Gestão de Pessoas

5 dicas para impulsionar a produtividade no RH

Escrito por Eusebio Garcia

Você sabe como impulsionar a produtividade no RH da sua empresa?

Esse é um setor extremamente importante e estratégico, já que o resultado de suas ações impacta em todos os outros setores da organização.

Uma equipe de Recursos Humanos eficiente deve ser capaz de administrar o capital humano da empresa, mantendo a motivação e o engajamento na busca pelo cumprimento das metas e objetivos estabelecidos.

Por esse motivo, precisamos entender melhor o que faz o RH e como tornar esse setor mais produtivo. Continue a leitura e veja nossas dicas.

Quais as atribuições dos Recursos Humanos?

O RH é o responsável pela gestão de pessoas em uma empresa, ele deve trabalhar alinhado com as demais áreas, a fim de prover, treinar, desenvolver e gerenciar equipes eficientes e com alta produtividade.

O setor atua desde o recrutamento, a seleção e o onboarding de novos colaboradores. É responsável por atividades vitais para a organização, como:

  • desenvolvimento de estratégias de cargos e salários;
  • treinamento e desenvolvimento;
  • planos de carreira;
  • gestão de benefícios;
  • elaboração de planos de desenvolvimento individual;
  • avaliações de desempenho;
  • gestão do clima e cultura organizacional.

Qual a importância do RH nas organizações?

Principalmente em meio a crise que vivemos com a pandemia do coronavírus, a relevância do setor de Recursos Humanos tem se consolidado a cada dia como um setor estratégico e vital para a saúde das organizações.

Em meio a uma transformação digital acelerada, muitas vezes forçada pelas circunstâncias, são os profissionais de RH que reestruturam os processos de trabalho, treinam, desenvolvem e promovem o engajamento do capital humano na adaptação aos novos meios de trabalho.

Por tudo isso, podemos dizer que o RH é o maior responsável pelo sucesso de um negócio.

Como impulsionar a produtividade no RH?

Veja, a seguir, nossas dicas para uma equipe de RH mais produtiva:

1. Aposte em tecnologia

Já não dá mais para idealizar uma empresa produtiva sem a utilização das ferramentas tecnológicas atuais.

O trabalho remoto exige que os ambientes virtuais façam parte da vida dos profissionais e é preciso contar com tecnologias modernas para a gestão da produtividade.

2. Invista em treinamento

As ferramentas digitais também são importantes para a educação corporativa, pois conferem flexibilidade ao colaborador para desenvolver suas habilidades no momento mais oportuno para ele.

Uma equipe bem treinada tem mais autonomia para lidar com as questões cotidianas da empresa, reduzindo a carga de trabalho dos gestores.

3. Prepare bons líderes

Formar líderes com soft skills bem desenvolvidas pode trazer um grande diferencial competitivo para a organização.

Com uma liderança bem estruturada, as equipes de trabalho serão bem direcionadas e motivadas a fazerem o melhor pelos objetivos da organização.

4. Defina metas

Definir metas e indicadores é fundamental para ter um controle da produtividade, perceber as oportunidades de melhorias e criar ações eficientes para impulsionar o desempenho das equipes. Portanto, use ferramentas como KPIs e OKRs para fazer um planejamento e acompanhamento eficaz dos objetivos e tarefas do RH.

5. Foque nos resultados

A cultura do “cara a cara” ficou no passado, embora por uma necessidade maior, essa é uma grande oportunidade para estabelecer uma gestão orientada para resultados.

Nada como favorecer o equilíbrio e a flexibilidade entre a vida profissional e a vida pessoal, permitindo à equipe gerir o seu próprio tempo e valorizando o desempenho e resultados obtidos.

Com um papel tão vital dentro das organizações que querem permanecer competitivas no cenário atual, ter uma gestão eficiente é de suma importância.

A produtividade no RH deve ser sempre estimulada por meio de pesquisa e aprimoramento constante de suas ferramentas e metodologias de trabalho. E nunca deixa de lado o acompanhamento de perto dos indicadores de gestão de RH.

Gostou do nosso conteúdo? Ajude a mostrar para outros profissionais como obter sucesso com a gestão de Recursos Humanos. Compartilhe nas suas redes sociais.

Nos somos a Alliate, Consultoria de Benefícios que atua também com seguros pessoais e seguros patrimoniais. Nosso propósito é cuidar do que é importante para você!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This