Gestão de Pessoas

5 dicas para impulsionar a produtividade no RH

Escrito por Eusebio Garcia

Você sabe como impulsionar a produtividade no RH da sua empresa?

Esse é um setor extremamente importante e estratégico, já que o resultado de suas ações impacta em todos os outros setores da empresa.

Uma equipe de Recursos Humanos eficiente deve ser capaz de administrar o capital humano da empresa, mantendo a motivação e o engajamento na busca pelo cumprimento das metas e objetivos estabelecidos.

Por esse motivo, precisamos entender melhor o que faz o RH e como tornar esse setor mais produtivo. Continue a leitura e veja nossas dicas.

Quais as atribuições da área de Recursos Humanos?

A área de Recursos Humanos é o responsável pela gestão de pessoas em uma empresa, ela deve trabalhar alinhada com as demais áreas, a fim de prover, treinar, desenvolver e gerenciar equipes eficientes e de alta performance.

O setor de Recursos Humanos atua desde o recrutamento, seleção e o onboarding de novos colaboradores. É responsável por atividades vitais para a organização, como:

  • desenvolvimento de estratégias de cargos e salários;
  • treinamento e desenvolvimento;
  • planos de carreira;
  • gestão de benefícios;
  • elaboração de planos de desenvolvimento individual;
  • avaliações de desempenho;
  • gestão do clima e cultura organizacional.

Qual a importância da área de Recursos Humanos nas empresas?

Principalmente em meio a crise que vivemos com a pandemia do coronavírus, a relevância do setor de Recursos Humanos tem se consolidado a cada dia como um setor estratégico e vital para a saúde física e mental dos funcionários.

Em meio a uma transformação digital acelerada, muitas vezes forçada pelas circunstâncias da vida contemporânea, são os profissionais de Recursos Humanos que reestruturam os processos de trabalho, treinam, desenvolvem e promovem o engajamento do capital humano na adaptação aos novos meios de trabalho.

Por tudo isso, podemos dizer que a área de Recursos Humanos é o maior responsável pelo sucesso de um negócio.

Como impulsionar a produtividade do time de Recursos Humanos?

Veja, a seguir, nossas dicas para uma equipe de Recursos Humanos mais produtiva e empoderada:

1. Aposte em tecnologia

Já não dá mais para idealizar uma empresa produtiva sem a utilização das ferramentas tecnológicas atuais.

O trabalho remoto exige que os ambientes virtuais façam parte da vida dos profissionais e é preciso contar com tecnologias modernas para a gestão da produtividade.

2. Invista em treinamento do time

As ferramentas digitais também são importantes para a educação corporativa, pois conferem flexibilidade ao colaborador para desenvolver suas habilidades no momento mais oportuno para ele.

Uma equipe bem treinada tem mais autonomia para lidar com as questões cotidianas da empresa, reduzindo a carga de trabalho dos gestores.

3. Prepare e capacite bons líderes

Formar líderes com soft skills bem desenvolvidas pode trazer um grande diferencial competitivo para a organização.

Com uma liderança bem estruturada, as equipes de trabalho serão bem direcionadas e motivadas a fazerem o melhor pelos objetivos da organização.

4. Defina metas realistas e alcançáveis

Definir metas e indicadores é fundamental para ter um controle da produtividade, perceber as oportunidades de melhorias e criar ações eficientes para impulsionar o desempenho das equipes.

Portanto, use ferramentas como KPIs e OKRs para fazer um planejamento e acompanhamento eficaz dos objetivos e tarefas do RH.

5. Foque nos resultados, não esquecendo das pessoas

A cultura do “cara a cara” ficou no passado, embora por uma necessidade maior, essa é uma grande oportunidade para estabelecer uma gestão orientada para resultados.

Nada como favorecer o equilíbrio e a flexibilidade entre a vida profissional e a vida pessoal, permitindo à equipe gerir o seu próprio tempo e valorizando o desempenho e resultados obtidos.

Com um papel tão vital dentro das organizações que querem permanecer competitivas no cenário atual, ter uma gestão eficiente é de suma importância.

A produtividade no RH deve ser sempre estimulada por meio de pesquisa e aprimoramento constante de suas ferramentas e metodologias de trabalho. E nunca deixa de lado o acompanhamento de perto dos indicadores de gestão de RH.

Gostou do nosso conteúdo? Ajude a mostrar para outros profissionais de RH como obter sucesso com a gestão da área de Recursos Humanos. Compartilhe nas suas redes sociais.

Nos somos a Alliate, Consultoria de Benefícios que atua também com seguros pessoais e seguros patrimoniais. Nosso propósito é cuidar do que é importante para você!

www.alliate.com.br

Fale com a gente

Fale com a gente

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This