

Vamos mostrar as principais coberturas do seguro de vida para quem é médicos e precisa de coberturas especificas para o desenvolvimento e riscos da profissão.

Quais são as coberturas que os médicos mais procuram no seguro de vida?

A cobertura para morte todos sabem que o seguro de vida garante, porém, se sabe muito pouco sobre as coberturas em vida.   

As coberturas em vida, tanto para as situações cotidianas como afastamento temporário por doença ou algum problema físico, quanto as mais graves como invalidez total por doença ou acidente, diagnóstico de doenças graves como um câncer, diagnóstico de doença terminal, entre outras.

Dentre as coberturas mais importantes e mais indicadas aos profissionais médicos são:

1. Cobertura de Diárias por Incapacidade Temporária (DIT)

A cobertura mais procurada no seguro de vida para médicos é a Diárias por Incapacidade Temporária, cobertura esta conhecida pela sigla DIT.

Vamos ver agora como ela funciona e as garantias que ela proporciona aos médicos.

Cobertura DIT

A cobertura de diárias por incapacidade temporária visa indenizar o profissional sobre as diárias de seu afastamento laboral em razão de algum acidente ou doença temporária que limite sua atuação profissional e não lhe permita exercer sua atividade médica.

Esta cobertura prevê afastamento como por exemplo: Uma gripe muito forte, dengue, meningite, febre amarela, tuberculose, covid-19, fratura…, dentro outras patologias.

A cobertura DIT se materializa na comprovação do afastamento médico. Uma vez comprovado o afastado do trabalho durante um determinado período, se dá entrada com a documentação médica junto a seguradora para análise da equipe médica, e a seguradora paga a quantidade de dias em que se der a interrupção laboral.

Em qualquer desses exemplos, o médico perderá sua renda variável durante os dias parados. A cobertura de diárias por incapacidade temporária servirá para compensar essa perda de renda, indenizando o médico pelos dias parados.

Médicos autônomos e CLT

Essa cobertura é indicada para profissionais autônomos e empregados CLT que possuem renda variável pelos atendimentos e dias trabalhados.

Esta cobertura é vital para amparar a perda de renda temporária.

Como calcular o valor ideal da diária  

O valor da diária precisa estar de acordo com a renda variável média real do médico. A premissa básica do seguro é repor a perda de renda e não gerar uma renda que não existe. Assim, é importante calcular o valor correto desta diária para a indenização em caso de afastamento.

Para obter o cálculo correto basta levantar a sua renda mensal média variável dos últimos 12 meses e dividir este valor por 30 dias. Este será o valor da diária.

Indenização das diárias

Para que o médico receba a indenização pelas diárias de incapacidade temporária (Dias parados), será preciso apresentar para a seguradora o laudo médico e exames que comprove a necessidade técnica de afastamento. 

Após a entrega da documentação para análise da seguradora, em um segundo momento a seguradora pode solicitar a comprovação de renda que comprove o valor real da diária.

A análise da documentação sendo aprovada, o segurado irá receber a indenização das diárias. O crédito é feito em conta corrente do segurado.

A comprovação da renda é feita exclusivamente através da declaração de Imposto de Renda ou holerite no caso de médicos registrados através do regime CLT. Não são aceitos comprovante como extrato bancário ou DECORE (sigla de Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, comumente chamada de Declaração de Renda, no Brasil, é um documento contábil, uma declaração emitida por contabilistas).

2. Majoração da Cobertura de Invalidez Permanente por Acidente

A majoração de cobertura de invalidez permanente por acidente é a proteção ideal e feita especialmente para médicos.

Cobertura opcional do seguro de vida para médicos que majora (aumenta) os percentuais do capital segurado da cobertura de Invalidez Parcial por Acidente para 100% (cem por cento).

Esta majoração visa o recebimento de 100% do valor da cobertura, ao invés do percentual menor, de 15% como no caso da perda de uma visão. Ao invés de receber 15%, o médico irá receber 100%, equivalente ao capital coberto contratado.

Exemplos da tabela de órgãos majorados para médicos
  • Perda total de visão de um olho passa de 30% para 100%
  • Perda total do uso de um dos indicadores passa de 15% para 100%
  • Perda total de um dos polegares passa de 18% para 100%
  • Anquilose total de um dos cotovelos passa de 25% para 100%

Esta cobertura visa garantir ao medico caso ocorra algum problema que inviabilize de forma repentina e prematura a continuidade da sua profissão. 

Depois de tantos anos de estudo e rotina puxada e exaustiva de plantões, tudo de que você precisa agora é de segurança e estabilidade para manter a sua qualidade e padrão de vida.

Solicite um estudo personalizado para a sua proteção com uma apólice de Seguro de Vida. Clique Aqui

Nós somos a Alliate, uma consultoria e corretora de seguros especializada em seguros de vida. Uma empresa com propósito de cuidar do que é importante para você.

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This