Promoção a Saúde

Programa de promoção de saúde

Promocao_a_Saude
Escrito por Eusebio Garcia

O grande desafio para gestores de recursos humanos que são responsáveis pelo subsistema de benefícios é baixar a sinistralidade do plano de saúde e promover a saúde e qualidade de vida dos colaboradores.

A elaboração de um programa de promoção de saúde para os trabalhadores de uma empresa pode ser dividida em algumas etapas:

Diagnóstico

O primeiro passo é entender quais são os principais problemas de saúde enfrentados pelos funcionários da empresa. Para isso, pode ser realizada uma pesquisa ou levantamento de dados sobre as principais doenças, hábitos alimentares, níveis de atividade física e outros fatores relacionados à saúde.

Definição de objetivos

Com base no diagnóstico, é possível definir os objetivos do programa. Eles devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado.

Exemplos de objetivos incluem reduzir o índice de fumantes na empresa, incentivar a prática regular de atividades físicas e melhorar a alimentação dos funcionários.

Estratégias

A próxima etapa é definir as estratégias para alcançar os objetivos estabelecidos. Isso pode incluir a realização de palestras, campanhas de conscientização, criação de espaços para atividades físicas, disponibilização de alimentos saudáveis na empresa, entre outras ações.

Implementação

Com as estratégias definidas, é hora de implementar o programa. Isso pode envolver a contratação de profissionais especializados em saúde, como nutricionistas e educadores físicos, a realização de atividades em grupo e o monitoramento do progresso dos funcionários.

Avaliação

Por fim, é importante avaliar os resultados do programa para verificar se os objetivos foram alcançados e se as estratégias adotadas foram efetivas. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, avaliações de saúde individuais e coletivas e análise de indicadores de saúde na empresa.

Lembre-se de que a promoção da saúde dos funcionários é uma iniciativa importante para o bem-estar dos trabalhadores e também pode ter impacto positivo na produtividade e nos resultados da empresa.

Um programa de promoção a saúde bem elaborado, com integração de dados, investimento financeiro da empresa e acompanhamento mensal proporciona a redução da sinistralidade do plano de saúde da empresa.

Promover a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores é promover o combate ao sedentarismo que é o grande causador de doenças crônicas como a obesidade, diabetes, hipertensão, problemas cardíacos, dentre outras doenças que geram elevado custo de tratamento.

A OMS classifica a obesidade como um dos problemas de saúde mais graves da atualidade. A obesidade já é uma pandemia. 

Complementando as ações do programa de promoção a saúde temos aliados vitais para o sucesso do programa, como:

Assistência de um bom plano de saúde

Um bom programa de promoção a saúde requer a implementação de um bom plano de saúde que de acesso a medicina de qualidade e efetiva, com bons hospitais e laboratórios. Que proporcione programas de promoção a saúde das classes de risco, focando não só crônicos de alto custo e sim a população saudável, evitando a evolução de patologias e cronicidade.  Tem que ser um plano de saúde e não um plano de doença.

Odontologia e a saúde plena

A saúde bucal precisa estar no foco central do programa de promoção a saúde. A saúde começa pela boca e sem saúde bucal diversas doenças sistêmicas vão causar doenças em outros órgãos pesando na sinistralidade do plano de saúde.

Ambulatório médico na empresa

Ter um médico dedicado e que conheça a fundo a saúde e hábitos dos colaboradores é um diferencial e faz com que os resultados sejam obtidos de forma mais rápida e mais efetiva. Proporciona redução de custo e eleva a saúde dos colaboradores bem como a melhora da qualidade de vida. 

Investir em saúde ocupacional

Investimento que gera economia. Uma boa empresa especializada em saúde e medicina ocupacional faz a diferença, em especial as empresas que não possuem ambulatório médico. 

Alimentação de qualidade

A alimentação é outro ponto fundamental que auxilia um bom programa de promoção a saúde. Incentivar o consumo de frutas e a ingestão de água ajuda muito na saúde dos colaboradores.

Atividade física 

O incentivo a atividade física é um fator preponderante para o sucesso do programa de promoção de saúde. A empresa pode desenvolver parceria direta com uma academia ou contratar o serviço de empresas como a Gympass que tem um produto estruturado e é muito valorizado pelos funcionários.

Toda estruturação e gerenciamento do programa de promoção a saúde, seja um programa básico ou um avançado, nos da Alliate cuidamos para você! Com nossa consultoria, permitimos que o time de RH da sua empresa foque no estratégico. 

Nos da Alliate temos experiência na implementação de programas de promoção a saúde e temos trazido redução de sinistralidade e economia a nossos clientes. Fale com a gente a este respeito e conheça nossas soluções.

Nossos consultores estão a disposição através dos telefones (11) 5018-8900 ou (11) 3175-2233.

www.alliate.com.br

Fale com a gente

Fale com a gente

 

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This