Mitigação de Riscos

Programas de saúde in company: conheça 5 benefícios deles

Programas de saúde in company
Escrito por Eusebio Garcia

Os programas de saúde in company estão cada vez mais presentes nas organizações, que estão deixando de lado a ideia de que “bons funcionários são estressados e que ficam até mais tarde” para valorizar um ambiente em que as pessoas tenham saúde e qualidade de vida.

Neste artigo, explicamos o que são os programas de saúde in company e listamos 5 benefícios para que eles sejam implementados o quanto antes em sua companhia. Vamos lá!

O que são os programas de saúde in company?

Eles têm o objetivo de prevenir ou eliminar a incidência de doenças crônicas e outros males que podem comprometer a saúde dos funcionários e a sua produtividade. Geralmente, são coordenados pela área de RH, que, por meio de atividades e ações de conscientização, buscam promover um estilo de vida mais ativo e saudável.

Por que eles são importantes?

Os benefícios de ter colaboradores que tenham equilíbrio físico e emocional influenciam toda a empresa, especialmente o clima organizacional e os indicadores financeiros e de produtividade. Além disso, oferecer um bom ambiente de trabalho contribui para que os funcionários se sintam bem cuidados e motivados, querendo crescer na organização.

Quais são os benefícios para a empresa?

Listamos, então, 5 benefícios que os programas de saúde in company geram para as empresas. Confira:

1. Melhora a qualidade de vida dos colaboradores

Um bom salário e oportunidades de crescimento são importantes, mas muitos profissionais têm buscado empresas que se preocupam com a qualidade de vida dos seus funcionários. Os programas de saúde previnem, por exemplo, que o stress e a ansiedade prejudiquem o bem-estar e a saúde, evitando até casos de Síndrome de Burnout, que é causado pelo esgotamento no trabalho.

2. Reduz os custos

A prevenção é a melhor maneira de conter gastos com a saúde. Em empresas com altas taxas de utilização do plano de saúde, o reajuste por sinistralidade é maior, pois ele é calculado de acordo com a utilização dos serviços médicos, elevando os custos da organização. Logo, proporcionar um ambiente saudável é a melhor opção.

3. Diminui o absenteísmo

O absenteísmo se refere à falta ou ao atraso do colaborador no ambiente de trabalho e tem como algumas das suas principais causas os problemas de saúde, stress, ansiedade e depressão. A criação de programas de saúde in company contribuem para a diminuição de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, que são produzidas ou desencadeadas devido às atividades do trabalho.

4. Aumenta a produtividade

O equilíbrio emocional e o bem-estar físico contribuem para o rendimento, pois, o funcionário que se sente bem produz mais, atinge suas metas, contribui com novas ideias e, também, se relaciona melhor com os colegas e clientes.

5. Cumpre a legislação

De acordo com a CLT, todas as empresas devem cumprir as normas da segurança do trabalho, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, garantindo, assim, a saúde e segurança dos colaboradores. Algumas das exigências são a realização de exame admissionais, uso de Equipamentos de Proteção Individual e programas de promoção da saúde dos colaboradores (PCMSO) e prevenção de riscos no ambiente de trabalho (PPRA).

Além disso, é definido por lei que o limite máximo da jornada mensal deve ser de 220 horas e o não cumprimento das normas pode resultar em multas e processos trabalhistas para a empresa.

No momento do planejamento, é importante que a empresa faça um levantamento epidemiológico dos colaboradores para reunir todas as informações sobre a saúde deles. Em seguida, analisar os dados e mapear as principais necessidades daquele momento. É importante, também, investir em comunicação interna para incentivar o engajamento dos funcionários e ficar atento aos feedbacks, para que o programa seja aprimorado.

Alguns exemplos de ações são o incentivo à atividade física, ginástica laboral, shiatsu, opções de comidas saudáveis disponíveis, campanhas antitabagismo, entre outras.

Para que os programas de saúde in company gerem resultados duradouros, é necessário que o investimento seja contínuo e que a qualidade de vida dos funcionários seja o foco para a tomada de decisão sobre quais ações devem ser colocadas em prática.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Sua empresa já tem algum programa de saúde in company? Conte aqui nos comentários!

Sobre o autor

Eusebio Garcia

Deixar comentário.

Share This